25 de agosto de 2015

RESENHA: TRÊS SEMANAS COM MEU IRMÃO - Nicholas e Micah Sparks (Ed. Arqueiro)



Olá, pessoal!

Começamos hoje mais uma semana especial ARQUEIRO e para iniciar com chave de ouro, vou falar de um livro que me tocou profundamente: TRÊS SEMANAS COM MEU IRMÃO do NICHOLAS e MICAH SPARKS.

Três Semanas Com Meu IrmãoTRÊS SEMANAS COM MEU IRMÃAO
NICHOLAS E MICAH SPARKS
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 320
Gênero: Não Ficção, Drama

SINOPSE: Em janeiro de 2003, Nicholas Sparks e seu irmão, Micah, partiram em uma viagem de três semanas pelo mundo para representar um marco em suas vidas, pois, aos 37 e 38 anos respectivamente, eles eram os únicos membros sobreviventes de sua família. Com as maravilhas do mundo como pano de fundo e muitas vezes dominados por seus sentimentos, o intrépido Micah e o introspectivo Nicholas relembram as aventuras e traquinagens de sua infância e as tragédias que testaram sua fé. Durante esse processo, ambos aprenderam verdades surpreendentes sobre a perda, o amor e a esperança. Narrado com irrepreensível humor e rara sensibilidade – e incluindo fotos pessoais –, Três semanas com meu irmão é um lembrete para abraçarmos a vida com todas as suas incertezas e, acima de tudo, valorizar os tempos felizes e as pessoas maravilhosas que os tornam possíveis.

Que sou fã desse homem e que ele sempre me deixa muito emocionada vocês já sabiam. O que foi novidade, até mesmo para mim, é que ele conseguiria o mesmo feito até com um não-ficção. É muito fácil se envolver, chorar e se emocionar com um romance ficcional, afinal, muitos dos personagens parecem perfeitos a nós e passamos a ver o mundo através de seus olhos, e sentir as coisas da forma que seus corações sentem. Exatamente por isso, é muito fácil se entregar a uma ficção.

Eu sabia que TRÊS SEMANAS COM MEU IRMÃO era um não-ficção e esperei do livro exatamente o que ele apresentou: uma biografia de SPARKS desde sua infância. Mas não, nem por um momento pensei que ficaria emocionada ou que a história real de sua vida me tocaria tanto quanto seus livros ficcionais, e foi uma enorme e grata surpresa ver que o dom desse homem com as palavras é algo divino, algo que consegue emocionar ao extremo. 

Simplesmente amei a forma como SPARKS costurou o livro. Digo costurou porque ele não escreveu pura e simplesmente uma biografia, que foi de sua infância até seu sucesso. Não, ele foi fazendo recortes temporais que deixou a leitura extremamente prazerosa e aguçou minha curiosidade a cada momento. Foi impressionante os ganchos que ele conseguiu pegar de seu presente para nos transportar ao seu passado e a sua história. Eu adorava ver ele narrando sobre sua viagem com o irmão, sobre um momento vivido nesse passeio e ver que algo o fazia lembrar de sua história, então ele retomava ao passado e nos inseria na sua infância pobre de recursos, mas cheia de amor; nas brigas dos pais; nas mudanças de cidade; do afastamento com o irmão, na reaproximação; como começou a escrever e o que o levou a isso, etc. Não nego, esses ganchos me deixaram maravilhada! Eu AMO recortes temporais e ver que esse não-ficção não tinha uma linearidade me deixou fascinada!

Amei conhecer a história de vida dos três irmãos SPARKS, amei o quanto NICHOLAS conseguiu me deixar próxima dessa história, amei o quanto ele me envolveu nela e amei o quão profundo ela conseguiu me tocar.


TRÊS SEMANAS COM MEU IRMÃO foi uma leitura que me surpreendeu de forma magnífica e que trouxe muitos ensinamentos de vida. É triste ter lido esse livro e hoje ver o casamento de NICHOLAS despedaçado, mesmo porque ele e a esposa compartilhavam de uma devoção quase divina em relação à família. É triste, mas são os rumos da vida. Espero que em breve ele resolva escrever mais um livro sobre sua vida. Achei soberbo conhecer um pouco mais do autor através de suas próprias palavras. Quem é fã vai amar. Quem não é... Bem, corre um grande risco de se tornar. Estejam preparados!


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Mari ainda não sei o que pensar, minha relação com Sparks não é completamente de amor porque apesar de gostar de seus livros eu sempre tenho algo a dizer que não soa muito agradável. Além disso não gosto muito de biografias, na verdade nunca li uma, então quando vi o lançamento resolvi não solicitar por medo de ser um livro que fosse ficar indo para o fim da pilha a cada nova leitura. mas ver que você teve essa relação com o livro e que ele não é exatamente linear contando cada passo da vida do autor me interessou. Já li algumas pessoas falando dessa relação entre ele e a ex esposa e deve ser chocante ler a biografia e infelizmente saber que não estão mais juntos. E essa relação entre os irmão deve ser retrata de uma forma bem gostosa, principalmente pq despertam lembranças que o autor retoma, fiquei curiosa agora!

    ResponderExcluir
  2. oi flor, a leitura também foi super agradável, me vi conhecendo um Sparks homem e muito me agradou
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Até escrevendo sobre sua própria experiência com o irmão, tipo algo biográfico, o Tio Nick é maravilhoso.
    Deve ser um livro terno e cheio de amor e gostaria de ler, ainda não o fiz.
    E quanto a separação, ouvi rumores que estão prestes a voltar e fico aqui na torcida, porque o amor familiar deles era algo palpável.
    “A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o casamento dele estava nesse estado. Lamentável! Enfim, me parece um livro lindo e emocionante e que ele não procurou "glamurizar" para que ficasse mais emocionante. Já sou fã dele, ou seja, estou doida por esse livro rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Li já faz anos e o que gostei desse livro é que não parece biografia, mas pode ser. Ficou com cara de conto, de um livro de histórias sobre alguém mas sem ter aquilo clima chato de biografia entediante. O ruim de livro assim é esse clima "eu isso, eu aquilo"...odeio ler. Mas esse ficou muito bom, pra quem é fã vale a pena. É legal comparar o que ele usou da vida dele nos livros, os nomes, características e histórias familiares em histórias fictícias. Muito legal.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza quero ler esse livro. Adoro as histórias do Sparks e nada melhor do que conhecer um pouco da própria história de vida do autor.

    Bjs
    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Confesso que quando o Sparks lançou esse livro eu fiquei com um pé atrás. Simplesmente porque não sou a maior fã do gênero biográfico, talvez por eu não conseguir me conectar ao narrador e às pessoas que fazem parte daquela trama. Mas depois de ler tua resenha e ficar sabendo de todos esses recursos que o autor utiliza para a construção da trama, acredito que o elemento biografia seja deixado de lado por outro mais importante: o talento e o dom de emocionar e comover multidões!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.