31 de julho de 2015

RESENHA: O ÚLTIMO SEGREDO - José Rodrigues dos Santos (Ed. Record)



Boa tarde, gente!

Para encerrarmos bem essa semana que foi toda dedicada ao GRUPO EDITORIAL RECORD, vou falar sobre O ÚLTIMO SEGREDO, livro lançado pelo português JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS que saiu pela editora RECORD.

O Último SegredoO ÚLTIMO SEGREDO
JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 490
Gênero: Thriller, Suspense

SINOPSE: Uma série de assassinatos, uma organização misteriosa e o maior segredo da Bíblia. Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana enquanto consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia: o Codex Vaticanus. Então, a polícia italiana convoca o célebre historiador e criptoanalista português, Tomás Noronha, e lhe mostra uma estranha mensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver. Valentina Ferro, a inspetora encarregada do caso, o convence a ajudá-la na investigação. Mas uma série de homicídios semelhantes em diversos lugares do mundo leva os investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo muito maior. Para solucionar os crimes, Tomás e Valentina precisam desvendar enigmas da Bíblia que os conduzirão à Terra Santa e os colocarão diante do maior segredo do Novo Testamento: a verdadeira identidade de Cristo.

Simplesmente ADORO livros com abordagem bíblica, mas O ÚLTIMO SEGREDO me surpreendeu desde a primeira página, em que o autor diz: “Todas as citações de fontes religiosas e todas as informações históricas e científicas incluídas neste romance são verdadeiras”. Diante tal frase, já sabia que estaria frente a um livro que iria me chocar e ao mesmo tempo me deixar alucinada. E assim foi. Fiquei tão interessada por todas as importantes informações que o livro trazia, que só o fechei depois de finalizá-lo, pouco mais de 5 da manhã.

Podemos dividir o livro em 3 assuntos abordados: o bíblico, o científico e o policial.

Em relação ao mote policial, principal motivo de tê-lo solicitado, eu daria nota 3, e não, não seria 3 de 5, e sim 3 de 10. Achei que a ficção que se seguiu em meio a tantas verdades apresentadas fraca. A investigadora principal foi um porre do começo ao fim. Parecia uma barata tonta perdida e só sabia ouvir, contestar e criticar. Valentina foi uma das piores personagens que encontrei nesse tipo de livro. Mesmo que exista uma reviravolta ao final, ela não conseguiu ser surpreendente, pois o adjetivo mosca-morta já estava fixado na personagem. Nem mesmo o assassino conseguiu me cativar ou me deixar ansiosa por sua participação. Pelo contrário, toda vez que o genial professor Tomás era interrompido em suas explicações bíblicas, sentia vontade de apertar o pescoço dos personagens que apareciam para interrompê-lo.

Quanto à abordagem científica, daria uma nota 7. Geralmente, nesse tipo de livro, ciência e religião caminham juntas. E sim, o lado científico foi interessante, foi muito bem abordado, apresentou muita informação pertinente e relevante, porém, não conseguiu se sobressair ao lado religioso da trama, que é a parte que rouba a cena e que me fez ficar acordada por toda a madrugada saboreando cada explicação dada.

Acredito que se o leitor for religioso, vai ficar bastante furioso com as informações que SANTOS apresentou em seu livro. Como não é meu caso, senti um prazer gigantesco em ver o homem expor todas as mentiras da bíblia e as diferentes versões da história que se apresentam em cada evangelho. E então tenho que dizer, essa parte merece nota 100, pois é notável o trabalho zeloso de pesquisa que o autor fez e a forma como ele expôs os fatos, não a fim de criar uma briga em torno do tema da religião, mas fazendo com que os esclarecimentos sobre ela servissem para clarear a mente daqueles que lhes depositam uma fé cega e estão dispostos até a matar em nome de Deus.

Infelizmente, vivemos hoje uma realidade dura em relação à religião. Não faltam notícias nos jornais de povos que se matam por causa da fé, mas isso, que antes parecia tão distante de nós, parece estar cada vez mais perto, pois temos uma gama muito grande de religiosos propagando o preconceito sexual e até em relação a outras religiões, basta vermos o caso da garotinha que foi apedrejada. O Brasil é um Estado laico, e como tal, toda e qualquer forma de religião deve ser respeitada. Isso é muito bonito na teoria, pena que na prática pouquíssimos são os que respeitam e não tentam impor suas crenças para os outros.

Achei O ÚLTIMO SEGREDO extremamente interessante por isso. A todo o momento podemos perceber que o autor preocupa-se em passar a informação correta, em esclarecer enganos e provar com fatos comprovadamente históricos os erros presentes na Bíblia, mas em nenhum momento ele tenta impor suas descobertas ou dizer que devemos todos ser ateus que tudo foi uma grande mentira. SANTOS esclarece muitas e muitas das passagens bíblicas, as que tiveram erro de interpretação, as que foram inventadas, pois tais coisas não seriam possíveis na época que Jesus nasceu, e outras que foram modificadas simplesmente por serem erros de tradução, por serem palavras que ao serem passadas para outra língua, e não terem termos correspondente, foram traduzidas com outra palavra, que ganhou um novo significado e acabou gerando uma interpretação diversa daquela que foi originalmente criada.


Favoritei O ÚLTIMO SEGREDO e com certeza ele vai para minha lista de melhores leituras e também a mais interessantes do ano. Adoro livros que misturam ficção e realidade, mas quando a realidade dele nos ensina, esclarece e faz com que passemos a ter uma compreensão maior sobre alguns fatos, ele se torna soberbo. E foi exatamente o que esse livro foi para mim, SOBERBO! Se vocês têm curiosidade em saber mais sobre alguns erros da bíblia e têm vontade de ficar mais esclarecidos no assunto, esse é o livro certo! Confiram!


Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Bom, este seria aquele tipo de livro que eu ia precisar estar muito disposta a ler, como já não sou grande fã de ficção policial a nota 3 já me desanimou absurdamente. Contudo a questão científica e religiosa me chamaram atenção, mas tive a impressão de que é um livro cheio de definições e que eu penaria muito para ler. Apesar de também gostar bastante de livros que misturam ficção e realidade não sei se daria uma chanjce a esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, não penaria, não. Sério!

      A linguagem é super fácil e a forma como o autor aborda os assuntos e explicações são divinas.
      Se tiver oportunidade, mude de ideia e leia-o ;)

      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Mari!
    Pela sinopse e enredo, O último segredo não faz meu estilo, principalmente depois de ler que o monte policial tenha sido uma decepção, com uma investigadora principal sem graça como a Valentina. O lado científico não é um dos meus assuntos abordados preferidos, não curto muito...
    Mas acredito que é uma ótima dica pra quem gosta do gênero e do estilo do autor.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu já estava doida pra ler esse livro, agora estou mais ainda hahaha
    É uma pena que o mote policial não seja tão bom, mas já gostei muito de saber que o bíblico e o científico são muito bons. Eu também gosto bastante de livros que tratam as religiões assim. Então com certeza preciso ler esse livro!
    Amei a resenha *u*
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, se você gosta, com certeza MESMO você precisa ler esse livro! É foda! Se eu pudesse já pegaria-o para reler, rs.

      Bjs

      Excluir
  4. Oiee
    Bem interessante isso do escritor misturar todos esses fatos tanto cientifico quanto bíblico.A história não me convenceu a ponto de eu querer ler a obra mas fiquei intrigada com alguns pontos.E pelo visto mesmo com algumas coisas negativas você não vai esquecer tão cedo dessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, vou lembrar pra sempre! Já morro de vontade de reler <3

      Bjs

      Excluir
  5. Mari!
    Pelo visto o livro aborda vários aspectos e amplia nossos horizontes.
    Pena que a parte policial foi péssima!
    E gostei sobre tudo que falou sobre a religião, embora tenha de ler para ver se os argumentos usados pelo autor, realmente convencem.
    “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, leia! Você vai ficar convencida, ao menos eu fiquei, rs.

      Bjs

      Excluir
  6. Eu queria muitoooo esse livro quando vi o lançamento! E a sua resenha é a primeira que vejo desse livro. Não sei por que outros blogs não pareceram se interessar por esse livro....o que é bem estranho.
    Ainda bem que você gostou. Pois assim, sei que posso comprar esse livro sem medo na Bienal! Rsrsrsrs
    Foi pra lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nat, compre! Compre, leia-o e volte pra me contar se gostou tanto quanto eu ;)

      beijão
      e saiba que estou morrendo de inveja de você que vai a Bienal

      Excluir
  7. Também adoro livros que façam citações e utilize as passagens da Bíblia para criar a trama. Nossa, não acredito que a parte policial foi ruim, mas a parte religiosa parece ser boa. Vou querer ler sim. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Ma. A parte religiosa compensa qualquer coisa que tenha sido ruim ou meia boca, rs.

      Bjs

      Excluir
  8. Cheirinho da Código da Vinci, mas aparentemente não é tão bom quanto. Achei bem estranho você dizer que adorou o livro e ainda sim deu uma média 6 pra ele. Adorou a parte em que mostra as divergencias na bíblia mas não gostou do resto. Pela sua resenha parece ser um livro mais ou menos, tem uma narrativa e personagens fracos. Mas talvez valha uma conferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cello, na verdade, a parte religiosa é muito melhor que o Código, pois é melhor abordada e trata dos assuntos com mais referências e esclarecimentos, mas sim, a parte policial passa longe de ser como o Código, pois não tem uma personagem chave para segurar a trama, e isso foi triste. Mas não achei um livro mais ou menos, não, pelo contrário, para mim, as passagens bíblicas foram tão boas que compensaram tudo o que foi fraco, por isso dei 5 estrelas ;)

      Excluir
  9. Achei interessante o autor ser português, não me lembro de ter lido nada com esse mote lá da terrinha! Também adoro policial+religião, pena que o policial saiu fraquinho. Mas mesmo assim quero ler, Dan Brown me viciou nesse tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Lu, tb fiquei viciada por causa do Brown. Se compararmos o lado policial com ele, o livro é fraco, mas achei que no quesito polêmico da religião, deu de mil em todos os livros dele ;)

      Bjs

      Excluir
  10. Não sou uma pessoa religiosa, também. E, por isso, acho que irei vibrar a cada revelação bombástica polêmica sobre Jesus Cristo.
    Pena a investigadora ser um porre.

    ResponderExcluir
  11. Eu me animei muito para ler esse livro, diante de tudo o que você falou.
    Adoro ler livros de investigação, ficção que tenha algum envolvimento com religião.
    Já esta super adicionado a minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei me perguntando sera que todas as citações e informações desse livro são verdadeiras mesmo?
    Fiquei bastante intrigado com essa afirmação. Bom, só irei descobrir quando ler esse livro.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  13. Esse não é o tipo de leitura que eu leio mas achei interessante a premissa.
    Pena que a parte policial não te agradou.
    Quero ler esse livro futuramente!

    ResponderExcluir
  14. A sinopse desse livro me fez lembrar muito os livros de Dan Brown. Se for realmente parecido acredito que vou gostar dessa leitura.
    Gostei de sua resenha, essa historia me chamou bastante atenção, e fiquei curioso para lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Eu amei a premissa, me animei muito para lê-lo.
    Com essa frase do autor me deixou muito curiosa, será que o que conta nesse livro é realmente verdade?
    Foi uma boa dica de livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.