8 de abril de 2015

RESENHA: A FAZENDA - Tom Rob Smith (Ed. Record)



Olá, pessoal!

É com imensa felicidade que hoje vou falar sobre A FAZENDA, novo livro do TOM ROB SMITH lançado pela editora RECORD.

A FazendaA FAZENDA
TOM ROB SMITH
Editora: RECORD
Ano: 2015        
Nº págs: 332
Gênero: Thriller

SINOPSE: Até o momento em que ele recebeu um telefonema desesperado de seu pai, Daniel acreditava que seus pais estavam indo para uma aposentadoria tranquila, bem merecida. Eles venderam sua casa de negócios em Londres e disseram "adeus para a Inglaterra" com uma festa alegre onde todos os seus amigos se reuniram para desejar-lhes bem para a grande aventura: sair para começar uma nova vida sem um controle remoto, numa fazenda bucólica na zona rural Suécia. Mas, com um telefonema, tudo muda. "Sua mãe não está bem" seu pai lhe diz., "Ela está imaginando coisas - terríveis, coisas terríveis. Ela teve um surto psicótico e foi internada em um hospital mental". Daniel se prepara para correr para a Suécia, no primeiro voo disponível para o dia seguinte. Antes que ele possa embarcar no avião, seu pai contatá-lo novamente com uma notícia mais assustadora: sua mãe foi liberada do hospital, e ele não sabe onde ela está. Em seguida , ele ouve de sua mãe: "Tenho certeza que seu pai falou com você. Tudo o que o homem lhe disse é uma mentira. Eu não sou louca. Eu não preciso de um médico. Preciso da polícia. Estou prestes a embarcar em um voo para Londres. Encontre-me no aeroporto de Heathrow". Pego entre seus pais, e não tem certeza de quem acreditar ou em quem confiar, Daniel torna-se juiz e o júri disposto de sua mãe quando ela diz-lhe um conto urgente de segredos, de mentiras, de um crime horrível e uma conspiração que implica o próprio pai.

Já faz algum tempo que era louca para conhecer a escrita do aclamado autor de CRIANÇA 44, que tenho há anos e ainda não li porque não tenho o terceiro livro. Quando vi que A FAZENDA seria lançado, e que era um livro independente, vi enfim a oportunidade de conferir se TOM era tudo isso mesmo. E sim, confirmo que é!

Não vou dizer que A FAZENDA figura dentre os melhores livros de suspense que já li ou que é impressionante ou ainda que é cheio de surpresas, porque admito não ser o caso, contudo, isso não diminuiu o brilhantismo da obra, que do começo ao fim conseguiu ser instigante, mesmo que obviedades ocorreram e previsões se anunciaram antes do esperado.

Essa guerra de pai e mãe é algo que deixou a história bastante densa, e a versão da mãe de Daniel para os fatos chegou a ser repulsiva em alguns momentos, mas, como eu disse, não foi tão surpreendente assim. Muito do que ela revelou sobre seu próprio passado foi passível de compreensão pelo leitor atento ou pelo habituado com o gênero.

Mas vocês devem estar se perguntando se nada surpreendente acontece, e é claro que sim! O desfecho sobre o que ocorreu de fato na tal fazenda foi surpreendente, pois passei o enredo inteiro acreditando em uma das versões do que foi contado e tentando buscar pistas que provassem e comprovassem o que foi dito, mas, por fim, percebi que nem tudo foi preto no branco como se fez crer.

A narrativa de TOM é uma delícia e a forma como o livro foi estruturado deixou-o bastante dinâmico, fazendo com que a leitura fosse bastante rápida e instigante. Em muitas partes deu para sentir a imensa agonia que a mãe de Daniel sentia e compartilhei de muitos sentimentos da mulher. Da mesma forma fiquei intrigada com o que o pai do rapaz revelou e o quanto ele contou, a todo momento só me perguntava se aquilo que ele dizia era real ou não.

Esse foi meu primeiro contato com TOM e já sei que preciso correr atrás do terceiro livro de CRIANÇA 44, pois quero muito conferir essa primeira história dele que recebeu muitos elogios.

A FAZENDA foi um livro magnífico que recomendo muito aos fãs de suspense. Leiam imediatamente!



 

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, mas achei interessante a ideia do livro.. tem vários elementos que me atraem, suspense, mistérios..
    Achei interessante essa divisão entre quem está certo ou não, você ter que escolher entre seu pai e sua mãe não deve ser nada fácil..

    Quando leio livros assim geralmente sempre meu palpite está errado.. é bem difícil conseguir adivinhar quem é o culpado, talvez seja por isso que não sou tão exigente com livros desse gênero.. bom que a maioria acaba me agradando..

    ResponderExcluir
  2. Como amo suspense, já fiquei de olho nesse no instante que vi o lançamento. Nunca li nada desse autor, mas depois do que você falou, já sei que esse será o primeiro que lerei dele. Espero gostar tanto quando você.

    ResponderExcluir
  3. Olá, MR Ventrura. Fiz em meu blog uma lista dos blogs mais relevantes da atualidade e mencionei seu. Tomei a liberdade de usar o logotipo de todos os citados para ilustrar a publicação. Se não autorizar o uso, é só em avisar que eu retiro a arte.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/04/sete-super-blogs-literarios.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, meu senhor, agora acabo de morrer de felicidade! \o/
      hahahaha

      Excluir
  4. Olá, MR Ventrura. Fiz em meu blog uma lista dos blogs mais relevantes da atualidade e mencionei seu. Tomei a liberdade de usar o logotipo de todos os citados para ilustrar a publicação. Se não autorizar o uso, é só em avisar que eu retiro a arte.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/04/sete-super-blogs-literarios.html

    ResponderExcluir
  5. Já tava de olho nesse livro desde o lançamento, assim como o inquisidor, mas como voce não gostou muito fiquei até feliz de nao ter comprado , então eu estava esperando pra ver se esse livro passava pelo teste de qualidade s2 ler , haha . Foi pra minha lista ! ( que toda vez que entro no seu blog só aumenta, ou seja : todo dia ) Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já tava de olho nesse livro desde o lançamento, assim como o inquisidor, mas como voce não gostou muito fiquei até feliz de nao ter comprado , então eu estava esperando pra ver se esse livro passava pelo teste de qualidade s2 ler , haha . Foi pra minha lista ! ( que toda vez que entro no seu blog só aumenta, ou seja : todo dia ) Bjs

    ResponderExcluir
  7. Mari!
    Então no final o livro acabou surpreendendo porque não era nada daquilo que acreditava ser e esse é o bom mistério para mim, onde nos esforçamos para descobrir e não conseguimos.
    Não li nada do autor ainda, mas pelo visto, tem uma escrita fantástica e quero conferir.
    Boa Semana!
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” (Carlos Drummond de Andrade)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, que sinopse incrivel, não conhecia o livro e nem o outro do autor, mas fiquei muito interessada por esse, além da sinopse incrivel a sua resenha me deixou ainda mais curiosa!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mari!
    Adorei sua resenha!! Faz tempo que quero ler algo dele, mas não quis pegar Criança 44, pelo mesmo motivo que vc, cansei de começar séries sem ter livros escritos ou lançados por aqui... Já havia me animado com a sinopse e sua resenha só cimentou a vontade de lê-lo!! Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Eu li "Criança 44" sem saber que era série... imagine uma pessoa irada, louca por ter lido uma série fora de ordem. Esse eu não conhecia, mas adorei essa paranoia, não saber em quem acreditar.

    ResponderExcluir
  11. Adoro suspense mas é fogo ficar dividido entre os pais como nessa historia, ele ta tipo se correr o bicho pega se ficar o bicho come. Ja coloquei os livros do autor na minha lista de desejados parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  12. De cara eu já havia me interessado muito pelo livro. A capa, sinopse, tudo me levou a acreditar que seria um thriller psicológico de tirar o fôlego. Não li nada do autor ainda, o que é uma pena, porque sempre leio comentários positivos sobre ele. A maneira como você mencionou na resenha, sobre a narrativa do autor, também me agradou bastante. É uma leitura que, com toda certeza, pretendo fazer imediatamente haha,

    ResponderExcluir
  13. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser um ótimo suspense.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o autor, mas a capa me chamou a atenção (chega a dar arrepios kkkk)
    Amo suspense e este me pareceu ser bem instigante, certamente entrou para a minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada do autor, mas pelas resenhas que li desse livro, ele parece ser muito bom (tanto o autor quanto o livro ahaha)
    Adoro suspense, thriller psicológico. São os tipos de livro que mais me prendem.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, me deixou empolgada. Livros de suspense e thrillers são os meus preferidos.
    Gostei desse jogo de duas versões dos fatos. Acho que a história fica mais dinâmica assim.
    Enfim, quero ler esse livro assim que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.