24 de agosto de 2015

RESENHA: TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO E OUTRAS HISTÓRIAS - Agatha Christie (Ed. L&PM)



Boa noite, pessoal!

Como vocês sabem, as segundas temos resenhas da L&PM, e hoje a resenha é de mais um livro da rainha do crime, AGATHA CHRISTIE: TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO E OUTRAS HISTÓRIAS.

Testemunha de AcusaçãoTESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO E OUTRAS HISTÓRIAS
AGATHA CHRISTIE
Editora: L&PM              
Ano: 2014
Nº págs: 272
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Leonard Vole está sendo julgado pelo assassinato de Emily French, uma senhora rica que fez dele seu único herdeiro, sem saber que era casado. Ele alega inocência, mas o julgamento toma um rumo inesperado quando Romaine, a mulher de Leonard, se apresenta como testemunha de acusação. Publicado originalmente em 1925, “Testemunha de acusação” traz um dos enredos mais conhecidos de Agatha Christie, que foi adaptado aos cinemas, em 1957, pelas mãos do genial diretor Billy Wilder. Um drama de tribunal para se ler num fôlego só. Este volume traz ainda outras narrativas curtas das primeiras décadas da carreira da Rainha do Crime, como “A segunda batida gongo”, protagonizado por Hercule Poirot.

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO E OUTRAS HISTÓRIAS é um dos livros de contos da AGATHA, e em minha humilde opinião, o melhor deles. Eu já havia lido-o há muitos anos e fiquei imensamente feliz em poder fazer a releitura, principalmente porque minha nota e opinião sobre ele se mantiveram: 5 estrelas e absolutamente incrível!

Vocês sabem que costumo ler livros de contos aos poucos, mas esse é tão fluido e divertido que li inteirinho no domingo. Os contos são bem curtinhos e vou falar um pouquinho de cada um deles:

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO é o conto que abre o livro e também da título a ele. Sem dúvida é um dos melhores contos dessa coletânea, um dos mais rápido de ler e que tem o MELHOR FINAL de todos! E nesse de todos quero dizer de TODOS os contos da AGATHA. Sério, é brilhante demais! <3

O SINAL VERMELHO é um conto magnífico sobre loucura. Gosto muito desse tema em livros policiais porque sempre ficamos na dúvida em relação ao personagem. AGATHA trabalhou muito bem nessa questão da dúvida e conseguiu desviar minha atenção. O desenrolar foi bem dramático e o final um pouco triste, mas ótimo.

O QUARTO HOMEM também é um conto que fala dos problemas da mente, mas achei-o um pouco mais denso que O SINAL VERMELHO. Em alguns momentos a personagem desse conto foi cruel com outra, o que fez com que eu o lesse com avidez, mas fiquei impressionada com o quão curiosa fiquei com tudo que AGATHA apresentou e sobre as personalidades das personagens.

S.O.S se caracteriza por ser um daqueles contos que a AGATHA escreve que parecem remeter ao sobrenatural, mas que sempre têm explicação plausível para os acontecimentos. Meu mote favorito que a autora explora é o de ter uma morte e vários suspeitos em um ambiente restrito, mas em segundo lugar fica esse joguete que ela faz de parecer uma história de mistério sobrenatural e depois mostrar como o ser humano pode ser realmente malévolo em suas ações. ADOREI!

RÁDIO é outro conto que permeia por esse mote meio sobrenatural. Foi fabuloso!

O MISTÉRIO DO JARRO AZUL foi fenomenal, primeiro por parecer que vai enredar pelos caminhos do sobrenatural, depois por ir para as trilhas da loucura, e por fim por se mostrar nada além que um mistério comum, praticado por humanos engenhosos.

A CANÇÃO DAS MOEDINHAS foi brilhante! Um conto perfeito! Como disse acima, adoro quando acontece uma morte e as pessoas da casa é que são suspeitas. Aqui aconteceu bem isso e o desfecho foi bastante interessante, mas o melhor ficou por conta da frase final, que chegou a ser cômica!

A AVENTURA DO SR. EASTWOOD é um conto com traços cômicos. Não me lembro de ter lido muitas coisas da AGATHA com esse ar mais “relex”, mas adorei e ri horrores em algumas passagens.

PHILOMEL COTTAGE envolve os segredos do matrimônio. Tem como ser mais interessante que isso? Simplesmente um dos meu preferidos do livro.

ACIDENTE é um conto que não posso falar muito, pois li com antipatia e bastante desatenção. O motivo é que gostei tanto de PHILOMEL COTTAGE que acho que não deveria ter tido mais conto algum, tão bom esse foi e tão perfeito ficaria como um conto de encerramento. Portanto, leiam e tirem suas conclusões.

A SEGUNDA BATIDA DO GONGO é o único conto do livro que tem um dos detetives famosos da AGATHA, Poirot. Fiquei surpresa por encontrá-lo nesse livro e ainda mais por me lembrar do conto. Não, não lembrava de quem era o assassino, mas lembrava que a história tinha algo a ver com o soar do gongo. Esse é mais um daqueles contos que todos na casa são suspeitos, mas por ainda estar dando pulinhos com PHILOMEL COTTAGE, não me deixou alvoroçada. 



E foi essa minha experiência com a releitura de TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO E OUTRAS HISTÓRIAS. Quem ainda não leu esse livro magnífico da AGATHA, não sabe o que está perdendo! 


Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Oi Mari, acho livros de conto uma boa pedida para começar a ter contato com a autora novamente, mas ao mesmo tempo tenho uma relação estranha com contos e não sei como proceder. Claro que sua opinião conta a favor já que vc adorou e pelo pouco que li de cada conto sinto que talvez, eu disse TALVEZ eu acabe gostando rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    concordo! É um melhores da Agatha justamente por serem contos e por podermos apreciar várias histórias em um único livro.
    Totalmente apaixonante e viciante.
    “A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Adoro contos, mas eu geralmente leio vários de uma vez. É o costume rsrs Nunca li nada da Agatha, mas de tanto que você fala bem, vou acabar comprando e lendo! Me parecem magníficos e muito inteligentes <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Começando a ficar com MUITA vontade de ler os livros da Agatha, acho que vou até comprar essas edições de capa dura que fizeram. Será que vale a pena Mari?

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o livro, em formato livro-teatro ele possui fácil leitura e compreensão, além de todo o talento da autora em manter o leitor concentrado de início ao fim do livro, nesta história empolgante

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de contos, por serem narrativas curtas a leitura me parece mais fluida e rápida, sem falar da concisão e densidade das histórias. Com relação a este livro, ainda não o li, mas com certeza se tratando da Agatha é logicamente uma leitura imperdível. Gostei do conto que aborda a loucura, acredito que dê uma face nova e diferente à trama.

    ResponderExcluir
  7. AMO AGATHA CHRISTIE!!
    Acho que quem nao leu, nao sabe oq está perdendo.
    Esse livro tb pra mim é um dos melhores, ainda mais que tem varias historias curtas, a gente ler e nem sente que passou o tempo de tao bom!
    O que eu mais gostei foi o conto que dá titulo ao livro, Testemunhas de Acusação! Simplesmente brilhante!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari
    Ah, nunca li nada da Agatha até hoje, mas não foi por falta de vontade. Seria gostoso começar com um livrinho de contos. Não conhecia este livro e adorei saber que é tão boa a leitura. Ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nd da Agatha mas tenho Os Crimses ABC aqui... dps vo ler :). Fiquei mega interessado nesse livro de contos (adoro contos) q parece ser otimooo :D Ja to participando da promoção e espero muito ganhar :)

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sou fã da Agatha desde a época do colégio, li todos os livros dela existentes no acervo da biblioteca, e alguns dos contos me soam familiares, embora, não me lembre bem, afinal li eles a uns doze anos. Mas ainda continuo fascinado por Agatha e adoro seu personagem Poirot, como você disse os meus favoritos também são os que envolve pessoas em um único ambiente.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  11. Agatha é a melhor.
    Já me indicaram esse livro, me disseram que ele é aquele tipo que você não larga enquanto não acabar.
    Quero ganhar para ler e ter na minha estante.
    jaciana_maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos livros da Agatha, sendo O Caso dos Dez Negrinhos e A Noite das Bruxas os meus preferidos. Já de contos não sou tão fã, pois quando eles começam a ficar interessantes, logo acabam.
    Dos que compõe o livro o que mais em chamou a atenção foi A Canção das Moedinhas.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nem um livro da Agatha, mas lendo sua resenha esse livro parece ser super interessante. Como gosto de contos me interessei por esse livro e também depois de ler seus diversos comentários positivos referentes a ele.

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler os livos da Agatha, pois sei que a maioria deles são espetaculares! Ainda não conhecia esse conto, mas vendo sua resenha, vi que os contos são impressionante! Fiquei super curioso para ler o primeiro hahahah

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler os livos da Agatha, pois sei que a maioria deles são espetaculares! Ainda não conhecia esse conto, mas vendo sua resenha, vi que os contos são impressionante! Fiquei super curioso para ler o primeiro hahahah

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada de autora pelo fato de que não leio o gênero literário dos livros dela, mas muito gente elogia os livros dela, e dizem que é muito bom, gostei bastante da sua resenha, e para quem gosta e uma boa indicativa de leitura. Quem sabe mais para frente resolvo ler.

    ResponderExcluir
  17. Adoro os livros dela, mas como já li vários comecei a achar um pouco repetitivo, uma pena...
    Mas depois de um tempo sem ler é sempre bom revisitar a autora
    bjoo

    ResponderExcluir
  18. Estou doida pra ler esse livro, curto muito Agatha Christie e essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  19. Curto muito a escrita e o universo da Agatha. Comecei a ler ficção e literatura estrangeira com ela, e só tenho a agradecer!
    Não tinha ainda tido conhecimento desse livro, confesso que sou presa aos clássicos antigos e suas respectivas edições kkkkkkkkkkkkkk Mas gostei bastante do formato e vou procurar saber mais!

    Beijocas!

    http://estanterecheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.