29 de agosto de 2015

RESENHA: ZOO - James Patterson (Ed. Arqueiro)



Boa tarde, pessoal.

Para encerrarmos MUITO bem essa Semana Especial da ARQUEIRO vou falar o que achei de ZOO, novo livro do JAMES PATTERSON.

ZooZOO
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 288
Gênero: Sci-Fi

SINOPSE: Algo está acontecendo na natureza. Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam. A humanidade é presa fácil. Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já preveu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.O fim da civilização está próximo. Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados. Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

Quem segue o blog sabe que vivo uma relação de amor e ódio com o PATTERSON, mas a verdade é que depois de ZOO acho que o autor, definitivamente, deveria abandonar sua escrita voltada aos livros policiais, que com o passar dos anos decaíram muito e estão fraquíssimas, e focar seus talentos e de seus co-autores na ficção científica, gênero ao qual ZOO se encaixa.

Nesse livro temos uma premissa apocalíptica bastante diferente, ou talvez nem tanto, pois algumas passagens me lembraram de O PLANETA DOS MACACOS, mas provavelmente foi por temos um chimpanzé no livro e pelos animais estarem tomando conta do mundo. Mas se engana quem pensa que de alguma forma esses animais evoluíram ao ponto de nos controlar. Na verdade, nós devastamos tanto o meio ambiente que a intenção deles é simples e puramente nos devorar. Exatamente, os animais tornam-se assassinos impiedosos e sanguinários.

Logo no começo eu já amei ZOO. Confesso: sou apaixonada por animais e gosto muito mais deles que de gente, por isso, em algumas das situações de pura violência retratadas contra os humanos, fiquei do lado dos animais. E isso foi uma das coisas que mais gostei no livro, PATTERSON realmente nos insere em muitos momentos de reflexão e perguntas sobre o que nós estamos fazendo com nosso planeta.

Oz, o protagonista, é sem dúvida o melhor personagem. Mesmo antes de a tragédia se abater na terra, ele já a previra, mas ninguém nunca acreditou em sua pesquisa. Ao ter a chance de mostrar que estava certo, o personagem em momento algum cai na arrogância, pelo contrário, fiquei muito contente de ver que ele manteve todo o discernimento e sempre buscou soluções que seriam boas para ambos os lados.

A razão da ferocidade dos animais demora muito a ser explicada, mas sou obrigada a dizer que mesmo que não houvesse uma explicação detalhada e científica teria ficado completamente satisfeita com a leitura, isso porque não nos é necessário uma explicação pormenorizada para entendermos que os culpados por todas as devastações da fauna e flora somos nós mesmos. Obviamente, a explicação foi fascinante e brilhante, o que me deixou ainda mais embasbacada com esse livro.

Mas o melhor mesmo PATTERSON guardou para o final, que não vou contar aqui qual foi, mas posso dizer que foi mais um momento no livro em que a gente para e repensa em nossas atitudes e principalmente, a falta delas.


ZOO me deixou embasbacada! Ultimamente li tantos livros simplistas do PATTERSON que jamais imaginei que ele conseguiria escrever um livro tão complexo e intenso como fez. Um livro que causa enorme prazer na leitura, mas que também nos faz sentir tristeza, medo, pesar, agonia e desespero. Como disse no começo dessa resenha, PATTERSON deveria abandonar a linha policial e se fiar mais nessa abordagem de mundo apocalíptico com premissas um tanto diferente das que estamos acostumados. Depois de ter lido mais ou menos uns trinta livros do autor, posso dizer que em ZOO o homem brilhou de forma divina! Vou esperar por mais desse PATTERSON que tanto me surpreendeu e chocou. Por esse PATTERSON que explorou um assunto que deveria estar sempre em pauta, por esse PATTERSON que abordou uma questão polêmica, por esse PATTERSON que deu um recado claro de que o homem deveria saber quando parar. Estou apaixonada por esse livro e por tudo o que ele representou. 5 estelas e favorito na minha estante, claro! Leiam!


Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Ainda não li nada de Patterson, mas desde que li a sinopse de Zoo eu fiquei interessada, e isso aumentou depois da sua resenha. Preciso ler esse livro!

    Zona de Conspiração | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
  2. God! EU QUERI LER.
    Só li um livro do James e foi um drama. Já percebi que ele não se prende a um único gênero o que para mim é ótimo, afinal sempre do mesmo enjoa.
    Quando tiver uma oportunidade vou pegar esse livro.

    Bjs,
    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Que alegria poder ver que Patterson melhorou sua escrita, embora gostasse dele anteriormente, vê-lo escrever uma ficção tão bem fundamentada e ainda alertado para nossas atitudes em relação a natureza, é maravilhoso!
    Amo animais também e sofro com o sofrimento deles.
    Fiquei encantada e quero ler urgente esse livro.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Zoo nunca tinha me atraído, porém tinha visto apenas a capa. Quando li a sinopse no blog continuo não me interessando mas a sua resenha me fez ter curiosidade. Vou procurar saber mais, vai que...
    Beijos!

    ResponderExcluir

  5. Zoo trata-se de um livro com um tema tão real que em momentos da leitura é possível imaginar que tais fatos podem acontecer realmente e até mesmo duvidar de que alguns pontos sejam apenas ficção, o caos que se espalha pelo planeta é a consequência da indiferença do homem com a natureza. Com capítulos ágeis e curtos a leitura se torna tão atraente e instigante que as páginas se passam e você não percebe. Um excelente livro que certamente vai te prender até a última página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol, você disse tudo! Eu imaginava que tudo que estava sendo descrito era possível de acontecer e também fiquei na dúvida quanto a algumas informações apresentadas, para mim, foram tão bem fundamentadas que pareceram vir de pesquisas reais! Foi fantástico!

      Excluir
  6. Olá
    eu já tinha visto alguns comentários sobre esse livro, mas só por ser do James já me conquistou de vez, kkk, adorie Bruxos e Bruxas e acho que vou gostar desse também
    bjks
    Passa Lá- -http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uauuuuu que resenha de tirar o fôlego, não vejo a hora de pegar meu exemplar e lê-lo de uma vez. Gosto quando um autor nos surpreende assim e realmente o Patterson, estava decaindo. Mas fico feliz de saber que pelo jeito ele voltou com tudo, mesmo que a 4 mãos. Sempre penso nessa hora se foi ele ou o convidado que nos encantou.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogpost.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis, sempre fico com essa dúvida tb. Por isso mantenho olhos abertos em relação aos co-autores. Se sai algo deles, eu corro para ler. Aconteceu com o livro que ele escreveu em parceria com Liza Marklunk. Assim que o livro dela saiu por aqui eu li e amei. Vou ficar de olho no co-autor de Zoo também, rs.

      Excluir
  8. Minha nossa! Essa resenha dá vontade de vc correr para uma livraria e comprar urgente o livro.
    Faz algum tempo q não leio nada do Patterson, mas esse livro realmente me interessou.

    Eu quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, pode correr para ler que não vai se arrepender! Esse livro foi show! <3

      Excluir
  9. Mari, como você vivo uma relação de amor e ódio com o Patterson, os seus livor policiais eu já muito genéricos ele tem aquela velha e clichê forma de nos apresentar os crimes, assassinos enfim, por esse motivo não lia mais seus laçamentos,(acho que parei no livro fogo cruzado, que até é um livro bom, mais peca em enredo, e em personagens).
    Mais lendo a sua resenha notei, que Patterson melhorou a sua escrita e aperfeiçoa, misturando elementos de ficção-cientifica, então ele me ganhou novamente como fã.
    É esperar pra ler.
    Antes de esquecer há uma série baseada no livro, só não me recordo em qual canal passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helysson. Pois é, o Patterson no quesito policial veio me decepcionando também. a série do Alex Cross é a que meia tem altos e baixos.
      Não sabia que tinha série sobre ZOO. Já vou atrás para descobrir mais a respeito.

      Abraços

      Excluir
  10. Conheço o Patterson apenas pelos seus romances policiais, e confesso que concordo contigo quando diz que eles decaíram muito. Quanto a Zoo, só tua comparação com Planeta dos Macacos já me deixou animada. Como também sou amante dos animais, adoraria ler um livro em que eles são os protagonistas. Quero pra ontem!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vc, realmente os ultimos livros policiais do Paterson nao me chamaram a atenção. Ao saber do lançamento de ZOO, eu fiquei mto curiosa, pq a sinopse ja deixa mta coisa no ar e eu sou bem curiosa.
    Pensei a mesma coisa, que seria algo como Planeta dos Macacos, mas pelo jeito nao é, ainda bem.
    Tb amo mto os animais e prefiro mais do que as pessoas, toca aqui!
    A capa realmente ficou linda, esse olhar diz tanto!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari
    A unica experiencia que tive com a escrita do autor foi em Bruxos e Bruxas e não gostei muito. Com livros policiais eu já não li. Mas este livro me chamou atenção, principalmente pela trama. Depois de tantos elogios, e com você não foi diferente, eu estou louca para ler este livro.
    Curiosa para saber porque o autor te chocou tanto. A leitura realmente foi boa. Eu quero 0/

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acho que essa capa de Zoo tem bastante relação com a história. Esse olhar triste do animal.
    Do jeito que as coisas estão eu não me surpreenderia se isso, de animais comendo humanos, acontecesse de verdade.
    Que bom você resolveu dua relação de amor e ódio com o Patersson.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Já andava bastante curiosa a respeito da história. Principalmente em se tratando de um autor que adoro. pelo que li aqui a história tem tudo pra me deixar encantada. como você também morro de amores por animais e também os prefiro mais do que a convivência com pessoas. Eles são mais fáceis de amar e te retribuem por igual. E gostei da abordagem do tema e a trama. Parece ser bem emocionante e viciante. espero conseguir ler também.
    Beijos.
    Elizabeth Machado de Salles

    ResponderExcluir
  15. Quero ler esse livro pra formar uma opinião sobre os autores, pois não tenho intimidade com suas obras. Vi que pelo visto ele não é um autor de impacto, porém estou disposta a dar uma chance.

    Beijos

    Face:https://www.facebook.com/simplesmente.romances

    e-mail dutrachristina1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Depois dessa sua resenha acho que quero dar mais uma chance ao Patternson, li um livro dele que realmente não gostei, ate dei o livro pra uma amiga. Agr estou louco por ZOO *--* ja to participando da promoção, espero que eu ganhe :D

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Estou fascinada por esse livro!
    Ansiosa para lê-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nem um livro do autor Patterson, mas confesso que fiquei bem curiosa em relação a história desse livro, por abordar uma história apocalíptica um tanto quanto diferente por ser relacionada a animais, e depois dessa sua resenha super positiva relacionada a história do livro, claro que adicionei ele em minha lista de leituras. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  19. Resenha muito boa.
    Confesso que nunca li nada sobre animais assim.
    Quero muito ganhar e experimentar essa nova leitura.
    jaciana_maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari!!!
    James Patterson, na minha opinião, é um daqueles autores que tem livros que você gosta MUITO e tem outros que você quer por até fogo (pelo menos comigo kkk)
    Já li Bruxos e Bruxas, Caçadores de Tesouros e Primeiro Amor.
    Gostei bastante do segundo e do terceiro, o primeiro odiei...
    Tenho vários livros dele na lista de desejados e ZOO está incluído.
    Comecei a ver a série e ADOREI!! O livro deve ser ainda melhor, eu espero.
    Acho que ele conseguiu evoluir sua escrita nesse livro.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto da escrita desse autor mesmo não lendo todos os livros dele, pelos que li posso falar que gosto rsrsrs e esse é mais um livro dele que me senti atraida pela resenha, também fico no lado dos animais sempre, o ser humano tem muito que aprender ainda, nossa já imagino o final desse livro, estou super curiosa.

    ResponderExcluir
  22. Nunca tive a oportunidade de ler algo de James Patterson, mas sempre tive uma enorme curiosidade por seus tantos elogios.
    Sobre Zoo, conheço somente a serie de tv e fiquei fascinada desde o primeiro capítulo, pois assim como você amo os animais, e sinceramente prefiro a eles do que os humanos ;P
    Estou muito animada para conhecer o livro, e saber como será resolvido todo esse mistério sobre os animais.
    Abçs Mari!!

    ResponderExcluir
  23. Voltei aqui pronta para responder meu comentário e dizer o quanto fui burra por não ter lido esse livro antes, ai vi que não tinha comentado. Mari, você sabe que tenho uma relação muito omplicada com Patterson, prinipalmente pelos co-autores que ele utiliza, mas para ser sincera essa relação pendia mais para o lado negativo por nunca ter pego um livro do autor que tenha realmente me convencido de que ele é bom. Mas foi aí que voê surgiu na minha vida para me indicar Zoo, depois de toda sua empolgação eu não pude deixar de solicitá-lo para a Editora, e meu deus, que livro maravilhoso, foda, primiroso, bem escrito, bem desenvolvido, eu simplesmente não tenho palavras para descrever o quanto amei essa história, e não no sentido de ela ser feliz, ou como amamos um romance, ela é tão crível, demonstra tão bem o comportamento humano e foi tão maravilhosamente elaborada que sou obrigada a me retratar contra o que eu pensava de Patterson, e finalmente agradecer você pela excelente dica. Favoritei o bendito!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.