15 de maio de 2015

RESENHA: CÃES DO REI - Martin Jensen (Ed. Record)



Bom dia, pessoal!

Dando continuidade a essa semana especial da RECORD, agora vocês vão poder conferir o que achei de CÃES DO REI do MARTIN JENSEN.

Cães do Rei CÃES DO REI
MARTIN JENSEN
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 336
Gênero: Suspense Histórico

SINOPSE: Na tentativa de garantir a paz na Inglaterra, o rei Cnut convoca saxões, dinamarqueses, vikings e jutos para um encontro em Oxford. Porém, a dias da reunião entre nobres e bispos saxões e conselheiros dinamarqueses, a morte de um nobre saxão abala a já frágil estabilidade da região, dificultando os planos de Cnut. A fim de garantir o sucesso de seus propósitos, o rei escolhe uma dupla improvável para solucionar o crime: Halfdan, outrora um nobre e agora empobrecido, e Winston, um pintor e ex-noviço. Seguindo as pistas do assassinato, os dois se deparam com uma grande conspiração. Surge assim uma nova dúvida: eles conseguirão resolver o mistério e permanecer vivos? 

Antes de mais nada, preciso dizer que só solicitei esse livro por ter um assassinato a ser desvendado. Obviamente, pensei que estaria frente a um suspense histórico incrível, mas no fim não foi tudo que pensei L

Não sei se vocês estão habituados a ler suspenses históricos, mas a riqueza de detalhes e a profundidade com que os personagens são retratados são fatores que sempre me impressionam. Outro aspecto que me deixa de boca aberta é o fato de os autores misturarem ficção com realidade, o que dá um sabor bastante especial à narrativa e me deixa embasbacada com os acontecimentos. Em CÃES DO REI encontrei muito disso, mas não o suficiente para considerá-lo magnífico, como achei que seria.

JENSEN tem uma escrita deliciosa, não nego, mas em muitas situações achei que algumas passagens foram sem sentido. O começo foi meio lento, cheio de apresentações e de personagens, que apesar de bem explicados, algumas vezes me soaram meio confuso, como se o autor não estivesse explicando tudo que devia, como se algo faltasse para dar liga ao que estava sendo contado.

Quando começou a perseguição pelo assassino, a obra ganhou novo fôlego, e passei a ler de forma vertiginosa e aproveitei cada pedacinho, afinal, estava esperando exatamente por isso. Mas, depois que adentrou nessa investigação, não sei encontrar uma explicação, mas minha empolgação com a leitura arrefeceu, e acredito que boa parte da culpa tenha sido de um dos personagens, que não conseguiu me conquistar. Já antipatizei com Halfdan logo de cara. Apesar de algumas passagens interessantes envolvendo o personagem, não consegui gostar dele desde que apareceu no livro, sim, foi uma antipatia gratuita e assumo isso, mas simplesmente não consegui. Já Winston, por ser pintor e ex-noviço, conseguiu me cativar desde o momento em que apareceu, e achei suas passagens espetaculares.

O mote histórico também foi bastante interessante, mesmo que confuso no começo. Aliás, CÃES DO REI teve muita, mas muita coisa boa. E por conta dos elogios vocês devem estar se perguntando a razão de eu ter dado apenas 3 estrelas ao livro. A razão é que, apesar de ter gostado, não consegui não achá-lo apenas bom e não consegui não compará-lo com outros livros do gênero, e na comparação, muitos outros títulos me pareceram melhores trabalhados, mais intensos e muito mais verossímeis com a época em que se passaram.


CÃES DO REI foi uma leitura agradável, claro, mas ficou bem abaixo de outros que seguem a mesma linha. Ainda assim, digo que a leitura compensou e que algumas passagens me fascinaram ;)


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas confesso que também não chamou muito a minha atenção :/
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter lido muita coisa do gênero, acredito que eu também não iria gostar. Pelo menos não agora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi mari...

    Gosto bastante de suspenses históricos, acho eles uma delícia de ler...além de que alguns são tao detalhistas que parece que estamos nos lugares que eles descrevem.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Mari!
    Os suspenses históricos realmente nos transportam para lugares inimagináveis e com outro tipo de cultura, o que transforma a leitura em algo bem aprazível.
    Gosto das suas resenhas, embora as últimas que li tenham sido bem críticas.
    Aqui ficou bem detalhado o que poderemos encontrar no livro e gostei.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Por favor vc poderia me indicar alguns livros do mesmo gênero deste.

    ResponderExcluir
  7. Por favor vc poderia me indicar alguns livros do mesmo gênero deste.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.