10 de setembro de 2014

RESENHA: SANTUÁRIO - Meg Cabot (Ed. Galera Record)



Ei, gentes.

Hoje vou falar sobre um livro da minha diva MEG CABOT que achei bem mais ou menos: SANTUÁRIO, quarto livro da série DESAPARECIDOS, lançado pela GALERA RECORD.

SantuárioSANTUÁRIO (vol. 4)
MEG CABOT
Série: Desaparecidos
Editora: GALERA RECORD      
Ano: 2014                  
Nº págs: 256
Gênero: Juvenil, Sobrenatural, Aventura, Mistério


SINOPSE: Jess Mastriani, conhecida como a Garota Relâmpago, é capaz de encontrar pessoas desaparecidas. Quando atos de vandalismo começam a ocorrer e seu vizinho é encontrado morto em circunstâncias muito violentas em um milharal, ela se vê no meio de um plano muito perigoso. Jess terá que engolir o orgulho e juntar forças com o FBI para entrar no santuário de arruaceiros capazes de cometer as maiores atrocidades em nome de seus preconceitos.



Não escondo que tenho um amor incondicional pela MEG e que mesmo quando acho seus livros mais ou menos, gosto deles. É o caso aqui, gostei de SANTUÁRIO por “N” motivos, mas não senti que ele foi tão bacana quanto os outros da série.

A verdade é que após ter colocado o terceiro volume nos favoritos, fiquei esperando algo que pudesse achar tão bom quanto, mas a expectativa arrefeceu bastante conforme prosseguia com a leitura.

O começo foi instigante, digno dessa série da MEG que deixa corpos por aí. Como amo livros policiais, adoro conferir livros com mortos, motivo pelo qual sou louca por essa série, principalmente depois do terceiro volume, onde corpos começaram a aparecer. O problema com SANTUÁRIO foi o exagero. A série traz Jess Mastriani, uma garota incrível, que foi atingida por um raio e começou a ter visões de pessoas que estavam desaparecidas. Por conta disso, o FBI quer que ela trabalhe para eles, só que mais perturbam a menina do que a ajudam, contudo, até o momento eles tinham sido presentes e se comportado como agentes do FBI. Sei que essa é uma série juvenil, mas não gostei nadinha da forma como o FBI foi retratado nesse volume. Como sou fã de livros e séries policiais, sei que o comportamento dos agentes é outro, e aqui me pareceu extremamente forçado que Jess, uma adolescente sem treinamento algum, tomasse a frente da situação e partisse para ação, com o FBI observando e deixando! Isso me incomodou muito. Nos outros livros da série achei mais light, compatível com o público a que se destina, mas nesse achei que o comportamento do agente foi realmente MUITO forçado e exagerado. Sem contar que por muitas e muitas vezes Jess ofende e é grosseira com o agente... Sei lá, achei absurdo e nada verossímil.

Tirando isso, SANTUÁRIO até me agradou. Jess continua a mesma, ela é engraçada, tem um humor mordaz e é inteligentíssima em suas colocações. Adorei acompanhar o romance dela com Rob e ver que está evoluindo. Torço pelo casal, apesar de ficar cada vez mais curiosa com o misterioso passado que envolve o garoto. Está se fazendo tanto segredo em relação a isso que acho bom MEG me surpreender quando for revelar, se for algo bobo vou ficar bem decepcionada.

Uma coisa que senti falta nesse quarto volume foi maior participação da família de Jess. Adoro cada um deles, principalmente seus irmãos, mas eles foram pouco explorados dessa vez L

Uma coisa que achei bem legal em SANTUÁRIO foi o tema que MEG abordou. O livro fala sobre racismo e sobre seguir de forma cega uma religião/crença. Com essa abordagem, ela também aproveitou para falar sobre a raça ariana, o holocausto e Hitler. Esses foram pontos realmente positivos e que adorei. 

É como disse no início, amo a MEG e mesmo quando acho um livro dela mais ou menos, gosto. Para mim, SANTUÁRIO foi o pior da série, não pela história abordada, que adorei, mas pelo exagero extremo em diversas situações. Espero que os próximos sejam melhores. De qualquer forma, é uma série que adoro, acho super bacana e sem dúvida recomendo.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. É uma pena quando livros de uma série que gostamos nos decepcionas por causa de exageros, Mari. Mas devo dizer que vim tomar conhecimento dessa série através de você e achei a premissa bem interessante, espero poder ler futuramente. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mari, eu também adoro tudo o que a Meg escreve, mesmo quando me decepciona rs. Mas ainda não tive coragem de ler essa série, ela sempre me pareceu bem infantil, e acabei que nunca fui atrás dela. Mas fiquei curiosa, não imaginei que ela fosse por esse lado, de ser um livro policial, imaginei que fosse uma história bem mais bobinha (o que não deveria me surpreender descobrir que não é, já que é uma série escrita pela Meg). Agora fiquei curiosa, mesmo você não tendo gostado tanto desse, quero ler a série.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.