5 de agosto de 2015

RESENHA: NAOMI & ELY E A LISTA DO NÃO BEIJO - David Levithan e Rachel Cohn (Ed. Galera Record)



Boa tarde, pessoal!

É com profunda tristeza no coração que darei continuidade a Semana da GALERA RECORD falando sobre NAOMI & ELY E A LISTA DO NÃO BEIJO do DAVID LEVITHAN e RACHEL COHN.

Naomi & Ely e A Lista do Não-BeijoNAOMI & ELI E A LISTA DO NÃO BEIJO
DAVID LEVITHAN e RACHEL COHN
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 256
Gênero: Romance

SINOPSE: A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática.

Simplesmente AMO o LEVITHAN! Amei tanto seus outros livros que quando vi o lançamento de NAOMI & ELY E A LISTA DO NÃO BEIJO dei uma pirada, pois sabia que teria mais um grande livro do autor em mãos e que viveria dias de adoração pela leitura e que demoraria muito a esquecê-la. Não aconteceu nada disso! Quando fechei o livro só conseguia me perguntar que MER** LEVITHAN tinha escrito!

NAOMI & ELY E A LISTA DO NÃO BEIJO conta a história de dois grandes amigos, o problema é que Naomi é apaixonada por Ely, que como ela bem sabe, é gay. No começo achei super divertida essa dinâmica, mas também achei que Naomi ia evoluir, sair dessa paixonite e perceber que seu amigo tinha uma outra escolha de vida, mas não, a cada página a obsessão da garota só se tornava maior e maior e maior, em um grau realmente irritante de tão cansativo.

Aliás, cansativo é a palavra que define esse livro. Do começo ao fim foi só a mesma coisa! Só Naomi se lamentando que Ely nunca olharia para ela, nunca a imaginaria nua, nunca a beijaria, e blá, blá, blá. Minha vontade era entrar no livro, dar uns tapas na cara dela e gritar: “Cresce, garota”! Que menina chata e lamurienta! Pior, ela sempre parecia querer uma explicação pelo fato de o amigo ser gay e não olhar para ela. Pera lá, ele ser gay já não era explicação suficiente? Não sei se faltava inteligência ou semancol a Naomi.

Já Ely foi um personagem agradável, apesar de ter feito algo horrível com Naomi, mas ela foi tão insuportável que cheguei a um momento que agradeci por ele ter feito, afinal, Naomi estava apenas acostumada a usar as pessoas para sentir seu poder de conquista e colocar ainda mais em dúvida porque Ely não a queria se todos a desejavam ¬¬. Por que será né? Essa eterna repetição tornou o livro extremamente chato, cansativo e monótono, dando a sensação que a gente lia trocentas páginas e não saia do lugar, afinal, lá na frente estava falando a mesma coisa que páginas atrás.

Para piorar, teve um capítulo sobre uma playlist. Ah gente, sou chata, odeio essas inserções musicais em livros e essas ênfases desnecessárias. Não nego, li o capítulo pulando algumas partes, pois não tive saco para engolir a encheção de linguiça.

O final também deixou a desejar. Pareceu que, de repente, a Naomi, que não queria entender nada do que se passava ao seu redor, havia recebido pó de pirlimpimpim na cabeça e passado a ser outra pessoa. E tudo acabou bem na terra de Naomi & Ely, o que deu mais ainda a sensação de ter havido uma besteirada imensa no miolo da trama.


Jamais imaginei que LEVITHAN pudesse me decepcionar, mas foi assim que me senti com a leitura desse livro. Foi terrível! Eu queria sua linguagem sensível e poética de sempre, e não teve nada disso! Não vou ficar com trauma do autor, pois amei seus livros anteriores, mas da próxima vez não vou sentir desespero por ler algo seu, vai que ele deu outra escorregada. Melhor ir com menos ânsia para a decepção não ser tão enorme. Mas NAOMI & ELY E A LISTA DO NÃO BEIJO me obriga a dizer: NÃO RECOMENDO!



Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Estou doida para ler algum livro do David, e esse também estava querendo! Tinha lido uma resenha do livro e achei que fosse bom, mas agora não tenho tanta certeza. Livros em que a protagonista é insuportável, geralmente acho muito ruim. Depois da sua resenha, acho que nem vou ler esse livro dele. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li algum livro do Levithan, mas as resenhas em geral, eram ótimas. Essa me decepcionou um pouquinho, mas a sinopse não tinha me atraído em nada. Sério, gosto de livros com conteúdo homossexual, acho que está em falta e gosto de lê-los, mas não convenceu. Ainda mais depois de você ter descrito a personagem principal. Poxa =(
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!!
    Nossa que triste! Eu também nunca li nada deste autor, mas já tinha separado este para me começar, já que a capa super me chamou atenção.
    Só que agora eu não vou ler não. Caramba! Dar uma estrela pro livro, ele tem que ser muito ruim mesmo.
    Infelizmente acontece.
    Beijos!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Sempre penso que todo bom escritor tem direito de errar pelo menos uma vez na vida, né?
    Realmente o próprio enredo me parece fraco, amigos de uma vida, onde a mocinha se apaixona pelo amigo gay que a trai dando um beijo no namorado... fraco por demais, mas como falou, a princípio, pelo escritor, achamos que ele poderia ter escrito algo diferente para enriquecer a história e que pena que não aconteceu...
    Fiquei triste!
    “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Aiii que medo, quero tanto ler esse livro e recebo esse alerta.
    Nunca li nada do Levithan, mas esse me traiu e vou dar uma chance. Achei também a capa linda. rsrsrs
    Pelo menos se eu não curtir, será o primeiro livro que vou dar uma estrela. Torcendo para que não aconteça isso.

    Bjs,
    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vai ter filme desse livro, estava assistindo ao trailer dele e até que achei legal. Um pouco confuso confesso, mas ao mesmo tempo fiquei intrigada com os acontecimentos e querendo saber como tudo termina.
    Não sei seria o livro, mas o filme com certeza vou conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de ler os outros do David Levithan, mas tenho bastante vontade, pois, além dos conteúdos, vejo muitas pessoas comentado sobre ele, de forma positiva. Já li outras resenhas sobre ele e, por incrível que pareça, as pessoas comentaram a mesma coisa. Dentre os livros do David, esse é o que eu tenho menos vontade de ler!

    ResponderExcluir
  8. Minha reação de amor é a mesma pelo autor. Agora torço pra não achar uma droga :S
    Eita resenha sofrida! Levei um balde de gelo nas costas agora =/
    Será que é tão tenso assim? Quero ler, mas vou ler com AQUELE pé atras....

    ResponderExcluir
  9. Uou! rsrs parece que o livro realmente não é legal. Inicialmente fiquei curiosa pela capa da obra, mas até então não tinha lido nem sua sinopse, agora com sua resenha fiquei desapontada, não pensei que a história seria assim...a Naomi parece ser realmente mimada, pois pensa apenas nos seus sentimentos, deixando de lado os de Ely...não sei se quero mais ler...

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser divertido. Vou dar uma chance a ele.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.