9 de junho de 2015

RESENHA: PINES - Blake Crouch (Ed. Planeta)



Boa tarde, gente!

Puxa vida, estou super atrasada com essa resenha L queria muito tê-la postado antes, mas simplesmente não deu tempo de ir ao ar logo depois da estreia da série de TV. Claro que estou falando de PINES, do BLAKE CROUCH, lançamento da editora PLANETA.

PinesPINES (vol. 1)
BLAKE CROUCH
Série: Wayward Pines
Editora: PLANETA              
Ano: 2015
Nº págs: 344
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que conforme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.

Quase morri de felicidade quando vi que a PLANETA iria lançar PINES. Fazia muito tempo que a editora não tinha novidade no gênero policial e eu já estava com saudade, pois sempre adorei os que lançaram. Com PINES não foi diferente. O livro é dinâmico, envolvente e nos mata de curiosidade a todo momento. Contudo, ao finalizá-lo, tive a sensação de que ele é bem mais que um livro policial.

Burke é o protagonista dessa trilogia e é o agente do FBI que tenta buscar informações sobre a cidadezinha de Wayward Pines,ou melhor dizendo, a misteriosa cidadezinha de Wayward Pines, pois tudo que acontece nesse pequeno lugar é estranho e algumas vezes até bizarro. Não foram poucas as vezes que durante a leitura me perguntava “mas que ** está acontecendo?”. A cidade é estranha, os moradores são estranhos, a passagem do tempo é estranha (e é um dos pontos altos e mais interessantes do livro), e as muitas vezes que fiquei às cegas durante a leitura foram estranhas.

PINES é interessante exatamente por sua estranheza, a todo o momento esperei que o livro se desenvolvesse nos moldes de um livro policial, mas tudo foi bem diferente, e a cada vez que eu dava um palpite sobre algo, percebia que estava mais longe de descobrir a verdade que essa cidade escondia. Quando por fim se revelou, fiquei meio atônita, pois jamais teria imaginado os acontecimentos da forma que se desenrolaram e que Wayward Pines escondia o segredo que escondia, que não é um grande, mas sim um ENORME mistério.

Muitas vezes quando leio um livro que todo mundo adora, fico me sentindo um ET por odiar e sem compreender o motivo de fazer tanto sucesso, mas o sucesso de PINES é compreensível, pois é um livro realmente surpreendente. Ele nos envolve tal qual um livro policial tem o dever de fazer, mas revela ser algo muito mais grandioso e pertencer a um gênero bastante diferente, que obviamente não vou revelar qual é, pois quero que vocês tenham o imenso choque que tive durante a explicação dos acontecimentos.

Ao finalizar a leitura e fechar o livro, a sensação que tive foi aquela de ficar meio perdida no tempo, de ficar meio abobalhada por ter sido completamente afetada por sua história. Fiquei embasbacada com o enredo que CROUCH criou e muito curiosa para conferir o que virá depois da bombástica revelação final.


Sei que alguns costumam dizer que não gostam de livros policiais. Para esses, posso garantir que PINES não se fixa só nesse gênero, e para os que gostam, leiam! Leiam e se surpreendam com a mistureba fantástica que o autor criou nas páginas desse incrível primeiro volume. Quero assistir à série para ontem!


Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oi Mari, adorei sua resenha, o livro chamou muito a minha atenção, espero poder lê-lo em breve.
    Um beijo,
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ka, espero que você tenha a oportunidade de lê-lo logo e que adore tanto quanto eu.

      Bjs

      Excluir
  2. Gostei da resenha. O diferente é que você não fez qualquer comentário direto relacionado ao enredo. Receio de spoiler? Aguçou a vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celso, sim. Fiquei com medo de soltar algo impertinente. O livro é muito curioso. Leia, você vai gostar.

      Excluir
  3. Eu estou super curiosa com este livro já que todo mundo está falando nele e que é um tipo de suspense que deixa o leitor preso. No início fiquei com medo de ser algo mais voltado a uma história clichê, mas as resenhas são tão positivas que fico muitoooo curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, não é clichê não, pelo contrário, tem um final MUITO surpreendente!

      Bjs

      Excluir
  4. Olá Mari. Blog excelente e esses sorteios são melhores ainda. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Mari!
    Faz tempo que não leio sobre um livro policial bom e ainda mais com mistura de entidades fantásticas.
    Bem curiosa pela leitura.
    “A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.”(Joseph Addison)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy, o livro é excelente, mas não tem entidades fantásticas, o outro gênero que comentei que ele possui é outra coisa... ^^

      Beijos

      Excluir
  6. Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha, deu ainda mais vontade de ler o livro.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Bem o que posso te dizer desta nova série é que tem tudo pra emplacar e virar sucesso. Pelo tema e a trama já fui conquistada. Me amarro neste gênero de leitura. E depois de ler a resenha, com certeza vou adicionar na minha lista. Que só cresce. Rsrsrs
    Valeu pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, adoro listas de leituras que crescem, Beth, hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  9. Oi, amo livros policiais. O livro me chamou bastante a atenção principalmente por causa dos mistérios e segredos que essa cidade esconde, fiquei super curiosa agora. Com certeza vou ler. Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li um livro da planeta, é bom conhecer novas,editoras. Parece ótimo o livro. Gosto do gênero policial. Espero gostar desse

    ResponderExcluir
  11. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação ao livro e a série. Gosto muito de tramas policiais, e, me parece que a parte policial é apenas uma das vertentes desse livro. Isso acaba me deixando bem mais curioso pra ler. E o que falar de um desfecho de nos deixar sem reação durante um tempo?!?! Claro que isso só me faz querer lê-lo muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Estou acompanhando a série e gostando muito. Li várias resenhas dos livros, mas ainda não li nenhum deles ^^
    Bj, Aris.
    http://arismeire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Apesar de já ter lido o livro (pdf) mas gostei muito da tua resenha. Bom, ter a chance de ganhar um exemplar...aqui na torcida..^_^

    ResponderExcluir
  14. Eu amei a historia do livro, me deixou muito curiosa para saber sobre o mistério dessa cidade. Eu também pretendo ver a serie, deve ser muito boa.

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro muito bom. Gostei muito da premissa, me deixou querendo saber mais sobre a historia.
    Não conhecia essa serie, Vou ver se vejo ela. Eu estava mesmo procurando uma serie nova para assistir.
    Boa resenha :D

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.