28 de agosto de 2015

RESENHA: ANTES DE PARTIR DESTA PRA UMA MELHOR - Jonathan Tropper (Ed. Arqueiro)



Boa tarde, gente!

Hoje vim falar do impressionante, do magnífico, do excelente ANTES DE PARTIR DESTA PRA UMA MELHOR do JONATHAN TROPPER, lançamento da ARQUEIRO.

Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor ANTES DE PARTIR DESTA PRA UMA MELHOR
JONATHAN TROPPER
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 256
Gênero: Drama

SINOPSE: Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a vida de Drew Silver é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música, filha única de mãe solteira. Desde então, a banda se separou, sua mulher o largou e Silver tem assistido a vida passar, tocando em casamentos – quando aparece algum – e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso. Silver então descobre que a ex-mulher está prestes a se casar de novo e que a filha adolescente, Casey, está grávida. Para completar, depois de sofrer um derrame que o deixa incapaz de controlar a língua e guardar para si o que pensa, ele precisa de uma cirurgia no coração. Diante desse cenário, o músico fracassado depara com a pergunta decisiva: será que vale a pena salvar uma vida tão mal vivida? Assim, sob o olhar exasperado da família, ele toma a decisão radical de se recusar a fazer a cirurgia e dedicar o pouco tempo que lhe resta a tentar consertar o relacionamento com Casey e aproveitar a vida – mesmo que ela não dure muito. Com diálogos rápidos, irônicos e sagazes, Jonathan Tropper confirma sua habilidade em retratar com humor e perspicácia o lado oculto da família moderna.

Ok, pense em um autor que é foda para descrever o universo masculino. Se TROPPER não foi o nome que lhe veio a mente, só pode ser porque você nunca leu algo do autor, pois se tivesse feito, com certeza não conseguiria escolher outro nome para essa pergunta.

Já faz algum tempo que me apaixonei pelo TROPPER,  e seus livros mais recentes só mostram o quanto sua escrita amadureceu e o quanto ele vem atingindo alto nível de excelência em sua obra. Em ANTES DE PARTIR DESTA PRA UMA MELHOR temos Drew Silver, um homem fracassado, que só fez merda na vida e que tem um derrame. Por ter tido uma vida tão “miserável”, por culpa dele mesmo, ele resolve que não quer fazer uma cirurgia para se salvar e sim que prefere esperar a morte chegar.

É enquanto fica nessa espera que tem a chance de reorganizar sua vida e pedir perdão para aqueles a quem fez tanto mal, como por exemplo a sua filha adolescente, que é uma das personagens mais interessantes do livro e mais maduras também, apesar de seus 18 anos. Casey tem um humor ácido e vive dando tiradas brilhantes e inteligentes no pai, o que me matava de rir. E o humor é uma coisa muito interessante nos livros do TROPPER, pois mesmo quando ele fala de assuntos melancólicos e que causariam tristeza, ele consegue colocar um toque de humor fenomenal, que nos faz gargalhar sem remorso, mesmo que na página seguinte sintamos nosso coração apertar com alguma situação triste.

Sim, o livro também tem passagens tristes, afinal, temos um protagonista a beira da morte. Mas ainda assim, Silver jamais é um personagem depressivo, pelo contrário, ele continua fazendo tanta cagada, que mesmo que saibamos que sua vida está por um fio, ficamos gargalhando das besteiras que ele faz. É como se o personagem jamais tivesse crescido e se comportasse sempre como um adolescente inconsequente e teimoso.

O final do livro foi simplesmente divino! Isso porque, devido a situação apresentada do protagonista, sabemos que ANTES DE PARTIR DESTA PRA UMA MELHOR só poderia finalizar de duas formas, mas não, TROPPER deixa para surpreender ao final e mais uma vez comprova que é magnífico, pois opta por um final completamente inusitado e não esperado pelo leitor. Ao menos eu não esperei. E sim, chorei em bicas! (Como sempre).


Quem gosta de livros que fazem com que milhares de emoções e sentimentos desabem, vai amar ANTES DE PARTIR DESTA PRA UMA MELHOR. Uma história cheia de humor, mas que trata de perdão, reconciliação e recomeço. Amei, amei, amei. TROPPER é foda!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Mari!
    Um livro que nos faz sentir uma montanha russa de emoções durante a leitura, é digno de ser lido mesmo.
    Gosto de rir ao ler e gosto de me emocionar também e me parece que o livro oferece tudo isso... já anotei aqui para leitura.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada desse autor e não me passou nenhum pela minha cabeça quanto a essa pergunta, hora de reconsiderar essas duas coisas, não? rs Enfim, tem algum empo que estou ansiosa pelos livros deste autor, só vou deixar esse ano corrido e maluco passar para me dedicar mais aos livros e vou começar com um dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pronto, na lista de desejados também. Leio tanto livros que é narrado por mulheres ou tem elas como o foco do narrado, que pegar esse outro ponto de vista é interessante. Melhor ainda sendo escrito por um.

    PS. Uma entrada do to comentarista acho que coloquei um link duas vezes, o da resenha de Zoo. Sorry.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!
    Eu não conhecia este autor, mas fiquei MUITO curiosa para conhecer. Esta obra esta na minha listinha desde que a Arqueiro anunciou que iria divulgar, mas não tinha a mínima ideia de que iria ser um livro engraçado.
    Eu tenho certo medo de livros que me fazem chorar no final, mas claro eu vou tentar ler.
    Achei a capa perfeita!!
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O que mais me encanta no Tropper é com certeza a forma humana, cheia de falha e medos, com que ele molda seus personagens. Neste livro, o protagonistas tem defeitos e qualidades que podemos encontrar em qualquer pessoa, até nós mesmos e isso me fascina e faz eu me aproximar ainda mais da trama. Além disso, os assuntos e reflexões abordados pelo tema do livro são muito úteis.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.