3 de março de 2015

RESENHA: CORRA, ALEX CROSS - James Patterson (Ed. Arqueiro)



Oi, gente!

Hoje darei início às resenhas do mês de março. Esse mês será bastante especial, pois teremos diversas resenhas da ARQUEIRO. E claro que para comemorar esse mês dedicado à editora, não poderia faltar sorteio, mas vocês só vão conhecê-lo no domingo.

Para começar o mês especial da ARQUEIRO com chave de ouro vou falar sobre CORRA, ALEX CROSS do JAMES PATTERSON.

Corra, Alex CrossCORRA, ALEX CROSS (vol.20)
JAMES PATTERSON
Série: Alex Cross
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014                              
Nº págs: 224
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Dentro de um estacionamento em Georgetown, uma mulher é esfaqueada e trancada no porta-malas do próprio carro. Como assinatura, o criminoso corta os cabelos louros da vítima e os deixa espalhados pelo corpo. Designado para o caso, o detetive Alex Cross nem imagina que esse é apenas o primeiro de uma série de pesadelos. Uma mulher é morta e um bebê desaparece No mesmo dia, Alex Cross é chamado para uma segunda cena de crime: uma jovem enforcada do lado de fora do sexto andar de um edifício. Assim que a legista responsável descarta a possibilidade de suicídio e informa que a vítima deu à luz recentemente, Cross descobre que não está lidando apenas com um homicídio, mas também com um caso de sequestro. Alex Cross precisa deter três assassinos. Três dias depois, o corpo de um rapaz é descoberto em uma doca, baleado e com meia dúzia de perfurações ao redor da área genital. Quando os rumores de três assassinos em série se alastram pela cidade de Washington e novas vítimas são encontradas a cada dia, a pressão recai nos ombros de Cross. Uma pressão tão forte que pode afetar sua concentração a ponto de ele não conseguir evitar um perigo mortal que se aproxima de sua família. 

Sempre que começo uma resenha em que vou falar de algum livro do PATTERSON já esclareço que vivo uma relação de amor e ódio com o autor. O livro de hoje me deixou extremamente impressionada, ainda mais porque não sou fã do Alex Cross e a maioria dos livros do autor que me decepcionaram foram dessa série.

Solicitei CORRA, ALEX CROSS pelo único motivo que gosto de ler tudo que o PATTERSON lança por aqui. Como já acompanho essa série, queria ler o livro, mas não tinha pretensão alguma, na realidade, tinha até meio que certeza de que iria considerar o livro de mais ou menos para ruim. Eis que fui surpreendida e estou meio em choque até agora ao constatar o salto de qualidade que esse livro teve.

Em CORRA, ALEX CROSS temos três assassinos a solta. O livro traz a informação que são 3 serial killers, contudo, para mim, foram 2 serial killers e um vingador, que fez tanto estrago quanto os psicopatas (isso não é spoiler, juro). Achei o livro bem interessante pelo fato de não ter surpresa alguma em relação ao criminosos, todos os três são desnudados desde o início, participam da narrativa, ganham seu espaço e esclarecem seus motivos. Ou seja, um livro sem surpresa nenhuma! Porém, ainda assim foi interessantíssimo, pois seguimos a mesma busca frenética de Cross para achar esses assassinos. Eu, que não gosto muito do Cross, torci de forma desesperadora para que ele compreendesse logo as ligações entre os assassinatos e fosse atrás dos culpados. Além de ter gostado MUITO do enredo, fiquei surpresa comigo ao me ver torcer com tanto afinco pelo Cross.

Se em outros livros da série achei que o personagem foi mal explorado ou tratado de um jeito simplista, em CORRA, ALEX CROSS tive que morder a língua, pois houve bastante aprofundamento em relação ao personagem, até mesmo em seu lado emocional. De vez em quanto PATTERSON se supera, e essa foi uma dessas vezes em que ele me fez achar tudo, da primeira a última página, incrível!

Não bastando o mote policial explorado, PATTERSON também resolveu envolver de forma mais marcante a família de Alex no enredo, principalmente Ava, a jovem adotiva que estava vivendo com a família. Foi bastante triste e dramático o que se apresentou em torno da personagem. Sofri com seu destino e sofri vendo a dor da família Cross pela menina que consideravam como da família.

Uma coisa que me surpreendeu bastante nesse enredo foi a quantidade de mortes. Foi uma carnificina! Corpos para todos os lados. Não faltou sangue! E eu, claro, adorei! Adorei também a sensação que tive durante a leitura, pois dessa vez consegui me envolver de verdade com Cross. Se não tivesse havido esse envolvimento, com certeza teria xingado o detetive e chamado ele de incompetente por não conseguir desvendar logo o crime e deixar tantos corpos aparecerem. Mas, diante dessa conexão, e pelo fato de compreender que o homem estava à frente de três investigações paralelas, sendo assediado por um vingador e com problemas com a filha adotiva, achei que Cross fez um bom trabalho e em momento algum foi lento em suas atitudes.


Vocês sabem que quando odeio um livro do CROSS meto o pau, mas quando amo, preciso dizer com todas as letras. Esse eu amei e recomendo! Confiram J


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Ainda nao li nenhum livro dessa serie do Alex Cross mas quero muito, adoro romance policial. Acho que o autor ter trabalhado nao apenas com o caso em si mas desenvolvendo um drama familiar deve ter sido realmente muito bom, humaniza o personagem e como voce o leitor acaba entendendo como o trabalho do detetive é dificil e porque ele nao resolve logo algo que pode ta na cara dele.

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler esses livros do James Peterson, mas são muitos e acabo sempre deixando para depois e acabo nao comprando...

    Fiquei com vontade de ler...aiaiai...nao sei o que faço mari... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, comece pela série O CLUBE DAS MULHERES CONTRA O CRIME, para mim, essa é a melhor. Dessa série do Cross já me decepcionei com alguns, mas esse valeu muitíssimo a pena!

      Bjs

      Excluir
  3. Li pouca coisa do James Paterson e não gostei, acho-o superficial. E são tantos lançamentos que isso deve comprometer a qualidade dos livros.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, exatamente, MUITOS dos livros dele são superficiais, por isso gostei tanto desse, ele deu uma ênfase o personagem que não teve nos outros livros. Foi um salto gigantesco de qualidade.

      Adorei!

      Excluir
  4. Eu, ao contrário de ti, amo o personagem. Confesso que é um dos detetives mais queridos por mim na literatura. Gosto das suas histórias e também das adaptações para TV que foram feitas baseadas nos livros. Esse em particular ainda não li, mas o enredo me parece tão emocionante quanto qualquer um da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patri, dizem que os primeiros livros da série foram melhores. Queria muito que a Arqueiro lançasse logo eles. Assisti Na Teia da Aranha e amei! Queria ler o livro :(

      Beijos

      Excluir
  5. Não conheço os livros do James, já li livros do mesmo gênero, como alguns do Harlan Coben e Agatha Cristie que pelo que você descreveu, são o mesmo tipo de livro. Acho que esses livros nem sempre conseguem nos impressionar porque já são coisas impressionantes no começo, morte e tal, então, é difícil escrever um final que mude muito e impressione o leitor, enfim, vou tentar ler algo dele para ver se gosto.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari eu tenho esse livro comecei a ler ele so que dpois abandonei pra ler outro kkkkkkkkk sei la tava meio que chato no começo, ai como sou mto olho gordo ja cresci o olho em outro e deixei ele de lado.. mais o suspense dele e bem legal apesar que nao gosto mto do genero.. vou tentar lê-lo de novo hahah mais ameei a resenhaa bjos

    ResponderExcluir
  7. Tô com um livro desse autor aqui e esse será o primeiro que lerei dele. Não sei o que vou pensar a respeito, porque já vi gente falar bem, outros falarem mal... pela sinopse do livro, acho que gostarei, mas já me enganei com sinopses, então é apenas uma impressão.
    Beijos.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.