13 de setembro de 2014

RESENHA: A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS - Maurício Gomyde (Ed. Novo Conceito)



Oi, gentes!

Não costumo postar resenhas aos sábados, mas como tenho MUITAS resenhas da NOVO CONCEITO prontas, mas com as postagens atrasadas, resolvi eleger este para ser o dia da semana para vocês conferirem as resenhas da editora. Vou começar com um livro maravilhoso que me levou às lágrimas: A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS, do MAURÍCIO GOMYDE.

A Máquina de Contar HistóriasA MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS
MAURÍCIO GOMYDE
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 192
Gênero: Drama

SINOPSE: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Sempre vi vários blogueiros e leitores comentando sobre os livros do GOMYDE. Todo mundo falava tão bem do autor, que fiquei curiosa, mas nunca tinha ido atrás para ler algum de seus livros. Quando os livros de julho da NOVO CONCEITO chegaram, e o lançamento do GOMYDE estava no meio, vi que era a oportunidade de conferir a escrita desse autor brasileiro tão elogiado, e pasmei(!), porque realmente foi perfeito *_*

É com palavras singelas e tocantes que GOMYDE apresenta a história de um romancista egoísta, louco por sucesso, que acaba deixando a família que construiu e que tanto o amou para trás. Em sua luta frenética por glória, Vinícius acaba por deixar para depois as três mulheres mais importantes de sua vida: sua esposa doente e as duas filhas. É só quando a esposa morre que ele percebe o quão ausente se tornou e que está perdendo não só o respeito das filhas, mas também o amor.

Em busca de redenção, ele finalmente resolve dar uma pausa na carreira literária e se aproximar das duas filhas a fim de conhecê-las melhor e de deixar que elas o conheçam também. É em meio à dor da descoberta de ter colocado a carreira como primordial em sua vida que Vinícius vai descobrindo que a vida não é feita de sucessos literários.

GOMYDE explorou a faceta de Vinícius de forma contagiante. Em momento algum vi o escritor como um vilão por ter abandonado a família, ou um mocinho, por tentar recuperar as filhas; pelo contrário, é o tipo de personagem bastante humano, cheio de falhas e erros, que está disposto a consertar, a reconquistar, a tentar. Através de palavras realmente lindas, GOMYDE aproxima esse pai de suas duas filhas: Vida, a mais nova e mais engraçadinha, e Valentina, a adolescente revoltada, que apesar de magoada com o pai, sente um amor incondicional por ele.

Valentina é uma personagem importantíssima nessa trama. É através da sensibilidade dela que Vinícius passa a enxergar melhor a vida e o mundo. É através do talento da filha que ele vê que ela pode se tornar uma autora melhor do que ele jamais foi. Essa foi uma das melhores partes do livro, ver que GOMYDE criou um autor fantástico, mas que escreve de acordo com as teorias literárias com que um dia teve contato. Vinícius não escreve com o coração, com a emoção, ele escreve para agradar, para ter construções frasais perfeitas, seguindo todo um esquema teórico, enquanto sua filha escreve com o coração, com a alma.

Para mim, foi mágico ver esses dois modos de narrar tão opostos trabalhados, mais mágico ainda foi acompanhar a jornada desse pai em busca de consertar suas falhas e retomar sua imagem, não com o público, mas com suas filhas, suas maiores fãs, a quem ele tinha dado tão pouca importância, achando que com dinheiro e presentes poderia comprar a felicidade e o afeto delas. Foi magnífico ver um adulto disposto a ser aberto e aprender com os mais jovens.

O final foi tocante e me acabei de tanto chorar. Foi lindo, maravilhoso, singular. Finalmente compreendi a razão de sempre ter lido tantos elogios envolvendo o GOMYDE. Todos foram muito merecidos, e agora faço parte dessa onda de leitores que o acham incrível! Espero que a NOVO CONCEITO invista mais no autor e não demore a lançar outros livros dele. Quero conferir todos! Estou pronta para deixar que ele me emocione de novo com suas palavras. A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS é um belíssimo livro. Para aqueles que adoram um drama ou uma história de redenção, recomendo de olhos fechados, claro que com um lencinho ao lado, pois será impossível não deixar a emoção aflorar e saltar aos olhos em forma de lágrimas. Tenho certeza de que quem ler vai, assim como eu, favoritar esse livro mais que perfeito <3 LEIAM!




Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Esse é o tipo de livro que já chama minha atenção pelo título. E com todos esses seus elogios tenho certeza de que preciso ler, Mari. Parece mesmo uma história emocionante. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. parece que é ótimo, gostei da sinopse e da capa <3 com certeza vai entrar para a lista dos que quero ler

    ResponderExcluir
  3. Mari, eu peguei uma raiva a um tempo atrás dos livros desse autor, porque em todo blog que eu ia eram trezentos posts sobre os livros, que eu nunca nem chegava a ler as sinopses dos livros. Mas eu acabei dando uma chance à sinopse desse livro, já que veio de parceria mesmo, e me interessou. Aí fui dar uma lida nas resenhas do livro e me encantou, só vi comentários super positivos em todos os lugares. Aí a minha raiva passou, e fiquei morrendo de vontade de ler ele. Parece ser um livro lindo, tenho que chegar nele logo e ter a minha própria opinião. Adorei.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.