8 de maio de 2015

RESENHA: O SANGUE DO CORDEIRO - Sam Cabot (Ed. Arqueiro)



Boa tarde, gente!

Hoje vou falar sobre um livro que me surpreendeu muito: O SANGUE DO CORDEIRO da dupla SAM CABOT (sim, são uma dupla), lançado pela editora ARQUEIRO.

O Sangue do Cordeiro O SANGUE DO CORDEIRO
SAM CABOT
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 368
Gênero: Thriller, Sobrenatural

SINOPSE:




HOJE NÃO TEM SINOPSE, RS.
QUERO QUE TUDO SEJA SURPRESA ;)






Antes de falar sobre o livro, tenho que contar os motivos de tê-lo solicitado e como foi minha relação com ele durante a leitura para que vocês entendam a razão de minha surpresa.

Em algum momento após divulgado o lançamento desse livro, fiquei louca por ele, a sinopse parecia incrível e eu já queria lê-lo. Então, solicitei-o. Como o livro chegou na semana do meu concurso, acabei não lendo-o, e um belo dia vi uma blogueira falando sobre ele no twitter e incluindo a palavra SOBRENATURAL ao descrevê-lo. Na hora fiquei meio perdida, “como assim sobrenatural? Pensei que era um livro a La Dan Brown”. Obviamente, por se tratar do tipo de livro que é, pensei que o mote sobrenatural estaria relacionado com a fé, por isso, nem pensei em ler a sinopse novamente. Alguns dias depois disso, comecei a leitura...

O começo estava ótimo e eu estava gostando, e resolvi ver a nota do livro do Skoob. Aproveitei o ensejo, e conferi também as resenhas, e então fiquei P* da vida!, pois nas duas que li havia a revelação sobre o que era o mote sobrenatural! Fiquei chateada, achando que era um tremendo spoiler. Fiquei mais brava ainda porque se soubesse que era sobre isso, não teria solicitado o livro, pois já estou cansada desses seres. Eis que resolvo ler a contracapa, finalmente, e descubro que ela mesma revela quem são os seres ¬¬ Ou seja, não houve spoiler nenhum nas resenhas do Skoob, e sim uma total falta de atenção de minha parte ao não reler a sinopse. Mas, para quem ainda não sabe sobre o que o livro fala, e quer ler às cegas, pode ficar tranqüilo, pois também não vou revelar por aqui ;)

Fato é que só não desisti de O SANGUE DO CORDEIRO por causa de todo o resto que o envolvia, e que, para mim, era o mais importante e significativo: História da Arte, Religião, e a busca por um segredo que poderia derrubar a Igreja Católica, que na verdade é bem óbvio depois que sabemos quem são os seres envolvidos. Aliás, vou aproveitar o momento e dizer que acho que a ARQUEIRO poderia ter omitido a informação sobre os seres na sinopse, mesmo porque há uma tentativa por parte dos autores em criar todo um suspense ao não revelar logo de cara. Deixando a informação na sinopse, senti que esse esforço por parte dos autores foi em vão e que o tal segredo nem precisou ser revelado para que já tivéssemos noção do que era. Portanto, quem pretende ler... ESQUEÇA A SINOPSE! Por isso nem a coloquei aqui na resenha. Mesmo porque eu teria tido um prazer muito maior na leitura se pudesse ter lido às cegas, ainda mais por não suportar mais o mote sobrenatural. Mas a verdade é que os autores foram brilhantes e magníficos na história que criaram para envolver o mundo e esses seres. Fiquei completamente surpresa e fascinada com o que encontrei, e se em algum momento pensei em desistir da leitura, após a página 100 devorei cada página com uma avidez enorme, isso porque tudo se tornou magnânimo; não apenas o mote sobrenatural, mas também as questões levantadas sobre a Igreja Católica, religião, fé, personalidades que ajudaram a por essa igreja de pé, etc.

No que diz respeito à História da Arte também fiquei fascinada. Foram citados poetas, pintores, escultores... E no meio de tanta excelência, os autores ainda encontraram tempo para elaborar uma piadinha ou outra e alguns diálogos carregados de sarcasmo. Além disso, existem inimigos para todos os lados e até quem parece confiável ou vítima esconde alguma coisa que o coloca em outra posição.

O mais bizarro durante essa leitura é que torci por um romance! Logo eu, que fico tão irritada por eles existirem nesse tipo de livro, em que a ação, aventura e surpresa acontece a cada página, torci para que algo se desenvolvesse de forma a ser totalmente pecaminosa e levantar questões ainda mais polêmicas em relação à igreja.

Uma das últimas revelações me deixou estarrecida e me perguntei diversas vezes se a igreja tem conhecimento desse livro, pois se O CÓDIGO DA VINCI gerou um “auê” por parte deles, acredito que O SANGUE DO CORDEIRO deixaria muitos católicos de cabelo em pé com a revelação final, que, para mim, foi absolutamente fantástica!

Depois de ter finalizado o livro, agradeci a cada momento em que não abandonei a leitura por causa dos seres sobrenaturais, que aqui são abordados e explorados de forma completamente diferente do que estamos acostumados, e, justamente por isso, levaram-me a ter um prazer IMENSO durante a busca e perseguição pela Concordata, o documento desaparecido do Vaticano. 

Se vocês estão na dúvida em relação ao livro, não precisam mais tê-la, leiam! É maravilhoso!  


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Não resisti e li a sinopse. Mas o meu problema não são esses seres e sim livros escritos a quatro. Só tive experiências ruins com essas parcerias.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu vou ler a sinopse assim que acaber de postar o comentário hahaha...fiquei curiosa...mas ja ti digo que vi esse livro mas nem tive curiosidade para saber sobre ele...agora já quero...e vou compra-lo hahahahah....adoooooro esse tipo de livro!!!

    Obrigada mais uma vez dona Mari...

    bjos

    P.S: não sei se ti agradeço ou te xingo...cada vez que leio suas resenhas sobe minha lista de livros para comprar hahahah.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz o mesmo que você! Li a sinopse e nem me liguei nesse detalhe hahaha fiquei curiosa porque adoro os livros do Dan Brown.

    Nossa, realmente fiquei bem curiosa sobre os tais seres. Mas não lerei a sinopse! Quero lê-lo um dia, mas "às cegas".

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    O livro deve ficar bem polêmico, porque misturar sobrenatural com outras religiões e dogmas, deve ser bem discutível.
    Pelo jeito, pelo menos para mim, é uma mistura instigante.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.