30 de outubro de 2014

RESENHA: O HOMEM PERFEITO - Vanessa Bosso (Ed. Novo Conceito)



Olá, pessoal.

Dando continuidade a nossa semana especial da NOVO CONCEITO, hoje vocês vão poder conferir a resenha de O HOMEM PERFEITO da brasileira VANESSA BOSSO.

O Homem PerfeitoO HOMEM PERFEITO
VANESSA BOSSO
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 224
Gênero: Romance, Chick Lit

SINOPSE: Melina teve alguns relacionamentos ruins, outros péssimos... Mesmo assim, ela não desiste: um dia ainda vai encontrar alguém que a complete e que entenda algumas manias fofas que ela tem como comprar mais sapatos do que pode guardar ou tomar uma multa ou outra por excesso de velocidade. Ela faz a sua parte escrevendo um pedido ao universo, no qual descreve esse ser incrível nos mínimos detalhes. Agora é só esperar, certo? Melina não imagina, porém, que esse presente dos céus já existe, mas foi parar nos braços de uma mulher in-su-por-tá-vel. O que fazer quando o destino insiste em brincar com a sua paciência?

Adorei o título do livro e por causa dele, e pelo fato de não ter lido a sinopse, tive uma ideia totalmente errada do que iria encontrar. O HOMEM PERFEITO me fez achar que encontraríamos uma protagonista perto de seus 30 anos, como é de praxe nos chick lit, que seria muito exigente e estivesse em busca do homem ideal. Estava preparada para rir horrores e me divertir muito com essa busca desenfreada, mas encontrei um enredo completamente diferente do que o título me levou a crer e acabei me sentindo um pouco decepcionada.

Melina é a mulher de quase 30 anos dos chick lit, mas ela não está em uma busca frenética para encontrar alguém. Ela sofreu uma decepção amorosa em São Paulo que a fez perder tudo, inclusive o emprego e a dignidade. Por causa disso, voltou para Paraty, cidade do pai e dos avós. Ela havia saído da cidade quando jovem e após longos anos nos retornou. O problema que encontrei na história é que após isso o enredo se tornou um enorme e previsível clichê. Por exemplo, logo que chega à cidade ela encontra com Ben, seu ex-namorado de adolescência, que é considerado o homem perfeito. Preciso dizer mais alguma coisa? Tenho certeza de que todo mundo já sabe exatamente como isso vai terminar. E foi por isso que fiquei decepcionada e frustrada com o livro.

Adoro chick lit e ultimamente dei sorte de ler alguns que apresentavam algum diferencial, alguma coisinha a mais, e isso não apareceu aqui. Claro que Mel é uma protagonista extremamente engraçada e divertida, e que os outros personagens também são encantadores, mas isso não mudou o fato da previsibilidade do enredo. Contudo, apesar de ter achado a história fraca, preciso admitir que a narrativa de BOSSO é DE-LI-CI-O-SA! A autora escreve de forma bastante fluida, escolhe as palavras certas e tem o dom para escrever cenas e situações engraçadas. Meu problema com o livro foi o enredo clichê que não apresentou nenhum diferencial, ou talvez tenha sido o fato de eu ter imaginado que o livro abordaria as mais diversas faces da personalidade masculina até que a protagonista encontrasse alguém que fosse perfeito para ela, ou que tirasse conclusões de que tal busca seria em vão, já que seria impossível encontrar tal ser. Acho que essa coisa de voltar para o primeiro namorado já está muito batida e já foi muito explorada, e de forma sempre igual.

Classifiquei O HOMEM PERFEITO como uma leitura mediana. Por causa da forma de narrar da autora e dos divertidos personagens, passa longe de ser ruim, mas, por ter achado que faltou algo mais, passou igualmente longe de ser excelente. Porém, se tiver oportunidade, com certeza irei conferir outra obra da autora.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Uma pena o livro ter te decepcionado, Mari. Mas se a narrativa e os personagens te agradaram há chances da autora acertar mais na próxima obra. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.