1 de setembro de 2014

RESENHA: THE LEFTOVERS - Tom Perrotta (Ed. Intrínseca)



Boa noite, pessoal!

As postagens de hoje estão atrasadas, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? Vou começar essa semana de resenhas falando do maravilhoso THE LEFTOVERS do TOM PERROTTA, relançado pela INTRÍNSECA.

THE LEFTOVERS
TOM PRERROTTA
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 320
Gênero: Drama

SINOPSE: O que aconteceria se, de repente, sem nenhuma explicação, pessoas simplesmente desaparecessem, sumissem no ar? É o que os perplexos moradores de Mapleton, que perderam muitos vizinhos, amigos e companheiros no evento conhecido como Partida Repentina, precisam descobrir. Desde o ocorrido nada mais está do mesmo jeito — nem casamentos, nem amizades, nem mesmo o relacionamento entre pais e filhos. O prefeito da cidade, Kevin Garvey, quer acelerar o processo de cura, trazer um sentimento de esperanças renovadas e propósito para sua comunidade traumatizada. Ainda que sua família tenha sido desfeita com o desastre: sua esposa o deixou para se juntar a um culto cujos membros fazem voto de silêncio; seu filho, Tom, abandonou a faculdade para seguir um profeta duvidoso chamado Santo Wayne; e sua filha adolescente, Jill, não é mais a dócil estudante nota dez que costumava ser. Em meio a tudo isso, Kevin ainda se vê envolvido com Nora Durst, uma mulher que perdeu toda a sua família no 14 de Outubro e continua chocada com a tragédia, apesar de se esforçar para seguir adiante e recomeçar a vida. 

THE LEFTOVERS foi lançado em 2012 pela INTRÍNSECA com o nome de OS DEIXADOS PARA TRÁS. Desde então, vi o livro em várias e várias promoções pelos sites de vendas, mas nunca tinha me interessado sequer em ler a sinopse. Eis que um belo dia, assistindo algum canal da TV por assinatura, vi o trailer de uma série que me chamou muita atenção: THE LEFTOVERS. Adorei a premissa de 2% da população mundial desaparecer. Assim que terminou, liguei para meu namorado e falei: “tem um nova série que precisamos ver”. E aí, fuçando sobre a série, descobri que era baseada no livro lançado pela INTRÍNSECA! Aquele, que tanto vi em promoções e nunca comprei, que nem me dignei a ler a sinopse para ver se acharia interessante ¬¬...

Depois dessa enorme falha, resolvi solicitar o livro, pois queria conferi-lo antes de assistir à série. Na ansiedade de aguardar a chegada, fui ler algumas resenhas, e então fiquei com o pé atrás, pois muitas diziam que no livro não havia explicação para o sumiço da população. Confesso que diante de tais afirmações dei uma broxada, para mim, seria descabido um livro apresentar uma premissa dessas e não dar maiores explicações.

Ao terminar THE LEFTOVERS descobri que tudo isso era verdade, mas que estava completamente errada! PERROTTA conduziu o enredo de forma tão fascinante, que nem liguei de não ter uma explicação. Sim, obviamente fiquei intrigada e fiz mil especulações, mas também fiquei completamente satisfeita com o enorme universo de personalidades que o autor explorou nos mais diversos personagens. Como a capa do livro traz uma citação do mestre KING, vou me permitir comparar a grandeza da escrita sobre os personagens de PERROTTA com a de KING.

Quem acompanha o blog sabe que AMO o STEPHEN KING. Sabe também que o que mais gosto no autor é a forma humana como ele retrata seus personagens. KING os explora tão bem, que a sensação é de que o sujeito do livro poderia ser nosso vizinho ou parente. E PERROTTA me surpreendeu ao mostrar que possui esse mesmo talento, pois conduziu a história de cada um dos personagens do livro (e são muitos) de forma magistral! Seja por meio do fanatismo religioso ou da revolta com Deus, TOM conseguiu se aprofundar nos mais diversos detalhes dessas pessoas: das que sofrem por ter perdido alguém no fatídico dia, às que sofrem por não ter ninguém desaparecido pelo evento, mas que após ele foram embora por escolha própria. PERROTTA conseguiu explorar a dor e a tristeza de forma única, deixando-me realmente impressionada com sua capacidade de retratar essas angústias.

Admito, porém, que o que mais gostei em THE LEFTOVERS foi a forma como o autor explorou o fanatismo religioso. SEMPRE gosto quando um autor explora essa vertente, e mais uma vez comparo PERROTTA com KING, que é mestre em analisar esse tipo de personagem. TOM conseguiu o mesmíssimo feito de KING: trabalhou a imagem dos fanáticos de forma espetacular! Foram as melhores partes, ao menos para mim.

Mas ressalto que impressionante mesmo é não ter explicação para o sumiço da população e ainda assim ter um livro incrível em mãos. THE LEFTOVERS é um livro que retrata pessoas diante de uma situação incomum e que não explora essa situação para tentar encontrar respostas. Por muitas vezes lembrei de SARAMAGO enquanto lia THE LEFTOVERS, autor que também coloca o ser humano para viver em situação limite frente o inimaginável. 

Adorei THE LEFTOVERS e me arrependo muito de não ter lido antes. Agora é conferir a série para ver o que fizeram de diferente e ficar “boquejando” que o livro é melhor. Quem ainda não leu, corre ler!


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá tudo bem? estou acompanhando a série e estou no penúltimo capitulo, assim como o livro não tivemos nenhuma pista do que pode estar acontecendo. E muitas pontas devem terminar soltas no fim da temporada. Acredito que assim como o livro a série também deixara maiores explicações nos próximas temporadas/livros. Sera?

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Tem uma semana que eu visito suas resenhas e posso dizer que estou adorando todas. Sempre gostei de ler mas confesso que faz alguns anos que deixei o hábito de lado, infelizmente... Bom graças ao seu blog e suas resenhas (principalmente as policiais) que tenho retomado esse hábito gostoso que é a leitura. A respeito dessa resenha "Leftovers", fiquei bastante curioso para iniciar a leitura do livro, como também para assistir a série da HBO. Adorei o blog e leio tudo sempre que posso; e agradeço pelo empurrãozinho no retorno as minhas leituras! Um grande abraço, sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  3. Tive uma experiência bem diferente, Mari. Fiquei interessada logo que foi lançado em 2012, e fiquei ainda mais ansiosa quando soube que viraria série de TV sob o comando de Damon Lindelof. Comprei o livro, capa antiga mesmo, e li pouco antes da estreia. Me decepcionei. Não por não explicar, mas por não questionar. Também não gostei dos personagens, mas concordo que a narrativa de Perrota é boa. E apesar de não amar a série, achei melhor que o livro. Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Por isso que eu achava que conhecia esse nome, devo ter visto alguma propaganda da série de TV rs. Mas não fazia a menor ideia do assunto, agora lendo me lembra um pouco Resurrection, só que ao contrário. Fiquei bem curiosa, também nunca tinha parado para descobrir sobre esse livro, mas agora se tiver a oportunidade vou lê-lo sim. Adorei.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.