30 de setembro de 2014

RESENHA: DARK HOUSE - Karina Halle (Ed. Única)



Oi, gente!

Hoje vou falar de um livro de terror que ADOREI: DARK HOUSE da KARINA HALLE, lançado pela editora ÚNICA.

Dark HouseDARK HOUSE (vol. 1)
KARINA HALLE
Série: Experimente o Terror
Editora: ÚNICA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 352
Gênero: Terror, Suspense, Romance

SINOPSE: Há sempre algo fora do normal em Perry Palomina. Embora ela esteja vivendo uma crise ao passar pela síndrome pós-faculdade, assim como qualquer garota de vinte e poucos anos, ela não é o que chamaríamos de comum.Perry possui um passado que prefere ignorar, e há também o fato de que ela consegue ver fantasmas. Tudo isso vem a calhar quando se depara com Dex Foray, um excêntrico produtor que está trabalhando em um webcast sobre caçadores de fantasmas.Dex, que se revela um enigma enlouquecedor, arrasta Perry para um mundo que a seduz e ameaça sua vida. O farol de seu tio é pano de fundo de um mistério terrível, que ameaça a sanidade da moça e faz com que ela se apaixone por um homem que, como o mais perigoso dos fantasmas, pode não ser o que parece.

Solicitei DARK HOUSE depois de ficar bastante curiosa com a sinopse e com o que era para mim o subtítulo do livro: EXPERIMENTE O TERROR. Semana retrasada o peguei para ler e UOU!, só consegui largar quando cheguei ao final, tão instigante foi a história criada por HALLE.

Primeira coisa que me agradou no livro: a protagonista. Nessa onda de livros adolescentes, encontrar uma protagonista maior de idade e madura (às vezes nem tanto) é um verdadeiro presente. E Perry fez com que eu me sentisse agraciada com sua presença. Adorei seu jeito “deixa pra lá”, seus problemas do passado, e a carga emocional que a personagem carrega. Adorei ainda mais o fato de algo sombrio sobre algumas visões da personagem permanecerem por todo o livro.

Perry tem o dom de ver algumas situações já acontecidas. É em um farol abandonado, onde ronda uma história de fantasma, que a personagem se encontra depois de um pesadelo. Assombrada pelo sonho, ela resolve conferir o que o farol, que fica no terreno de seu tio, tem de tão assustador. É quando resolve dar uma sondada por lá que encontra Dex, um câmera misterioso, cheio de segredos e que me deixou meio abobalhada com uma revelação sobre si mesmo.

Obviamente, quando essas duas figuras se juntam, já sabemos que teremos um caso de amor, mas na realidade não é bem assim, pois apesar de o caso pairar sempre no ar, ele nunca chega às vias de fato, e confesso que gostei bastante de acompanhar esse relacionamento que não se concretizou. Uma coisa que me aborrece nos livros atuais com jovens, é a rapidez com que o amor surge e se torna avassalador, sendo ele o responsável por todas as atitudes e pensamentos dos personagens. Em DARK HOUSE isso foi bastante diferente, tanto pelo fato de o relacionamento não vingar, como pelo fato de conseguirmos perceber que tudo irá acontecer de forma gradual, o que é uma verdadeira benção!

Foi quando percebi que o relacionamento não foi escrito às pressas que me toquei que DARK HOUSE provavelmente seria uma série. Ainda assim, estava tão absorta na narrativa que não quis parar de ler para buscar informações, pois poucos são os romances entre jovens que me agradam. Vejam bem, a protagonista não é uma adolescente mimizenta, mas também não é uma mulher madura, ela é uma jovem de 22 anos que se comporta de acordo com sua idade, daí a satisfação em mergulhar nesse provável romance.

Quanto a ser um livro de terror, achei que DARK HOUSE cumpriu sua proposta. HALLE não é nenhum STEPHEN KING e o livro não vai deixar ninguém sem dormir, mas as cenas voltadas ao gênero terror foram MUITO bem elaboradas e descritas, consegui imaginar todas as cenas, todas as situações, e por mais que elas não me fizeram sentir um medo real, fizeram com que eu sentisse um medinho gostoso, um medo leve, mas empolgante por ter uma boa história por trás do que se estava contando.

A maioria das pessoas que conheço e que gostam do gênero terror, tanto em livros como em filmes, querem sentir medo e se assustar. Sou da opinião que se existe uma boa trama, não é necessário aquelas cenas (algumas vezes bizarras) de susto para tornar o entretenimento algo bom. É exatamente esse o caso em DARK HOUSE. O farol tem toda uma história trágica, o que torna o enredo bem intrigante, por conta disso é que digo que as cenas de extremo susto são dispensáveis, pois o mistério que envolve o passado do farol se faz suficiente para aguçar a curiosidade e deixar satisfeito. 

Terminei a leitura feliz da vida e finalmente resolvi procurar informações sobre DARK HOUSE. Após as notícias que encontrei, fiquei arrasada por ter gostado tanto desse primeiro livro. Pela forma como o “romance” se desenvolveu, algumas coisas aconteceram e deu-se o final, imaginei que teríamos uma série, mas uma série de sei lá, uns 4 livros, no máximo, eis que descobri que EXPERIMENTE O TERROR não é o subtítulo desse livro, mas sim o NOME de uma série GIGANTE que já conta com 9 (NOVE!!!!!!) livros! Não nego que levei um baita susto com o tamanho da série e que apesar de a ÚNICA lançar suas sequências em uma velocidade impressionante, não sei se vou continuar a série. É como disse, gostei muito, muito, muito desse primeiro livro, mas não sei se tenho paciência para tanto. É aguardar o tempo passar para descobrir. No mais, recomendo bastante esse primeiro volume. Independente de seguir a série ou não, foi uma leitura bem interessante. 




Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ai Mari, e agora? Fiquei super empolgada com seus comentários e acredito que a história também me agradaria muito. Mas nove livros? Não sei se posso me comprometer com uma série tão grande. :/ Vou ter que pensar bem. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, 9 livros?
    Eu comprei esse livro na Bienal, meio às cegas, porque nem sabia nada sobre ele. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi o que eu também pensei que era o subtítulo "Experimente o Terror". rs.
    Agora eu vou arriscar. Se eu gostar tanto assim do primeiro livro vou seguir com a série. Afinal eu gosto de um bom terror. Mas nada que me faça perder o sono. rs.
    Adorei sua resenha.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  3. A capa e o resumo me chamaram atenção

    ResponderExcluir
  4. Oii aonde encontro o restante da série? amei o livro, preciso continuar lendo. Bjusss

    ResponderExcluir
  5. Olá.. Gostaria de saber com é a sequência dessa série... Os nomes e onde posso encontrar... Obrigado e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá.. Gostaria de saber com é a sequência dessa série... Os nomes e onde posso encontrar... Obrigado e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá.. Gostaria de saber com é a sequência dessa série... Os nomes e onde posso encontrar... Obrigado e adorei a resenha.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.