11 de agosto de 2015

RESENHA: SOLDIER: LEAL ATÉ O FIM - Sam Angus (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, pessoal!

Se no começo da tarde falei de um livro da NOVO CONCEITO que achei bem mais ou menos, agora vou falar de um que amei e que me levou a profundas lágrimas: SOLDIER: LEAL ATÉ O FIM, da SAM ANGUS.

Soldier SOLDIER
SAM ANGUS
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2015
Nº págs: 256
Gênero: Drama

SINOPSE: Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos. Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra. SOLDIER: Leal até o fim é um livro emocionante e intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães.

Quem acompanha o blog sabe que sou fascinada por livros que se passam na 2ª Guerra Mundial, mas tive poucas chances de ler livros que abordavam a 1ª Grande Guerra, por isso, assim que vi que SOLDIER falaria dela e também teria animais, sabia que tinha que lê-lo.

Como todo mundo que já leu um livro com bichos sabe, é impossível não chorar com uma história dessas, mas SOLDIER me fez chorar mais que o normal, pois não tem apenas uma situação triste como é praxe nesse tipo de livro, são muitas e muitas situações que nos cortam o coração e nos dilaceram, ainda mais por ter sido baseado em fatos reais. Antes de SOLDIER, não sabia que cachorros haviam participado da 1ª Guerra, mas participaram. Cem mil cães foram recrutados nessa guerra e alguns se destacaram por sua coragem e braveza, e o livro retrata esses animais de forma magnânima, não os mostrando apenas como heróis, mas também como quase humanos.

Não sei dizer o que me emocionou mais nesse livro, se foi a participação dos cães na guerra, ou a participação deles com os humanos, mas fato é que ANGUS descreveu tão bem esses animais, que eles roubaram todas as cenas do livro. Claro que os personagens humanos se destacaram muitas vezes, assim como as situações de guerra, que foram bastante tristes também, mas ver esses pequeninos de quatro patas salvando sua nação foi algo que realmente me comoveu.

Toda a história criada por SAM é impressionantemente bem amarrada, dando a sensação de que não existe a divisão da ficção com a realidade, pois o que ela explora através da família da Stanley é algo que parece tão verossímil que seria bastante possível de ter acontecido.


SOLDIER: LEAL ATÉ O FIM, é aquele tipo de livro que a gente não tem muito o que dizer, simplesmente porque é impossível colocar pra fora toda a beleza que o livro apresenta e toda dor que ele nos faz sentir enquanto absorvemos tudo o que ele expressa. Sofri, chorei e me emocionei com essa leitura. Dei 5 estrelas porque foi maravilhoso. Favoritei porque tocou meu coração de forma profunda e avassaladora. Mas é preciso coragem, coragem e lenços, muitos lenços, para fazer essa leitura, que garanto, será divina e inesquecível <3.


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Também adoro livros que se passam em Guerras, mas não gosto muito de livros sobre animais. Então, fica em um impasse rs
    Mas a história me parece muito linda e emocionante, e não julgo um livro assim de cara, se tivesse possibilidade, com certeza o leria e depois tiraria mais conclusões.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Eu amo livros de guerra! Não sabia que Soldier abordava este tema, principalmente sendo da segunda guerra mundial, porque coomo você mesmo disse, só vemos da segunda.
    Eu ainda estou com um pouco de receio do livro porque nunca li nenhum livro com animais.
    Mas pretendo ler!!!
    Beijos
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. animais e guerras por si só ja são assuntos que me comovem, juntos são pra abalar geral! este livro fez meu coração parar uma série de vezes
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. EU QUERO!!

    Olha ai um da NC que eu quero ler. Já sabia do uso de animais na guerra, na 1ª guerra pombos era usados para levar mensagens e tal, tipo aquele desenho do peguem o pombo.
    Na Bélgica, se não me engano, tem um monumento a um pombo que se tornou simbolo. Tem um filme com o ator de 50 Tons de Cinza que fala um pouco disso.
    E esse livro como tem cachorro, vai me deixar destruída, mesmo assim quero ler.

    Bjs,
    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Mari!
    Adoro livros ambientados na guerra e uma história de fidelidade e amor como a desse cachorrinho tão fofo, é uma verdadeira lição.
    “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Mari, este é outro livro da editora que não solicitei e deixei para a colunista. Apesar de se tratara de guerra um assunto que muito me interessa eu não me dou bem com livros que tem animais, o único que li até hoje foi Marley e Eu e eu quase morri de tanto chorar, desde então evito esse tipo de livro. Ai lendo sua resenha chego a pensar que não solicitar foi a melhor coisa que fiz, talvez um dia eu leia, mas quando estiver precisando de lágrimas, e fazer uma leitura sem compromisso é o melhor para mim neste caso!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.