10 de abril de 2015

RESENHA: NÓ DO DIABO - Mara Leveritt (Ed. Record)



Olá, pessoal.

Como última resenha da editora RECORD nessa semana, vou falar sobre NÓ DO DIABO, da jornalista MARA LEVERITT.

Nó do DiaboO NÓ DO DIABO
MARA LEVERITT
Editora: RECORD              
Ano: 2015 
Nº págs: 490
Gênero: Reportagem

SINOPSE: Nó do diabo traz para o leitor a perturbadora história do caso conhecido como “Os Três West Memphis”, em que os jovens Damien Echols, Jason Baldwin e Jessie Misskelley Jr. — membros de uma suposta seita satanista — foram acusados pelo assassinato brutal de três meninos de oito anos em West Memphis, uma pequena cidade do Arkansas, em 5 de maio de 1993. Condenados pelos assassinatos, os jovens passaram mais da metade da vida na cadeia até que o caso fosse revisado e provas de DNA fossem aceitas em um novo julgamento, mas o crime permanece sem solução.

Quando vi que NÓ DO DIABO era um não ficção que relatava um crime, fiquei imediatamente curiosa com a leitura, mas não fazia ideia do que encontraria em suas páginas. Assim que o livro chegou, comecei a lê-lo, e foi um golpe atrás do outro!

Com maestria LEVERITT nos insere em 1993, ano em que o assassinato de três meninos de 8 anos chocou West Memphis. Chocar é a palavra-chave desse livro. Logo de cara a autora já explica como ocorreu o crime e como os corpos das três crianças foram encontrados. Fiquei horrorizada com tantos detalhes e com os requintes de crueldade a que esses jovens foram submetidos. Foi impossível ler tais passagens e não sentir dor no peito e um nó fechando a garganta. Os crimes foram muito sórdidos e tristes, sendo compreensível as razões de todo um condado ter ficado estarrecido com os acontecimentos.

Vocês sabem que leio muitos e muitos livros policiais; dentre esses já li muitos que envolviam assassinatos de crianças, mas uma coisa é ler livros ficcionais, outra muito diferente é ler uma história real. Enquanto as primeiras me fascinam e me fazem ler de modo ávido para descobrir um culpado, essa segunda só me fez sentir enorme tristeza por ver a que ponto a inexplicável maldade humana foi capaz de chegar.

Não bastando as três vítimas de assassinato, que já nos horroriza logo de cara, temos mais três vítimas, só que dessa vez do sistema. Em NÓ DO DIABO, o aprofundamento maior de LEVERITT, foi para mostrar como uma cidade condenou três jovens rapazes por seus hábitos e costumes, e compara a acusação e o julgamento deles, em 1994, com a caça as bruxas em Salém, comparação essa que foi bastante pertinente devido aos muitos fatos expostos.

Os três rapazes foram condenados por sua forma de se vestir, de se expressar, pelas músicas que ouviam e pela religião que seguiam. Se eu tinha um nó na garganta por ter lido sobre os assassinatos, formou-se um nó em meu coração ao ver como os meninos foram tratados e como a investigação porca da polícia os acusou sem embasamento e sem provas, apenas levando em conta seus hábitos e a fama ruim que tinham na cidade.

Esse caso foi tão forte e tão amplamente divulgado que muitas pessoas se reuniram em diversos movimentos em todo os Estados Unidos para que os três garotos fossem libertados e um novo julgamento fosse feito. Além disso, dois cineastas fizeram três documentários sobre o caso, que lhes renderam grandes prêmios e muita notoriedade para o julgamento e prisão dos garotos. Com isso, muitos artistas, advogados e parte da população ficaram a favor dos meninos, considerando-os inocentes.

O mais bizarro durante a leitura foi acompanhar a forma como a investigação foi conduzida. A polícia simplesmente não deu atenção a algumas provas por ter certeza de que os garotos eram os envolvidos, mas contra eles tinham apenas provas circunstanciais, nada que provasse a culpa. No entanto, em relação a outros envolvidos, tinham até sangue de uma das vítimas em uma faca, mas resolveram que isso não era importante. Com essa investigação parca e porca, os meninos ficaram presos por 17 anos, e não vou contar aqui o que de fato ocorreu nesse tempo na cadeia ou o que aconteceu depois, pois quero que vocês se sintam instigados a ler o livro, ou ao menos a buscar informações sobre esse crime terrível e o julgamento bizarro e infeliz que esses três adolescentes tiveram.

Apesar de ser uma história bastante conhecida ao redor do mundo, nunca havia ouvido falar sobre o The West Menphis Three, nome pelo qual o crime ficou conhecido, mas depois da leitura fiz uma pesquisa e observei a imensa quantidade de pessoas que já tinham ouvido falar sobre a sordidez que aconteceu com essas seis vítimas.

NÓ DO DIABO entrou para meus favoritos por sua excelente qualidade em aprofundar essa investigação. A cada página que lia uma explosão de sentimentos tomava conta de mim. Acho que nunca senti uma tristeza tão grande e tão profunda ao ler um livro e ao ver tanta injustiça sendo cometida em nome do preconceito. Acredito que todos devam conhecer esse caso e como o sistema judicial americano pode ser tão falho como o nosso. Uma leitura válida e extremamente recomendada! Confiram! 


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. O livro parece ser ótimo, curto muito ler não ficção e a resenha me deixou bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro pesado, acho que nunca li um livro de não ficção mas a história desse parece ser interessante

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro que meche muito com os sentimentos de quem lê... eu ainda nao li nenhum livro que envolve assassinato de crianças, mas já sei que assim como você vou sentir uma angustia enorme, já é difícil ler sobre sabendo que não é real, imagina saber que já aconteceu e que existe no mundo pessoas com tamanha maldade...

    Agora vou pesquisar sobre o caso.. não sei ao certo se irei ler.. mas quem sabe ele não apareça aqui em casa..

    ResponderExcluir
  4. Olá, o livro parece ser muito bom, por mais que eu seja apaixonada por ficção, acho muito importante ler todos os tipos de genero!
    Vou pesquisar mais sobre o livro antes de adquirir!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito esse livro, mas é como vc disse, uma leitura ficcional é diferente de uma que relata fatos reais. O que me deixa receosa é a narrativa que acho não poupa detalhes e e ainda tem os assassinatos das crianças.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari eu ja li sobre esse caso mas so na net e em revista nao sabia que tinham lançado um livro sobre ele, eu tenho uma biografia do Damien, sempre ta em promoçao mas ainda nao li. Esse caso é super absurdo, primeira vez que eu li sobre ele custei a tirar da minha cabeça, pensar que o assassino ta de boa por puro preconceito é foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, como chama a biografia do Damien? Não conheço e fiquei curiosa!

      Bjs

      Excluir
  7. Eu estou lendo o livro...estou estarrecida como foram conduzidos os fatos...Meu Deus! Recomendo a leitura, vale muito a pena ler! Um abraço a vc e obrigada pela excelente resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ania, feliz demais por você ter gostado da resenha e ter ficado tão chocada quanto eu com o livro. Foi uma tristeza sem fim :(

      Bjs
      e obrigada por passar por aqui

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.