20 de julho de 2015

RESENHA: OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM - Agatha Christie (Ed. L&PM)



Boa tarde, gente!

É com muita felicidade que hoje vou falar sobre OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM, livro da minha diva AGATHA CHRISTIE. Mas antes de falar do livro em si, quero falar um pouquinho da editora L&PM.

Logo que iniciei o blog, consegui parceria com essa editora fofa, e tínhamos uma seção chamada SEGUNDAS L&PM, em que as resenhas da editora eram sempre postadas as segundas-feiras. Contudo, o blog perdeu a parceria e acabei tirando essa seção do ar. Mas, para felicidade geral, minha principalmente, esse ano consegui voltar com a parceria com a L&PM, e por isso, a seção SEGUNDAS L&PM está de volta! \o/ E para retomarmos essa seção, vou falar sobre OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM.

Os Elefantes Não EsquecemOS ELEFANTES NÃO ESQUECEM
AGATHA CHRISTIE
Editora:  L&PM
Ano: 2015
Nº págs:256
Gênero: Policial

SINOPSE: “Foi a mãe dela que matou o pai ou foi o pai que matou a mãe?” Ariadne Oliver fica pasma com a impertinência da sra. Burton-Cox ao lhe perguntar, tão casualmente, sobre o trágico passado de sua afilhada, Celia Ravenscroft. Mesmo assim, a questão desperta sua curiosidade, pois o caso nunca foi esclarecido. Para investigar esse crime, Ariadne pede ajuda ao detetive Hercule Poirot. Ele tem certeza de que a resposta ainda está na memória das antigas testemunhas – e agora cabe a ambos remexer o passado e descobrir como as peças desse complexo quebra-cabeça se encaixam. Publicado em 1972, Os elefantes não esquecem foi um dos últimos livros escritos por Agatha Christie. Para além de um mistério intrigante, o romance esconde nas entrelinhas revelações autobiográficas sobre a autora.

Vocês não imaginam a felicidade imensa que estou de reinaugurar essa seção no blog hoje, principalmente porque ela está voltando com esse livro, que julgo ser o mais importante da AGATHA em minha vida de leitora. A razão? Fácil, esse foi o primeiro livro da rainha do crime que li, e logo me apaixonei.

Jamais vou esquecer de que quando estava na 5ª série uma professora me indicou esse livro. Lembro até hoje que eram 5 horas da manhã e eu ainda estava acordada lendo, pois não conseguia soltá-lo de jeito nenhum. Além de minha primeira experiência com a AGATHA, esse também foi o primeiro livro que li em uma só sentada. O dia amanheceu e eu estava com um sorriso gigantesco nos lábios, primeiro por ter achado divino, claro, e segundo por ter adivinhado o mistério. Daí em diante, só fui pedindo mais e mais livros da autora para minha mãe, e foi com uma felicidade ENORME que fiz a releitura desse magnífico mistério.

Por ter sido meu primeiro contato com a AGATHA e por ter adivinhado as revelações que se fariam, jamais o esqueci, contudo, foi só ao fazer a releitura que me dei conta que, tirando o desfecho, não me lembrava de absolutamente nada em relação ao livro, nem que ele trazia o encontro de Ariadne Oliver com Poirot! Acredito que por já saber o final, consegui ler com uma atenção diferente, afinal, não precisaria bancar a detetive, e justamente por isso consegui aproveitar muito melhor as pistas e me aprofundar muito mais nas dicas da autora, e posso dizer que as pistas são o verdadeiro motivo de eu venerar AGATHA CHRISTIE.

A enorme maioria das pessoas pensa em Sherlock Holmes quando se fala em livros policiais, mas eu simplesmente odeio o sujeitinho. O motivo principal é por culpa do DOYLE, que não fornece pistas ao leitor e faz parecer que seu detetive é fodão. Já AGATHA tem todo o trabalho e preocupação em realmente fornecer as pistas e deixar que o leitor se embrenhe junto com seus magníficos personagens pela busca a verdade.

E OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM faz parte do meu mote preferido da AGATHA: segredos familiares. Essa é simplesmente minha premissa favorita da autora. ADORO quando ela coloca os familiares em um ambiente restrito para que descubram assassinos e seus motivos. Adoro ver que ninguém conhece realmente alguém, por mais próximo que seja e que muitas vezes falta conhecimento até de si próprio.


CHRISTIE é divina SEMPRE, e ter relido OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM não apenas me levou para dentro de uma investigação primorosa, como também me fez relembrar meu próprio passado. Esse é um dos livros da AGATHA que eu poderia reler e reler e reler... E espero que se vocês ainda não leram, corram para fazê-lo. Livro espetacular, com dois grandes protagonistas da autora e com um desfecho alucinante, mesmo quando já o adivinhamos, ele continua sendo alucinante, garanto! Confiram ;)


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Dos quatro livros que li da autora achei E Não Sobrou Nenhum espetacular. Os outros três achei apenas bons. Tenho este da resenha e muitos outros ainda por ler. Tomara que este e outros mais eu acabe gostando bastante.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurilei, Agatha é assim, tem livro que a gente ama, outros odeia. Uma dica que eu dou é não ler vários seguidos, primeiro porque você começa a descobrir muito fácil os assassinos, pois pega o jeito como ela conduz as coisas, segundo porque você fica comparando-os e dizendo: a o anterior era melhor, gostei mais do segundo que li, etc. Uma vez li 17 livros dela seguidos, e passei por isso. Mas em geral gosto MUITO de todos, rs.

      Abraços

      Excluir
  2. Mari!
    Sou super fã da Rainha do Crime.
    Ela sempre consegue inserir pistas e as vezes até nos engana com algumas.
    Já li esse exemplar e comigo é ao contrário, até lembro do enredo, porém o final me foge totalmente.
    Preciso reler.
    “O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruuu, adoro quando a gente esquece o final! Tem um livro dela, se não me engano é o Morte na Mesopotâmia, que já li 3 vezes, e NENHUMA das três acertei o assassino. Bom, na primeira não acertei e nas outras duas não lembrei, hahaha. A-DO-RO!

      Excluir
  3. Que bom que a seção Segundas L&PM está de volta, Mari, e fico feliz por você ter conseguido a parceria de volta. Parabéns!
    Resolver um mistério provoca esse sorriso gigantesco nos lábios, e a sensação é ótima rsrs. Também prefiro os autores que vão soltando pistas para os leitores resolverem o mistério, acredito que a leitura fica mais prazerosa.
    Nunca li nenhum livro da Agatha, não por interesse e sim por falta de oportunidade, mas um dia eu leio, e talvez eu comece por esse livro aqui, quem sabe.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Any, eu também. Adoro fazer parte do universo que ele cria, dá um dinamismo enorme a obra.
      Espero que em breve surja a oportunidade de você ler algum livro da Agatha ;)

      Beijos
      Mari

      Excluir
  4. Eu li esse livro faz bastante tempo e também amei ele. Eu tinha pegado ele emprestado com uma amiga e gostei tanto dele que acabei comprando depois. A Agatha Christie realmente é sempre divina, e acho que não tem nenhum livro dela que eu não gostei. Agora estou com vontade de reler esse livro hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahhaa, Rafa, que bom que te deixei com vontade de relê-lo! Eu adorei a experiência.

      Bjs

      Excluir
  5. Confesso que nunca li nenhum livro da Agatha(e preciso ler urgentemente já que sou aficionada por livros policiais). Tenho certeza de que vou gostar do livro, principalmente pelo motivo que você apontou, que é os segredos familiares, a descoberta de que não conhecemos tão bem as pessoas que estão ao nosso redor(e é mais por isso que Harlan Coben é meu autor favorito). Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaaa, como assim nunca leu nada da Agatha! Corra para mudar isso! Essa mulher é o sol da vida de todo fã de policial <3

      Bjs

      Excluir
  6. Oie :)
    É tão bom quando relemos aquele livro maravilhoso que foi marcante de alguma forma.Eu nunca li nada da Agatha,nadinha mesmo.Sempre vejo alguns livros dela na biblioteca mas penso em deixar pra depois e esse depois é daqueles que nunca chega.E reler algo prestando atenção nos pequenos detalhes que você mesmo sem querer ignora na primeira vez que vê enriquecesse muito a história e o enredo.Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leee, plix, não deixe mais a mulher para depois. Ela é uma diva!!!!

      Bjs
      Mari

      Excluir
  7. Agathaaaaa é divaaaaaaa!
    ok. Eu explico meu surto...eu sou colecionadora de Agatha. Tenho mais de 90 livros da autora, inclusive os nunca publicados aqui no Brasil
    hehehehe

    Eu gostei muito desse enredo, mas não é o melhor livro dela. O melhor é o caso dos 10 negrinhos. Como você gostou dessa leitura, recomendo este livro para voc6e. Você vai surtar!!!!

    ResponderExcluir
  8. Mari pasme ou não (devido ao meu receio com investigativos) eu já li Agatha e gostei, o livro dela que li foi O mistério dos sete relógios, porém se você me perguntar sobre o livro não vou lembrar necas de pitibiriba dele, nem o nome do assassino, nem o desenrolar da história, nada, mas é um livro que eu leria. Ultimamente andei pensando em dar nova chance a autora mas comecei a ler Assassinato no Expresso do Oriente e não consegui ir em frente, acho que não foi um bom momento. Bom falando da resenha eu até que fiquei empolgada com a forma como você descreveu sua experiência com esse livro e vou confessar que eu não conhecia ele. E parabéns por ter voltada a parceria com a editora :)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.