21 de outubro de 2014

RESENHA: TODA A VERDADE - David Baldacci (Ed. Arqueiro)



Bom dia, pessoal.

E hoje temos mais resenha da editora ARQUEIRO e do BALDACCI. Se ontem eu babei ovo em cima de O SEXTO HOMEM, é com tristeza que hoje digo que achei TODA A VERDADE apenas mediano.

Toda a VerdadeTODA A VERDADE (vol. 1)
DAVID BALDACCI
Série: Shaw
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2011                  
Nº págs: 304
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Shaw trabalha para uma agência secreta de inteligência e sua vida se resume a viajar pelo mundo à caça de bandidos perigosos. Abandonado ainda bebê, sem laços afetivos e nem mesmo um nome próprio, ele nunca se importou com o fato de não saber se chegaria vivo ao fim do dia. Até agora.
Envolvido com a alemã Anna Fischer, especialista em assuntos internacionais que trabalha para o Phoenix Group, em Londres, tudo o que Shaw quer é deixar essa vida para trás e se estabelecer tranquilamente ao lado da mulher que ama. Mas seus planos estão prestes a ser frustrados.
Ao ver seus lucros diminuírem a cada mês, Nicholas Creel, dono da maior fornecedora de armamento militar do mundo, decide que é hora de provocar uma guerra. Para isso, contrata um especialista em manipular fatos e “criar a verdade”. Juntos, eles lançam uma campanha de difamação contra o governo russo, cujos efeitos são bombásticos. Quando todos os outros países já estão preocupados com a nova Ameaça Vermelha, um sangrento ataque ao prédio do Phoenix Group aumenta ainda mais a tensão mundial. Em meio a tudo isso, Katie James, uma jornalista premiada que caiu em desgraça por causa do alcoolismo, tem acesso ao único sobrevivente do Massacre de Londres que pode lhe dar o furo capaz de mudar sua vida.
Enquanto as peças desse quebra-cabeça se juntam, Shaw parece ter pouco tempo para desarticular essa rede de intrigas e impedir que tenha início um conflito capaz de acabar com o mundo como o conhecemos.

Comentei ontem que demorei para ler os livros policiais do BALDACCI por pensar que ele só escrevia livros de espionagem. Não estava 100% errada, pois uma das séries do autor é de espionagem, exatamente por isso é que deixei para ler a série do SHAW depois... Depois de ter me familiarizado com a escrita do autor, com seus excelentes enredos e com sua genialidade para conduzir à narrativa. Contudo, mesmo tendo saboreado livros excelentes até aqui, não consegui me deixar levar por esse primeiro volume da série do SHAW e torci o nariz L

É difícil escrever essa resenha, pois existiram pontos que realmente adorei no enredo, mas é como eu sempre digo, esse negócio de espionagem não é comigo. Ainda mais quando é sobre espionagem russa, KGB, etc, etc, etc. Nem eu sei explicar a razão, mas sei que não consigo me conectar com esse tipo de história. Por isso, infelizmente, mesmo tendo achado a premissa interessante, fiquei nas três estelas, pois não consegui devorar o livro e nem me sentir instigada a lê-lo de forma descontrolada, mesmo tendo finalizado-o em um dia. O mérito é da escrita de BALDACCI que é fascinante apesar de tudo, mas quando terminei não tive aquela sensação de “obrigada por esse livro maravilhoso”.

Como disse, algumas coisas gostei bastante, dentre elas a jornalista Katie James. Uma mulher que já colheu os louros da glória da profissão, mas que ao passar por um momento traumático na carreira conheceu a derrocada e o álcool, e luta com todas as forças para deixar de ser sua companheira. Para mim, apesar de Katie não ser a personagem principal, as melhores partes do livro pertenceram a ela. Bastava a jornalista dar as caras que lia suas passagens de forma frenética, mas quando ela saia de cena, voltava a ler sem empolgação alguma, apenas ansiosa para voltar às suas passagens. Katie foi o motivo pelo qual li TODA A VERDADE até o fim.

É complicado falar de Shaw, pois ADOREI o personagem. Achei seu passado devastador, seu presente complicado, e quando cheguei ao fim do livro, fiquei dilacerada com o ocorrido em sua vida pessoal, e fiquei devastada ao imaginar seu futuro. Ele é um homem integro e correto, com uma história de vida tocante e ao mesmo tempo emocionante. É também um homem apaixonado e dedicado. Todos esses fatores fizeram com que o personagem me fascinasse e que eu passasse a achar sua vida particular muito mais interessante que a profissional, e nessas passagens aconteceu o mesmo que com Katie. Shaw aparecia com informações sobre sua vida pessoal e eu lia de forma ávida, quando o assunto era sua profissão, mais uma vez ficava desgostosa com a leitura.

Como disse desde o início, foi bastante complicado escrever essa resenha, pois, por mais que tenha gostado de muitos pontos, não consigo sentir uma conexão completa com histórias de espiões, principalmente quando envolvem os países do Oriente Médio e a Rússia. TODA A VERDADE é um livro ótimo, só não é para mim L  


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Tenho que dizer que fiquei interessada, Mari. Avaliando os pontos que você abordou e somando ao fato de que gosto de espionagem creio que vou adorar o livro. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O primeiro livro que li do Baldacci foi exatamente Toda a Verdade. Eu amei. Gosto muito de livros de espionagem mas, com certeza, a chave para esse livro é a escrita do David.
    Agora preciso ler O Sexto Homem.

    bjs.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.