10 de outubro de 2014

RESENHA: HERANÇA DE SANGUE - Mark Billingham (Ed. Record)



Oi, pessoal.

Não costumo postar duas resenhas no mesmo dia, mas como ontem operei e não consegui postar, não quero atrasar a programação do blog, portanto, agora tem mais uma resenha policial. Dessa vez de HERANÇA DE SANGUE, do MARK BILLINGHAM, lançado pela RECORD.

Herança de SangueHERANÇA DE SANGUE (vol. 8)
MARK BILLINGHAM
Série: Tom Thorne
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 392
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Enquanto cumpria pena por ter matado sete mulheres, o assassino em série Raymond Garvey foi diagnosticado com um tumor cerebral e morreu na prisão. Quinze anos depois de ele ter aterrorizado a Inglaterra com seus crimes bárbaros, os filhos de suas vítimas começam a ser assassinados. As mortes estão conectadas por uma pista: uma série de fragmentos de radiografia ensanguentados, encontrados na palma da mão de cada um dos cadáveres. O inspetor Tom Thorne precisa agir rápido e proteger os que ainda estão na lista do criminoso, mas nada e ninguém são o que parecem ser. Não quando se está lidando com um dos assassinos mais desequilibrados que já existiu.

Preciso começar dizendo que não sei muito o que falar sobre esse livro. A sinopse me atraiu bastante, gostei do ritmo da leitura, da premissa do livro, mas algumas coisas me fizeram torcer o nariz, por isso optei por dar uma nota mediana.

Vou começar falando sobre o enredo, que gostei e achei até instigante, ainda mais porque não se faz muita surpresa sobre quem é o assassino, então passamos a ter mais um livro de perseguição e descobrimento de identidade do que um suspense para procurar quem é o assassino.

Alguns personagens secundários foram bastante interessantes, mas os principais nem tanto, algumas coisas neles me incomodaram bastante, como por exemplo, o relacionamento amoroso de Tom, o protagonista e investigador. Sempre gosto de acompanhar a vida amorosa desse tipo de personagem nos livros policiais, pois na imensa maioria das vezes esse lado da vida deles é bastante conturbado e o álcool se torna companhia constante por causa disso. Mas Tom me surpreendeu por ter uma namorada, também policial, e estarem praticamente morando juntos, mas logo no começo da história temos uma notícia triste sobre o casal, e achei bastante estranha a forma como eles se comportaram diante da tragédia. Apesar de séries policiais poderem ser lidas de forma independente, dessa vez senti falta de saber mais sobre a vida de Tom e a namorada, pois o tipo de relação deles, a falta de diálogo e o modo que se comportam, deixaram-me bastante confusa. Parecia que faltava algo a eles. As passagens deles foram bastante estranhas e algumas vezes até sem sentido. Acho que ter acompanhado o relacionamento desde o início teria ajudado a compreender melhor o comportamento de ambos e a dinâmica deles enquanto casal.

Outro personagem que me decepcionou foi o assassino, que em um capítulo ou outro ganhou voz. Em suas passagens ele me pareceu tão simplista, tão comum, tão pouca coisa, que fiquei indignada de a polícia considerá-lo um verdadeiro gênio, um cara extremamente inteligente, planejador e meticuloso, pois em suas passagens ele não pareceu ser nada disso! Para mim, a polícia teve uma visão exacerbada da capacidade do assassino, enquanto eu tive uma visão totalmente simplista de suas atitudes, pensamentos, planejamentos e forma de agir. Foi como se a polícia quisesse me convencer que o assassino era fodão e o próprio assassino mostrasse sua incapacidade para sê-lo, fazendo a polícia se passar por besta, pois eles deixaram passar muitas obviedades.

Tinha uma expectativa bem alta com essa leitura, mas a verdade é que a achei de mediana para baixo, apesar de ter achado o enredo interessante, não teve nada que achei brilhante. Talvez tivesse achado Tom o máximo, mas como disse, senti falta de saber sobre a vida pregressa dela, e por causa disso não consegui sentir conexão com o personagem.

Tiveram passagens interessantes? Obviamente, sim. Teve até muitas situações interessantes e instigantes, mas, infelizmente, não consegui ver o livro como incrível, e eu estava esperando por algo nessa linha. 

HERANÇA DE SANGUE foi uma leitura mediana, mas não descarto a possibilidade de ler outros livros do autor. Pelo contrário, quero conferir mais alguma coisa para poder ter uma opinião melhor e mais definitiva sobre BILLINGHAM. Espero que não demore a ser lançado, pois quero tirar logo a prova. 


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Pelos seus comentários, Mari, tive a impressão de que a sinopse vende mais do que o livro oferece. O que é uma pena. Mas vou aguardar sua opinião sobre outros livros do autor. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.