8 de outubro de 2014

RESENHA: LONGE DE VOCÊ - Emily Hainsworth (Ed. Galera record)



Oi, gente.

Hoje vou falar de um livro Sci Fi que acabou me surpreendendo: LONGE DE VOCÊ da EMILY HAINSWORTH, lançado pela GALERA RECORD.

Longe de VocêLONGE DE VOCÊ
EMILY HAINSWORTH
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 288    
Gênero: Sci Fi


SINOPSE: Camden Pike tem uma surpresa ao retornar ao local do acidente que matou Viv, sua namorada: ele encontra uma garota exatamente igual a ela. Nina vem de uma realidade paralela onde Viv está viva – mas não é bem Viv. Mas Cam está disposto a mantê-la ao seu lado. Mas eles fizeram escolhas bastante distintas em suas vidas, e quando Nina revela um segredo perigoso, fica claro que a Viv que Cam amava não é a mesma pessoa que ele reencontra. Mas será que ele conseguirá escolher entre essas duas realidades?



Achei a capa de LONGE DE VOCÊ linda e fiquei bastante curiosa com a sinopse, por isso acabei solicitando o livro. Foi só depois de ele ter chegado que resolvi dar uma olhadinha nas avaliações do Skoob e acabei ficando com medo por conta das notas baixas. Diante disso, li sem expectativa alguma e acho que por isso achei algumas coisas bacanas e não achei tão terrível.

Confesso que como um Sci Fi ele não é lá aquelas coisas. LONGE DE VOCÊ aborda o tema dos universos paralelos, mas achei bem mal explorado, trabalhado e principalmente, parcamente explicado. Senti que a autora jogou o tema ali só para ter motivos para algumas situações acontecerem e desenvolver uma história de amor. Se dependesse apenas desse aspecto, creio que não teria dado mais que uma estrela, mas levei outros aspectos em consideração na hora de avaliar e isso subiu um pouquinho a nota. Foi justamente o que costumo detestar nesses livros com adolescentes que gostei: o romance.

No início da leitura achei Camden, o protagonista problemático, um pé no saco. Um garoto tolo, dependente de uma mulher, e parecia que o romance em LONGE DE VOCÊ iria se desenvolver exatamente da forma que detesto: jovens extremamente apaixonados que colocam esse amor acima de todas as coisas e parecem esquecer-se do que se passa ao redor. Diante disso, já estava preparada para não gostar do enredo por completo, mas o que encontrei nas páginas foi me agradando de forma gradual.

Camden, que a princípio parecia alheio à personalidade da Viv do outro mundo, começa a acordar e perceber os sérios problemas que a garota tem, e gostei de ver o personagem dando essa acordada. Ok, tudo era muito óbvio e ele demorou a entender e a acreditar em todas as pistas que encontrou, mas quando se deu conta de tudo que estava acontecendo, teve uma boa reação e a melhor das atitudes.

Viv é o tipo de personagem que assim que aparece já nos deixa com o pé atrás. A Viv do universo paralelo, por exemplo, deixa evidente que algo errado está acontecendo, e o pedestal em que Camden coloca a Viv de seu universo nos deixa desconfiados de tanta perfeição e da forma como o garoto a vê.

Nina foi uma personagem que gostei bastante, apesar de ter achado que ela enrolou de forma desnecessária para fazer algumas revelações para Camden. Contudo, achei interessante a participação dela na trama, que é bastante importante, mas principalmente, gostei da maturidade da garota. 

É como disse ali em cima, como um Sci Fi, LONGE DE VOCÊ é fraquíssimo, mas me agradou como romance por causa da personalidade dos personagens e pelo descobrimento gradual do caráter deles. Como fiquei satisfeita com isso, acabei por dar 3 estrelas. É um livro gostoso e rápido de ler, mas deve ser lido sem maiores expectativas ou esperanças.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Com uma capa assim jamais imaginei ser um sci-fi. Mas seus comentários sobre os personagens e o romance me deixaram curiosa, Mari. Talvez eu leia. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom eu ter lido a sua resenha. Estava com uma alta expectativa para esse livro porque gostei bastante da sinopse, além de também ter achado a capa linda.
    Mas é bom saber que não é tão bom assim.

    bjs.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.