31 de dezembro de 2014

RESENHA: A OUTRA VIDA - Susanne Winnacker (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente.

Fiz as contas e será impossível postar todas as resenhas da NOVO CONCEITO que estão prontas ainda esse ano, mesmo porque já estamos no último dia. Mas agora vou postar mais duas resenhas da editora e ano que vem verei um momento oportuno para acabar de postá-las. Confiram agora uma resenha que está pronta desde 05/09/2013: A OUTRA VIDA da SUSANNE WINNACKER.

A Outra VidaA OUTRA VIDA (vol.1)
SUSANNE WINNACKER
Série: A Outra Vida 
Editora: NOVO CONCEITO                                
Ano: 2013                  
Nº págs: 272
Gênero: Distopia

SINOPSE: O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?

Confesso que antes de solicitar o livro nunca havia ouvido falar dele. Solicitei só por ser uma distopia e porque o pessoal ficou alvoroçado no twitter falando do lançamento. Quando a caixa da NOVO CONCEITO chegou, ele foi o segundo que li, e infelizmente, tenho que dizer que, tirando o final, não gostei L

A princípio gostei de ver que Sherry, a personagem principal, ia expondo os fatos de sua vivência de forma a contar os dias, horas, minutos da situação delicada em que estava. Após algumas páginas, essa mania de ficar falando “faz mil quinhentos e doze dias, vinte horas e cinquenta e sete segundos, que tal coisa aconteceu”, me aborreceu imensamente! A partir disso, peguei birra da garota e nada na narrativa me fez voltar atrás, e então, comecei a ver defeito em tudo.

A coisa do vírus não me convenceu. Foi muito THE WALKING DEAD, aliás, achei MUITA coisa parecida com o seriado. O vírus ter sido criado em laboratório, para fortalecer militares, e então ter se espalhado e as pessoas ganharem pelos... Foi muito A PASSAGEM, a diferença é que em A PASSAGEM temos seres vampirizados, e em A OUTRA VIDA temos os Chorões, nome dado aos seres peludos comedores de gente, que mais me pareceram lobisomens.

Outra coisa chata: personagem com 15 anos e agindo como se tivesse 12 anos. Gente, que chatice isso de adolescente em todos os livros. Será que os autores pensam que só pessoas dos 13 aos 17 leem seus livros? Por que todos os personagens principais da atualidade tem que ter por volta dessa idade? Em algumas leituras isso não me incomoda, pois apesar da idade, as personagens são maduras, intensas, possuem diálogos bem elaborados e bem feito, fazendo com que o fator idade não influencie na leitura, mas em A OUTRA VIDA foi impossível não influenciar, pois achei a personagem um pé e imatura.

Mas a coisa que mais me irritou foi o romance. Passou da mão! Com tanta coisa acontecendo, tantas vertentes a serem exploradas, a autora ficou batendo na tecla do romancezinho, e aí o livro parecia dar voltas e não sair do lugar, e odeio profundamente quando tenho a sensação de ficar lendo mais do mesmo.

Já estava suficientemente decepcionada com A OUTRA VIDA, e só não abandonei o livro porque sou brasileira e não desisto nunca! Eis que quando cheguei à página 247 (o livro tem 268), uma informação bombástica foi dada! E aí eu fiquei completamente desesperada por mais e mais, e então o livro acabou ¬¬

Sim, vou ler a sequência porque tenho certeza de que com os fatos apresentados no final, uma excelente história vai se formar. Depois de tantas páginas ruins, fiquei impressionada como a autora conseguiu despertar uma curiosidade tão imensa em mim. 

Não esqueço de todos os pontos ruins do livro, e dei apenas duas estrelas para ele, pois seria injusto dar mais que isso só pelo excelente final apresentado, contudo, sou obrigada a dizer que é justamente por esse final, e só por ele, que a leitura valeu, sim, a pena.


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu por outro lado não fiquei com vontade de ler a continuação. A forma como acabou pra mim foi o suficiente, já que a história em si foi sem graça. Também achei a personagem muito infantil, eles perdem pessoas querida e parece que não foi nada, agem normalmente. O romance foi sem necessidade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Mari, eu não cheguei a me interessar por esse livro quando ele saiu, mas agora lendo a sinopse me pareceu legalzinho. Mas depois de ver o quanto você se decepcionou com ele acho melhor ficar longe dele mesmo, existem muitos outros livros no mesmo estilo que valem mais a pena ser lidos (por sinal, morro de vontade de ler A Passagem). Até porque a continuação desse não saiu até hoje, não é?

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  3. Qual o nome da continuação ?

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.