29 de maio de 2015

RESENHA: SOBRE A ESCRITA - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Bom dia, pessoal!

Nessa sexta vocês vão conferir mais uma resenha do KING nessa semana especial que é toda dedicada ao mestre. Agora vocês vão poder conferir o que achei de SOBRE A ESCRITA lançado pela SUMA DE LETRAS no mês passado.

Sobre a EscritaSOBRE A ESCRITA
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2015
Nº págs: 256
Gênero: Não Ficção

SINOPSE: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.  E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante,Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

Essa semana vocês já puderam conferir uma resenha sobre um não ficção do mestre: DANÇA MACABRA foi o primeiro livro do gênero que li do KING e, apesar de ter demorado bastante para concluir a leitura, achei o livro incrível. Quando peguei SOBRE A ESCRITA para ler, achei que seguiria com ele no mesmo ritmo de DANÇA MACABRA, mas me enganei completamente, pois li o livro em três dias, tão fascinante e diferente foi a experiência.

SOBRE A ESCRITA já inicia de uma forma espetacular: trazendo muitas informações acerca da vida do autor antes, durante e depois da fama. Algumas passagens dessa primeira parte me fizeram rir horrores, como quando KING fez suas necessidades no mato. Outras me emocionaram e quase me levaram às lágrimas, como as passagens em que ele fala de sua mãe e da morte dela. Mas, como fã do homem, tenho que admitir que o que mais me atraiu foram as passagens que falavam de seus livros, de sua vida após o lançamento deles e como ela foi se modificando com o surgir da fama. Uma situação bastante emocionante nesse início foi quando o mestre contou sobre sua reação ao ver o valor pelo qual CARRIE seria vendido para sair em brochura. Se algumas passagens quase me levaram às lágrimas, essa fez com que eu não conseguisse mais segurá-las; não fiquei apenas com os olhos marejados, mas chorei de tanta emoção e felicidade.

Após ele falar um pouco de si e sua carreira, achei que o livro tenderia a ficar chato, pois KING passou a dar dicas de escrita, mas todas elas foram expostas de forma bastante clara e significativa, o que não deu espaço para nenhum marasmo, pelo contrário, achei os ensinamentos gramaticais tão dinâmicos quanto tudo o que ele já vinha apresentando. Ri muito com a aversão do mestre aos advérbios e a voz passiva, essas partes me fizeram rir bastante alto e pensar em meus próprios textos, e confesso que uso advérbios excessivamente (olha ele aqui, rs). Preciso parar :S

A dica mais interessante foi sobre diálogos, adorei as partes em que ele criticou os diálogos rasos de alguns autores, principalmente porque alguns desses autores ele elogiou bastante, dizendo que a narrativa era fantástica, mas que os diálogos eram pecaminosos e que muitos escritores sabiam disso, e por isso os evitavam.


Adorei SOBRE A ESCRITA, adorei ver as críticas positivas e negativas do mestre em relação aos companheiros de escrita. Fui surpreendida por alguns elogios que ele fez a autores que jamais pensei que ele gostasse, fiquei em choque ao ver ele falar mal de outros que adoro, mas foi uma leitura rápida, interessante e prazerosa. Acho que nenhum fã do mestre vai querer perder *____*


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Este eu ainda não tenho. Pretendo ler depois da maioria dos livros do mestre que possuo.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!! Não tinha me interessado por esse livro pq achei que as partes que ele dava dicas iam ser chatas...que bom que você achou elas legais...

    PS: To lendo Escuridão Total pq vc falou bem...to gostando ;)

    ResponderExcluir
  3. O King é incrível mesmo, as histórias dele fazem a gente pensar,nossa, como ele consegue escrever tao bem e pensar em cada detalhe? Quero ler esse livro par tentar entender um pouco mais sobre ele e sua forma de escrever, gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    A maior prova de um bom escritor é ele não ter medo de compartilhar sua opinião sobre autores famosos e ainda auxiliar aos escritores iniciantes em como fazer a escrita de um livro.
    E ainda nos propicia com passagens da vida dele, bom demais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Eu não quero perder!
    Imagina: dicas de escrita de um dos maiores escritores da vida!
    Deve ser simplesmente incrível. Dança macabra eu já descartei da minha lista de desejados do King, mas esse está perto do topo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. SOBRE A ESCRITA é maravilhoso. Um título de respeito. Mas também achei estranho o King repetir tantas vezes: Graças a Deus; Deus lhe deu um dom, use-o; Deus isso e Deus aquilo e por aí vai.É uma leitura intrigante e claro, por ser uma obra de um mestre, imperdível.

    ResponderExcluir
  7. Está ai uma biografia a qual leria sem problema algum. O que o Stephen King lançar estará na minha listinha de leituras, sem dúvida alguma. Muito legal ver que ele dá umas dicas de escrita, e ele tem cacife pra isso, pois sua escrita é simplesmente incrível. Claro que já coloquei na minha listinha de próximas aquisições.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. King com certeza está entre meus escritores favoritos. Tenho curiosidade de ler esse livro para tentar conhece-lo melhor. Gostei da tua resenha.

    ResponderExcluir
  9. King <3
    Um amor que compartilho com você, Mari! Aliás, foi por causa das suas resenhas de King que eu vim parar aqui no seu blog.
    Estou lendo Sobre a Escrita também, em e-book, e estou adorando. Diferente de você, estou lendo lentamente, em doses. Acho que é porque pra mim ele tem um outro significado também, o de ensinamentos; eu achava que ele já ia começar com dicas de escrita, e me surpreendi com o tom mais biográfico do início do livro, mas estou adorando. Agora não consigo parar de pensar no que ele disse sobre críticos quando me aparecem haters, sobre a babá que sentava na cara dele e peidava, e ele dizendo que ela o preparara para todos os críticos literários!!! :)))
    King é o cara mesmo. Lendo esse livro dá mais vontade de abraçá-lo!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ganhar este. E estou aguardando ansiosa por ele. Pelo que estou vendo, tem intensidade e profundidade.E suas histórias são sempre viciantes. Fiquei encantada com o que descobri aqui ao ler sua resenha. E não vejo a hora de conferir tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler os livros do Stephen King, já ouvi muitos comentários positivos e só me deixaram mais ansiosa para ler os livros deles, e adorei a resenha e já adicionei Sobre a Escrita a minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  12. Comprei esse livro e mal posso esperar pra lê-lo. Quando estava lendo os livros da Torre Negra, a prefácio da história me deixou encantada, amo quando o King escreve sobre coisas cotidianas, da vida dele. Ele passa uma imagem de um jovenzinho prezo no corpo de um velho (mesmo sendo o jovenzinho mais bem vivido, genial e experiente que eu já "conheci".

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li esse livro por falta de tempo, mas tenho adiantar as leituras pendentes para iniciar sobre a escrita.
    http;//estantepolicial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.