15 de outubro de 2014

RESENHA: CHAMA FATAL - Lisa Jackson (Ed. Bertrand Brasil)



Boa noite, pessoal.

Embalada por essa onda de resenhas policiais que apareceram aqui no blog na semana passada e nessa, hoje resolvi falar de mais um livro do gênero: CHAMA FATAL, da LISA JACKSON, lançado pela BERTRAND BRASIL.

Chama FatalCHAMA FATAL
LISA JACKSON
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2009                
Nº págs: 532
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Quando Shannon Flannery conta às autoridades que está sendo espionada e corre risco de morte, a polícia a desacredita e a considera paranoica. A única pessoa ao seu lado é Travis Settler, ex-agente do Batalhão de Forças Especiais do exército que está convencido de que o sequestro de sua filha Dani encontra-se, por algum motivo, interligado ao passado obscuro de Shannon. E ao perceber a conexão entre as duas, sua vida se transforma em um verdadeiro pesadelo. Depois do desaparecimento de Dani, ocorrem inexplicáveis acontecimentos envolvendo a família de Shannon, com mortes de parentes de diferentes e estranhas maneiras. A única semelhança entre todas é que nas cenas dos crimes há a presença de fogo. Uma mulher que não pode confiar em ninguém, exceto em um homem que tem todos os motivos para duvidar dela, está determinada a descobrir a verdade assustadora, mesmo que esta a coloque cara a cara com um assassino em série, cujo desejo de vingança não será aplacado. Uma história de suspense que, com toques de romantismo, deixa os leitores com os nervos e o coração à flor da pele.

      Faz algum tempo que tive meu primeiro contato com a LISA. Foi com grande empolgação que comecei O ÚLTIMO GRITO, mas não foi tão empolgada assim que terminei, isso porque, para mim, o livro teve romance e sexo de mais e suspense de menos. Não que a história não tenha sido boa, ela foi, mas achei muito meloso para um livro policial. Como não gosto de descartar um autor depois de apenas um contato com ele, resolvi que já era hora de uma segunda chance com a autora, e por esse motivo solicitei CHAMA FATAL.

Em ambos os livros LISA abordou incêndios, o que me fez pensar se a própria autora não tem um “quezinho” de piromaníaca, mas CHAMA FATAL foi infinitamente melhor que O ÚLTIMO GRITO. Em CHAMA FATAL temos uma história policial de verdade, com grandes perseguições e muitas reviravoltas. Temos também uma coisa que adoro: uma quantidade excelente de vítimas, que serviram para dar ao livro um ritmo fantástico, do tipo que é impossível soltar antes de chegar ao final mesmo com a grande quantidade de páginas.

Os personagens foram muito bem construídos e aprofundados. No momento certo, todos foram dissecados e pormenorizados. E olha que temos uma quantidade imensa de personagens, afinal, a protagonista, Shannon, tem mais 5 irmãos, cada um deles com sua vida particular e com mais pessoas ainda os rodeando.

Um ponto que gostei bastante em CHAMA FATAL foi o fato de descobrir que existiam muitos segredos de família sendo escondidos de Shannon. Adoro essas tramas cheias de gente que escondem coisas de seus familiares. Isso faz com que o enredo se torne imenso e com os mais variados tipos de segredos.

Apesar de ter gostado muito do enredo criado por LISA, não dei 5 estrelas para o livro porque achei algumas passagens forçadas e inverossímeis, assim como também achei isso do personagem escolhido para ser o culpado. Para não deixar o culpado sendo alguém óbvio, a autora resolveu criar uma reviravolta mirabolante e, para mim, uma explicação um tanto quanto forçada para culpar o inimaginável. Teria gostado muito mais do desfecho se a culpa tivesse caído em algum outro personagem que não necessitasse de tantos rodeios e explicações. Fico chateada quando os autores resolvem enrolar no final para surpreender. Às vezes, menos é mais, e creio que em CHAMA FATAL seria exatamente o caso, pois qualquer outro que tivesse sido escolhido como culpado poderia não surpreender, mas com certeza iria chocar, além de não precisar dar mil voltas para “criar” uma explicação para o personagem estar ali.

Enfim, comparando com o outro livro que li da autora, gostei muito de CHAMA FATAL e fiquei empatada em relação a ela. Preciso ler logo CALAFRIOS para desempatar. Dei uma pesquisada nos livros já lançados pela LISA e fiquei surpresa por termos apenas 3 livros dela lançados por aqui, pois lá fora já são mais de 60(!) só no gênero do suspense. A obra inteira da autora passa facilmente dos 100 livros, fiquei pasma! Haja criatividade! 

Para quem gosta de suspense com leitura rápida e instigante, recomendo muito CHAMA FATAL. Confiram ;)


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Fiquei bastante interessada, Mari. Pois é bom saber que mesmo que a resolução tenha soado forçado não se sobrepôs aos pontos positivos. Espero poder ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.