22 de setembro de 2014

RESENHA: GLÓRIA MORTAL - J.D. Robb (Ed. Bertrand Brasil)



Oi, pessoal!

Vou começar a semana com resenha de livro policial. Hoje vou falar sobre GLÓRIA MORTAL, segundo volume da série MORTAL, escrito pela J.D. ROBB, pseudônimo da Nora Roberts, e lançado pela BERTRAND BRASIL.

Glória MortalGLÓRIA MORTAL (vol. 2)
J.D.ROBB
Série: Mortal
Editora: BERTRAND BRASIL       
Ano: 2004                  
Nº págs: 363
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: A primeira vítima foi encontrada caída na calçada, na chuva. A segunda foi morta no próprio prédio onde morava. A tenente Eve Dallas, da Polícia de Nova York, não teve dificuldades para encontrar uma ligação entre os dois crimes. As duas vítimas eram mulheres lindas e muito bem-sucedidas, mas que mantinham relações que poderiam provocar suas mortes. Suas vidas glamourosas e seus casos amorosos eram assunto na cidade, assim como suas relações íntimas com homens poderosos e riquíssimos. Livro escrito por J.D. Robb - pseudônimo da escritora norte-americana Nora Roberts.

Como adoro livros policiais, sempre soube da existência dessa série, mas como são muitos e muitos e muitos volumes, nunca havia me interessado em ler. Esse ano isso mudou. Após a insistência de algumas blogueiras como a Gabi, do Livros & Citações e a Lygia, do Brincando com Livros, resolvi dar uma chance à série. Consegui o primeiro volume, NUDEZ MORTAL, no Skoob, parei com os livros de parceria e mergulhei fundo na história. Quando terminei só consegui pensar: “fudeu! Gostei pra caramba do livro, vou ter que continuar a série.” Pois é, minha intenção era ler o primeiro e odiar. Não queria gostar de uma série policial com mais de 20 volumes já lançados por aqui e mais de 40 lançados lá fora. Mas não teve jeito, foi impossível não deixar que a narrativa da autora e sua incrível protagonista, Eve Dallas, não me conquistassem.

Gamei no primeiro livro e surtei de felicidade a cada volume que consegui de troca no Skoob. Hoje conto com 10 livros da série na coleção, mas fora de ordem. Infelizmente, o que eu mais queria para a coleção eu não conseguia encontrar nunca, que era justamente o segundo livro, pois eu já estava surtando de vontade de continuar a série. Então, quando o email de solicitação da BERTRAND chegou, em vez de solicitar um dos lançamentos do mês, vi a oportunidade de continuar a série, e finalmente consegui ler o segundo livro: GLÓRIA MORTAL.

Se NUDEZ MORTAL havia me deixado louca, principalmente por ser uma série policial futurista (sim!, imaginem uma série policial acontecendo nos Jetsons <3), GLÓRIA MORTAL me deixou ainda mais fascinada pelo universo que a ROBB criou. A série se passa no ano de 2058 e temos carros voadores, robôs fazendo serviço doméstico, telas do tamanho de televisores que servem para se comunicar... Sério, essa ambientação que foi criada para a série é fabulosa! Durante a leitura por vezes me perco, não consigo decidir o que acho mais interessante: o ambiente futurista, a história policial, ou o romance que exalta das páginas, que, confesso, me faz sentir até calor *____*

Quanto ao ambiente futurista, preciso dizer que apesar de só ter lido dois livros da série, ele faz eu me sentir na minha infância. Como já disse ali em cima, as características desse “novo mundo” se assemelham muito aos Jetsons, e quando criança eu realmente acreditava que o futuro seria daquela forma, por isso, cada cena que traz uma dessas passagens, faz com que eu vibre de alegria. Não consigo descrever a felicidade que me inunda ao ler sobre viagens para outros planetas, sistemas de alarmes complexos, aparatos tecnológicos, etc.

Em relação à parte policial de GLÓRIA MORTAL, preciso dizer que achei o máximo! Adoro quando figuras proeminentes da sociedade são assassinadas e começa-se a desenterrar todos os podres dos possíveis suspeitos. É exatamente o que acontece nesse enredo. Descobrir os segredos escondidos por baixo dos panos dessas figuras importantes foi muito mais interessante do que acompanhar os cadáveres, e olha que vocês sabem que adoro as minuciosas descrições dos mortos. A única coisa que não me agradou 100%, e foi o motivo de eu ter dado 4 estrelas ao livro, foi o desfecho. Apesar de fazer bastante sentido, não gostei do personagem escolhido para ser o culpado. Não teria me importado se não tivesse havido surpresa e a culpa tivesse caído no personagem mais óbvio, mas a autora optou por surpreender e levar a narrativa para outra vertente para explicar as motivações do culpado. Como disse, tudo fez sentido, eu apenas teria preferido se a culpa tivesse caído em outra pessoa, teria sido mais chocante.

Sobre o romance da série... Esperem! Preciso recuperar o fôlego! Hmmmm... Pronto :D Antes de ler NUDEZ MORTAL via as meninas sempre falando que o Roarke isso, o Roarke aquilo e colocando mil coraçõezinhos após o nome dele. Por isso, tinha certeza que ia achar as passagens com o sujeito chatas e melosas, mas não! Roarke me convenceu de que é um verdadeiro deus! *_* É só ele aparecer que minhas pernas bambeiam e eu suspiro e suspiro e suspiro, mesmo porque, nossa protagonista, a linda Eva Dallas, passou por tanta coisa em sua vida, que mais que merecia um príncipe desses. E como são fantásticos os diálogos entre eles <3 Ok, algumas partes são mesmo melosas, mas outras são um fenômeno! Dallas é muito desconfiada, justamente por isso mantém um pé atrás com a relação e vive dando pequenas tiradinhas em Roarke, o que faz com que eu ame ainda mais esse casal. 

Sobre a tenente Dallas, só posso dizer que ela é uma mulher incrível! Adoro a petulância dessa protagonista e a forma como ela nunca baixa a cabeça nem para seus superiores. A mulher é realmente foda! Ela é corajosa e não teme passar por cima dos poderosos para solucionar os crimes. É o tipo de protagonista que me conquista desde a primeira aparição, e foi isso que ela fez, me conquistou e fez com que eu virasse mais uma fã dessa série fantástica <3 Amo, amo, amo a série MORTAL. Queria poder parar o tempo para ler a série toda e chegar até o último já lançado. PRECISO DE MAIS!


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Essa série parece mesmo incrível! Mas nem tenho como acompanhar tantos livros. :( Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.