27 de maio de 2015

RESENHA: ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Olá, pessoal!

Nesse segundo dia da semana especial dedicada ao mestre STEPHEN KING, vocês vão poder conferir a resenha de um lançamento quentíssimo da SUMA DE LETRAS: ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS.


Escuridão Total Sem EstrelasESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2015
Nº págs: 392
Gênero: Sobrenatural, Contos



SINOPSE: Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes. 



ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS é mais um livro de contos do mestre. Com apenas quatro contos, cada um deles têm sabor especial de medo, angústia e extremo prazer nas palavras. Confiram o que achei de cada um deles:

1922
Esse é o primeiro conto do livro e me deixou CHO-CA-DA. Nem é preciso começar a lê-lo para sabermos o porquê o narrador está contando sua história: culpa. Logo de cara o agricultor Wilfred conta o que ele e seu filho fizeram para manter as terras da família. O que me impressionou nesse conto é que KING deu uma escapadela do seu comum, em que ele geralmente apresenta os personagens de forma bem minuciosa para depois inserir os acontecimentos. Aqui, ele esfrega o acontecimento logo de cara em nossa face, e só depois passa a discorrer sobre os personagens, seus hábitos, suas personalidades, etc. Acho que foi justamente essa inversão que prendeu minha atenção desde a primeira linha. Não sei dizer o que me chocou mais: a atitude de Wilfred, o motivo de ter cometido um ato medonho, o modo como ele envolveu o filho, ou os desdobramentos sequenciais que o fato desencadeou. Fiquei horrorizada com esse pai na mesma medida em que gostei do personagem, e isso criou um sentimento muito estranho dentro de mim, pois ao mesmo tempo em que sabia que não devia, não conseguia não simpatizar com o personagem, isso porque, mesmo sabendo que ele era culpado por um ato perverso e que ele o confessa desde o primeiro instante, não consegui não ficar sensibilizada em algumas passagens, mesmo porque o narrador tem o dom da palavra e conseguiu mexer comigo ao se vitimizar em algumas situações. Gente, que continho BIZARRO! Foi fantástico! Tentei imaginar uma adaptação, mas acho que ela jamais teria a carga emocional que KING conseguiu inserir em seus personagens. Peço a Deus que, se houver uma, não a estraguem com algo simplório. Foi um dos melhores contos que li do mestre <3

GIGANTE DO VOLANTE
Aff, não sei nem o que dizer desse conto, apenas que me arrepiou do início ao fim. Uma das melhores e mais cativantes histórias de vingança que já li. Acho que se fosse fazer uma lista com os melhores contos do KING, esse, sem dúvida, estaria no pódio e brigando severamente para o primeiro lugar. Que conto! Quanta genialidade! Eu não acho palavras para descrever o quão fabulosa foi essa leitura. A protagonista é daquelas que nos prende em sua teia desde o primeiro minuto e nos faz torcer por ela de forma desesperada. Adoro histórias em que torcemos pelo vingador e que vamos a delírio quando os culpados recebem seu castigo. É o tipo de conto que não dá para ler de forma imparcial, você toma as dores da protagonista, pois os horrores que ela viveu são de causar transtornos até em nós, leitores, e depois disso passamos a torcer para a desgraça alheia, que é extremamente merecida. Vou guardar esse conto no coração <3 Existe uma adaptação dele, BIG DRIVER, que estou para assistir, mas já faz tempo que enrolo, pois queria ler o conto antes. Confesso que depois da leitura perdi um pouco a vontade de ver, pois acho difícil conseguir passar a mesma emoção das palavras do mestre KING, mas me disseram que a adaptação é bem fiel, então creio que assim que tiver um tempinho vou conferir, pois se for metade do conto, com certeza já vai valer. Afirmo categoricamente que este é o melhor conto do livro.

EXTENSÃO JUSTA
Achei esse o conto mais pobre, ainda assim gostei bastante. Não diria que é muito um conto sobre vingança, acredito que seja mais uma questão de que a inveja pode derrubar uma pessoa. Ao contrário do que aconteceu no conto anterior, em que a protagonista me fez torcer por ela e achá-la com razão de se vingar, aqui o protagonista me pareceu um tanto quanto tosco em seu pedido de vingança. Ele era apenas uma pessoa amarga e invejosa e se entregou ao “desconhecido” para conseguir o que queria e prejudicar uma pessoa que anos atrás fez algo a ele que, depois de tantos anos, deveria ser considerado algo mínimo. Achei o personagem extremamente pobre de caráter e medíocre em suas atitudes. O que gostei no conto foi o efeito que os desejos dele causaram na vida de outras pessoas, e garanto a vocês que de todos os contos esse foi o que me causou mais medo e repulsa, provavelmente pelo fato de a inveja ser o fator dominante e sabermos que realmente existe esse tipo de gente no mundo. Foi uma leitura realmente medonha.

UM BOM CASAMENTO
Dos quatro contos do livro, esse era o que estava mais ansiosa em ler, pois assisti a adaptação e não a achei tudo isso. Pelo contrário, em alguns momentos achei o filme bastante cansado. Como, geralmente, os livros são melhores que os filmes, queria poder conferir as duas mídias para ter uma opinião formada. Depois de lido, claro que preferi o conto, mas admito que a adaptação é tão semelhante quanto possível, contudo, a ela falta um brilho, uma sensação de agonia, de espera, que KING conseguiu passar de forma genial no  conto. A mim, foi impossível fazer a leitura sem ficar extremamente ligada a Darcy, protagonista dessa última história. Seja por sua sensibilidade, seja por sua covardia em alguns momentos, seja por sua fascinante coragem em outros, essa mulher foi grandiosa, o tipo de personagem que perpassa por diversas emoções com seus descobrimentos e que leva o leitor aos mesmos sentimentos. Um conto realmente brilhante.

Em se tratando de contos do mestre KING, fico muito dividida, pois alguns livros dele do gênero eu amo, como QUATRO ESTAÇÕES e TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS, outros acho abomináveis, sem quase nada que preste, como PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS 1 e 2, mas ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS com certeza entra para minha lista de adorados, e junto com QUATRO ESTAÇÕES ocupa o topo da minha lista de livros preferidos do mestre. Quem ainda não conhece nada do autor, está aqui uma boa pedida para começar. FABULOSO!



Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Todos os contos achei muito bons, sendo o que mais gostei foi Extensão Justa, pela criatividade da história. O melhor final achei 1922, que defino como surpreendente e macabro.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!!

    Confesso que comprei esse livro mais pela apresentação...as folhas pretas...muito massa...

    mas agora to ansiosa pra ler :D

    ResponderExcluir
  3. O que me chamou atenção no livro foi as folhas pretas, eu tenho 2001 de Arthur Clarke que tambem tem as bordas pretas e o efeito fica muito bonito.
    Pela resenha os quatro contos parecem bons mas Gigante do volante me deixou com muita vontade de ler, adoro vingança ainda mais quando o personagem ta com sangue nos olhos.

    ResponderExcluir
  4. Não li nada de contos dele, mas esse livro está na lista de desejados!
    É difícil uma adaptação conseguir "passar" tudo o que sentimos durante a leitura, mas eu adoro uma adaptação só pra ver se fica do jeito que eu imaginei enquanto lia haha
    E a diagramação desse livro, então? Que lindeza!
    Quero pra ontem!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Excelente resenha. Ainda não pude "degustar" esse livro de King, mas quando ele decide usar seu "processador de palavras" de uma maneira visceral, o resultado não pode ser outro, a não ser, perturbador.

    ResponderExcluir
  6. Mari!
    Nossa!
    Que maravilha poder ver o mestre do terror diversificar de suas histórias nos livros e poder nos presentear com quatro contos memoráveis e arrepiantes.
    Acredito mesmo que seja um dos melhores, se não o melhor livro do Stephen.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li a resenha o que eu achei ótimo, pois aprecio muito quando leio algo que me faz refletir sobre a vida e sobre as pessoas ao meu redor, e sobre como nunca saberemos como agir caso sejamos confrontados com realidades horríveis e insustentáveis. O que acontece quando alguém desperta nossa maior escuridão total e mais profunda?

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã do SK, não. Mas depois de ler essa resenha, me deu uma vontade imensa de ler o livro. Os contos me parecem bem interessantes. Mais para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  9. O que acho muito legal em Stephen King é que, apesar de serem contos, ele consegue dar uma profundidade incrível, tanto na trama, como nas personagens. E todos são bem nivelados em termos de qualidade, e o nivelamento é sempre em altíssimo nível. Enfim, claro que vou querer ler esse também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos meus livros favoritos do Mestre SK...li o livro a algum tempo atras e infelizmente "me levaram" o livro...quem sabe eu seja a sortuda!! :)

    ResponderExcluir
  11. Ai, Mari, que maldade me deixar curiosa desse jeito. Agora eu preciso saber o que o cara do primeiro conto fez! Vou ler só por causa disso!!! (brinks, vou ler porque é King hahaha)
    Fiquei curiosa com os dois primeiros. Já tinha ouvido falar da adaptação do segundo conto.
    Quero fazer resenhas de livros de contos como você. Caramba, você deixa a gente na ponta da cadeira sem contar quase nada. *reverenciando*

    ResponderExcluir
  12. Essa história tem tudo pra me agradar. Rsrsrs A trama parece ser envolvente e eletrizante. King como sempre sabe como deixar seus leitores gamados em seus livros. Amei conhecer mais um pouco desta história empolgante. Espero ler logo também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nenhum livro do Stephen King, mas estou muito ansiosa para ler algum livro dele, e Escuridão Total sem Estrelas, me interessou e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  14. King é um mestre. Estou morrendo de vontade de ler esse livro porque nunca li nenhum conto dele. Ele sempre sabe como tornar os sentimentos humanos mais instintivos e irracionais em objetos interessantes.

    ResponderExcluir
  15. King mais uma vez consegue nos surpreender, com uma história incrivel. Não é a toa que chamam ele de Mestre.
    http://estantepolicial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.