14 de agosto de 2015

RESENHA: OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES - A.S. King (Ed. Gutenberg)



Boa tarde, pessoal!

Nessa sexta vou falar de um livro que já deveria ter postado a resenha há um tempão: OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES da A.S. KING, lançamento da GUTENBERG.

Os Dois Mundos de Astrid JonesOS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES
A.S. KING
Editora: GUTENBERG
Ano: 2015
Nº págs: 288
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: “O movimento é impossível.” É o que Astrid Jones, 17 anos, aprendeu na sua aula de filosofia. E, vivendo na pequena cidade em que mora, ela começa a acreditar que isso é mesmo verdade. São sempre as mesmas pessoas, as mesmas fofocas, a mesma visão de mundo limitada, como se estivessem todos presos em uma caverna, nunca enxergando nada além. Nesse ambiente, ela não tem com quem desabafar suas angústias, e por isso deita-se em seu jardim, olha os aviões no céu, e expõe suas dúvidas mais secretas aos passageiros, já que eles nunca irão julgá-la. Em seu conflito solitário, ela se vê dividida entre dois mundos: um em que é livre para ser quem é de verdade e dar vazão ao que vai em seu íntimo, e outro em que precisa se enquadrar desconfortavelmente em convenções sociais. Em um retrato original de uma garota que luta para se libertar de definições ultrapassadas, este livro leva os leitores a questionarem tudo e oferece esperança para aqueles que nunca deixarão de buscar o significado do amor verdadeiro.

Eu nunca havia lido nada da A.S. KING, e também não tinha ficado tão interessada assim pelo livro, mas vi tantos blogueiros falando sobre a escrita da autora que quis conferir se iria gostar tanto quanto todos. E gostei bastante, porém, não consegui me sentir tocada pela leitura, como a grande maioria se sentiu L

Como expliquei no post da Caixa de Correio de quando li esse livro, intercalei sua leitura com TODA A LUZ QUE NÃO PODEMOS VER,  e a excelência desse inibiu bastante minha entrega em relação a OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES. Não que o livro não tenha sido bacana, ele de fato foi, mas eu estava tão mergulhada em um outro universo, que não consegui me entregar como deveria a ele. Por isso, provavelmente, vocês não vão ter uma rasgação de seda muito grande nessa resenha.

Que a escrita de KING é divina, isso não posso negar. A mulher escreve de forma deliciosa e completamente fluida, tanto que quando percebi, 100 páginas já tinham passado e eu nem havia me dado conta disso.

Quanto a construção dos personagens, adorei! Adorei ver adolescente fingindo serem o que não são para serem aceitos em seu meio preconceituoso e ridículo, adorei as dúvidas que afligiam esses jovens, os medos em se revelar e a forma como eles foram conduzindo toda a situação. Mas fiquei impressionada mesmo com a forma como a autora expôs os pais de Astrid. O pai, um fumador de maconha e a mãe... Gente, que po*** de mãe era aquela? Adoro livros que me fazem querer entrar dentro da história e dar um sacode na personagem. E ah, como eu queria poder fazer isso! Como queria poder ter uma conversa séria com essa mulher, desde que acabasse em uns bons tapas na fuça dela!

Adorei as partes em que Astrid “conversava” com os aviões. Foram bem interessantes as pausas na narrativa sobre a vida da garota para expor sentimentos, vivências e anseios de determinados passageiro do avião. Achei esse um diferencial magnífico no livro.


Vocês devem estar se perguntando a razão de eu ter dado apenas 3 estrelas para o livro se até agora só o elogiei, mas é como eu disse, a leitura foi interessante, mas faltou algo que me conquistasse, que me comovesse. Em alguns momentos achei que KING foi bem repetitiva e ficou batendo na mesma tecla, enquanto que em outros momentos passou bastante superficialmente em situações que gostaria de ter visto um maior aprofundamento, questões que realmente pediam mais aprofundamento, e por não ter encontrado-o, fiquei frustrada e achando a leitura um tanto quanto simplista, o tipo de livro jovem-adulto realmente voltado apenas para esse público, um livro sem preocupação de desenvolver melhor algumas questões que seriam pertinentes. Além disso, claro, teve o fato de estar envolvida demais com uma leitura simultânea. Tudo isso fez com que não tivesse havido uma entrega total de minha parte, mas é claro que pretendo experimentar outros livros da autora. Quanto a vocês, não se fiem apenas em minha opinião sobre OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES, afinal, a esmagadora maioria amou o livro com todas as forças. Confiram e tirem suas próprias conclusões ;)


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Me parece um livro bacana, mas que não me atraiu muito, apesar disso, acho que vale a pena dar uma chance ao livro. Aquelas leituras para descansar de um livro muito profundo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Não conhecia o livro nem a autora, embora tenha achado o enredo interessante, onde eles tem de mentir para serem aceitos e conversar com o avião para desabafar.
    “Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Mari acho que estou farta de livros jovens/adolescentes justamente porque eles parecem se focar justamente para essa faixa etária de leitores, sem maior profundidade. É isso que acaba me afastando desse tipo de leitura. Bom, de qualquer forma ainda assim o livro não pareceu ser uma perda de tempo completa né? Como você disse acho que só não foi melhor pq você estava envolvida em uma leitura muitas vezes mais densa o que te deixou menos receptiva, bom, isso é o que eu acho :)

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma leitura, mas relax apesar de vir com uma certa vontade iminente de bater na tal mãe ai. kkkk Se por acaso ele cair de paraquedas por aqui dou uma chance, se não vai para a lista do um dia leio, mas sem pressa.

    Bjs,
    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.