20 de agosto de 2015

RESENHA: LÉXICO - Max Barry (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoal!

Hoje vim falar de um livro da INTRÍNSECA que acabou comigo. Estou falando do maravilhoso LÉXICO do MAX BERRY.

LéxicoLÉXICO
MAX BERRY
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014
Nº págs: 490
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Uma organização treina jovens talentosos para controlar a mente e o comportamento das pessoas usando combinações específicas de palavras. Os iniciados deixam suas verdadeiras identidades para trás e passam a usar nomes de poetas. Identificada como um prodígio na arte da persuasão, Emily Ruff, que ganha a vida com truques de cartas nas ruas de São Francisco, é enviada para o treinamento em uma escola da organização e começa a aprender a técnica letal. Quando os líderes da instituição descobrem que ela está se envolvendo com outro aluno, Emily recebe uma missão aterrorizante. Wil Parke, carpinteiro, sofre de amnésia. Um dia ele já soube o significado da palavrárida, um artefato com o poder de colocar o planeta em risco. No entanto, não lembra mais. Wil é sequestrado por dois agentes brutais, que acabaram de matar sua namorada, desesperados para impedir que um membro da organização, de codinome Virginia Woolf, cause uma grande destruição. Em seu novo livro, Max Barry constrói uma trama sombria na qual as palavras são como armas e os tipos mais vis usam como pseudônimos grandes nomes da literatura.

A única razão de ter solicitado LÉXICO foi por ser formada em Letras. Claro que ao ver esse título morri de curiosidade e ela aumentou ao ler a sinopse e algumas resenhas.  Fiquei doida para descobrir como simples palavras poderiam convencer e prejudicar pessoas, mas fiquei impressionada mesmo foi com a forma como BARRY me convenceu com seu enredo.

Claro que ao pegarmos uma obra dessas, sabemos tratar-se de ficção, mas fui dragada para as páginas de tal forma que, sim, acreditei em todas as possibilidades apresentadas pelo autor e passei a crer de forma frenética no poder das palavras e o quão o cérebro pode ser frágil ao ter contato com algumas delas.

LÉXICO é um livro que traz um enredo surpreendente e inovador, mas creio que só conseguiu causar o impacto desejado porque MAX explorou muito bem uma gama muito grande de personagens fascinantes. Adoro quando os autores não optam pela divisão maniqueísta em uma obra, mas optam por mostrar humanos como seres humanos, passíveis de erros, acertos, desvios de caracteres, etc. E é assim que cada personagem dessa trama se comporta, como alguém real, alguém tangível, que às vezes sai da linha e perde o rumo, outras que comete atrocidades e algumas ainda em que faz um ato de bondade.

Uma coisa que me gerou confusão no início da leitura foi a alternância dos fatos pela visão de dois personagens: Emily e Will. Ao começar o livro, achei que a história de ambos estava sendo contada simultaneamente e que em algum momento elas se chocariam. Demorei muitas e muitas páginas para perceber que, na realidade, uma das narrativas remetia ao passado e outra ao presente e as consequências geradas pelas palavras e pelos sentimentos.


Fui surpreendida em nível máximo com esse livro. Jamais imaginei que seria como foi. Na realidade, pensei que seria um livro que dissecaria muita gramática, sei lá, não achei em momento algum que seria tão interessante e que teria o tanto de ação que teve. Fiquei absolutamente chocada com a excelência dessa leitura e já estou doida para conferir o outro livro do autor que a INTRÍNSECA já lançou. Na época não senti vontade de ler, mas após ter contato com a preciosidade que foi LÉXICO, quero para ontem. Mais um livro para minha estante de favoritos! <3


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Vi quando a Editora lançou esse livro e fiquei morrendo de vontade de ler, passou-se algum tempo e muitas coisas e acabei esquecendo, mas sua resenha me lembrou o quanto eu quero ele e necessito esse livro em promoção (tempos de crise). Enfim, adorei a resenha e fiquei mais ansiosa pelo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se tenho vontade de incluir esse livro na lista de leituras futuras, mas não posso negar que de fato parece trazer um enredo inovador. Como a Drielle, vou ficar de olho em uma promoção dele. rsrsrsrsrs

    Bjs,
    http://garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Pelo visto é um tremendo livro de ficção, embora o título induza ao erro de uma outra temática.
    Adoro ficção e gostei muito do enredo, da escrita entre passado e presente e gostaria de ler.
    “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada eu não leria porque a capa não me atraiu, mas ainda não faço a menor ideia do que se trata o livro então vamos descobrir! Cheguei no terceiro parágrafo e precisei voltar a sinopse para entender do que o livro se trata, apesar de não ser algo que eu costumo fazer acbei interessada em saber mais, e, MEU DEUS, não é nada do que eu imaginava e sinto que preciso ler esse livro! Voltando a resenha acho que saquei como a história de ambos se interliga e isso me dá um certo medo, não sei se esse livro vai me estilhaçar mas essa é a impressão que tive e por incrível que pareça eu adoro livros que me desestruturam kkkkk. Bom, já entrou para minha lista, e agora estou tremendamente curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Léxico é um livro que me chamou atenção pela capa, e não nego. Depois de ler a sinopse comecei a ficar intrigada com a história, e confesso que após ler tua resenha estou mega curiosa com a história. Adorei tu ter colocado o detalhe da humanização dos personagens, que eu sempre considero um elemento indispensável para aproximar o leitor da narrativa. Além disso, a capa é muito bonita!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.