12 de julho de 2016

PROJETO: Lendo a série Rizzoli & Isles da Tess Gerritsen - Vol. 10: A ÚLTIMA VÍTIMA



Olá, pessoal!

Como vocês sabem, nesse ano de 2016 resolvi colocar em prática a leitura da série RIZOLLI & ISLES da TESS GERRITSEN. Quem vem acompanhando as postagens do PROJETO sabe que iniciei essa série pelo 8º livro, e que só esse ano tomei vergonha e resolvi ler os primeiros volumes. As resenhas dos 7 primeiros livros foram postadas de acordo com minhas leituras nesse ano de 2016, mas a partir do 8º, GÉLIDO, apenas subi as resenhas para que vocês pudessem acompanhar a leitura na ordem, pois elas já estavam postadas aqui no blog. A resenha de hoje foi originalmente postada em 06/11/2014.


A Última VítimaA ÚLTIMA VÍTIMA (vol.10)
TESS GERRITSEN
Série: Rizzoli & Isles
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 384
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Quando a família adotiva de Teddy Clock, de 14 anos, é massacrada e o menino torna-se o único sobrevivente, a detetive da polícia de Boston Jane Rizzoli é chamada para investigar o caso. Descobre que a morte cerca o menino: sua família biológica também foi assassinada. Por causa dessa estranha coincidência, Jane logo leva Teddy para Evensong, uma escola isolada no Maine que protege crianças que perderam suas famílias de forma violenta. Porém, o passado de Teddy revela semelhanças assustadoras com as tragédias de outros dois alunos do colégio, Will Yablonski e Claire Ward. Estariam os três adolescentes, já tão marcados pelas cicatrizes da violência, seguros dentro dos portões de Evensong? 

Já começo essa resenha dizendo que, para mim, A ÚLTIMA VÍTIMA foi um dos melhores livros da série RIZZOLI & ISLES. Fiquei absurdamente instigada por tudo que TESS apresentou nessa obra, e foram muitas vezes que essa mulher me deixou de boca aberta.

Talvez o fato de o livro vitimizar crianças tenha me deixado atônita, talvez tenha sido o fato de ter política envolvida que me fez gostar tanto, talvez tenha sido o fato de os personagens terem sido fantasticamente bem trabalhados, quer no mote principal da investigação, quer em suas vidas pessoais, que tenham feito com que achasse a leitura fabulosa, ou talvez pode ter sido por toda a ação que TESS trouxe para cada uma das páginas que fez com que A ÚLTIMA VÍTIMA fosse brilhante! Seja por qual motivo for, a leitura foi simplesmente excelente!

Achei a história principal fantástica e com o passar das páginas ela só foi melhorando, pois algo que aparentemente parecia simplista foi se tornando G-I-G-A-N-T-E! Até assuntos sobre a NASA e ETs foram abordados. Cito esses exemplos só para vocês sentirem a grandiosidade do universo que a autora explorou.

Mas quem rouba mesmo a cena nesse décimo volume da série são as crianças (as três que são alvos nesse livro e Julian, que veio acompanhando Maura desde GÉLIDO), e o ambiente escolar em que elas vivem. A escola criada por TESS não é nenhuma Hogwarts, mas consegue impressionar da mesma forma. Acho que é impossível ler A ÚLTIMA VÍTIMA e dar valor apenas ao mote policial, sem ter um interesse genuíno pela escola e os peculiares professores e orientadores que nela trabalham. Foi essa mistura que fez com que o livro fosse extraordinário.

Outro ponto que foi extraordinário foi a relação de Jane com sua família. ADORO quando os autores conseguem recorrer ao humor mesmo em enredos tão sérios como o que foi apresentado aqui, e fiquei encantada com a forma como TESS conseguiu puxar essa vertente de forma sutil e deixá-la igualmente interessante aos outros pontos que abordou em sua narrativa. Em alguns momentos cheguei a gargalhar por causa dos pais de Jane. Nessa questão, que já está sendo trabalhada desde alguns dos livros anteriores, preciso dizer que já tomei partido e por isso não vejo a hora de conferir qual será o desfecho e o que a mãe de Jane vai escolher para sua vida.

Quanto a Jane e Maura, adoro as duas. Maura mais que Jane, não por algum motivo específico da personalidade das protagonistas, mas pela profissão. Apesar de adorar policiais, detetives, investigadores, etc, nessa série meu amor vai para a profissão de médica legista de Maura. Sempre acho absurdamente interessante tudo o que a personagem fala e apresenta. Maura também me conquista por causa de sua vida particular. Diferentemente de Jane que tem marido, filha e uma família, Maura é sozinha, e nesse livro sentimos o quanto a solidão vem incomodando a personagem. Senti muita empatia por Maura por tudo que ela passou em GÉLIDO, e por isso torço vertiginosamente para que no próximo volume ela esteja mais feliz e tenha encontrado seu caminho. Apoiei 100% a decisão que ela tomou no final de A ÚLTIMA VÍTIMA, só espero que ela realmente a coloque em prática.

Infelizmente, não acompanho a série desde o início (não acompanhava, agora já tenho tudo lido \o/ - comentário adicionado em 12/07/2016), o que me deixou bastante curiosa com algumas passagens em que Maura e Jane citam O CLUBE MEFISTO (6º livro). Não me senti perdida durante a leitura de forma alguma, mas a curiosidade foi a mil para saber mais sobre essa sociedade que me pareceu deveras interessante. Achei isso bem curioso porque em nenhum dos livros anteriores que li da série senti essa vontade absurda de parar tudo e ler todos eles para poder acompanhar certinho os acontecimentos, mas A ÚLTIMA VÍTIMA conseguiu fazer com que esse desespero passasse a existir. Preciso urgentemente ler os livros anteriores, e pretendo fazer isso no começo do próximo ano (hahaha, só fui fazer isso em 2016, mas tá valendo - comentário adicionado em 12/07/2016). 

Mais uma vez TESS acertou a mão. Dos últimos lançados, que foi quando passei a acompanhar a série, percebi que ela sempre melhora, e esse aprimoramento gradual dos enredos faz com que minha expectativa para o próximo livro seja ainda mais alta do que já era. Que ele não demore muito a chegar e que todos vocês possam conferir e vibrar com A ÚLTIMA VÍTIMA, mais um que foi para minha lista de favoritos.


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. EI Mari

    Eu sigo a série certinha na ordem e amo! Estou louca por esse, mas eu esqueci dele quando fiz o pedido do mês que ódioooo, agora tenho q postar os outros antes aff.
    O clube mefisto é dos que menos gosto da série, nem sei pq, mas tipo 4 estrelas, é pq a maioria é favorito. :)
    Medo desse, esta capa é sinistra e isso das crianças da um nervoso. Já li um de crianças bem pesado, da Lisa Gardner acho.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super interessada pelo livro, Mari. Fala até sobre a NAS e ETs? Preciso! Já tinha vontade de conferir a série, e agora quero inteira. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Espero que sim!
    Bem, lendo minhas mensagens anteriores, percebe-se o quanto gosto dessa série. Comecei pela metade também. A Última Vítima não cheguei a terminar o livro, porque era ebook e acabei desistindo. Mas esse mês comecei a comprar os livros e aos poucos vou conseguir ter a série toda. Sonho! Já estou com O Cirurgião e O Dominador na estante, só na espera da leitura! Adoro as obras dessa autora! Obrigada por subir as resenhas! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Essa série está me interessando bastante conforme vou lendo as resenhas que você posta sobre elas, mas fico pensando, não ficou muito pesado com crianças, não? Sei que a autora teve todo um cuidados e inserir elas no Universo e etc, mas fico com um pé atrás de ler livros desse gênero com crianças, enfim, espero um dia poder ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sou totalmente medrosa e por isso me assustei só de ver a capa srsr nunca leria essa série, mesmo sendo tão bom, fico feliz que a autora tenha conseguido amadurecer sua escrita e surpreendenr o leitor, talvez se eu tomar coragem eu leia, tenha sangue frio com livros com crianças que são as vítimas

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, sem precisar ler quase toda a série. Dizem q esse é um dos melhores.
    Ah... conseguiu terminar Exorcismo???

    ResponderExcluir
  7. Essa capa é de arrepiar!
    Acho que é um aviso do que esperar da leitura. E confesso que faz e muito o meu gênero.
    Só o que me deixa receosa é o fato de envolver crianças...
    Mas mesmo assim vou ler.

    ResponderExcluir
  8. De todos os livros que mostrou até aqui, este é o que tem a capa mais assustadora. Acho que a historia tambem por envolver crianças. A cada resenha sempre rola mais vontade de ler a serie.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Fiquei bem curiosa sobre esse livro, realmente esse historia da Tess parece cobrir muito coisas e achei bem interessante a diversidade dos temas trabalhados nesse livro, também achei interessante temos politica aqui pois sempre gera muita intriga e quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.