27 de setembro de 2014

RESENHA: BONECA DE OSSOS - Holly Black (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, pessoal.

Andei sumida durante a semana, mas foi por um bom motivo: o concurso que vou prestar vem aí! \o/ Mas como me comprometi a postar as resenhas atrasadas da NOVO CONCEITO todos os sábados, não poderia pular a de hoje, que foi escrita no dia 17/04 e conta minhas impressões sobre um livro fofíssimo: BONECA DE OSSOS da HOLLY BLACK.

Boneca de OssosBONECA DE OSSOS
HOLLY BLACK
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 224
Gênero: Juvenil

SINOPSE: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

BONECA DE OSSOS foi tão comentado nas redes sociais, que se tornou impossível não morrer de curiosidade para lê-lo. Assim que os livros de maio chegaram, decidi que ele seria o primeiro, e foi uma das leituras mais prazerosas que já fiz.

Adoro livros juvenis porque eles nos permitem fazer duas viagens: uma, através de suas páginas, de sua história, e outra, através de nossa infância. É muito gostoso deixar de ser adulto por algumas horas e mergulhar em um mundo fantástico de magia e mistério criado por algum autor, e, nesse caso, não foi qualquer autor, foi HOLLY BLACK!

A escrita de HOLLY é deliciosamente envolvente. Ao iniciar BONECA DE OSSOS foi impossível parar. Os personagens que ela criou e o dilema que eles enfrentaram foram fascinantes, assim como suas histórias, cercadas por segredos e uma pitadinha de terror. Aliás, no que concerne ao terror, tenho que admitir que alguns livros juvenis estão dando de dez nos adultos, que geralmente só criam a tensão, mas não assustam; acredito que os juvenis consigam nos assustar justamente por terem o poder de nos transportar para a idade de seus protagonistas e com isso fazer com que sintamos ter a mesma mentalidade deles, imaginando o quanto ficaríamos aterrorizados de estarmos vivendo tal situação.

Confesso que mesmo que não tivesse me colocado na idade das crianças do livro teria tido algum medinho, mas quem viveu a infância cercado pelos filmes do BRINQUEDO ASSASSINO que consegue ler um livro com bonecos e não temê-los? Eu temi. Ok, admito, sou medrosa e tudo mais, mas BLACK realmente conseguiu criar uma história super envolvente que ao menor sinal de suspense já me deixava de cabelo em pé com o que poderia acontecer, como, por exemplo, quando as três crianças estavam em um ônibus com a boneca, que eles chamam de Rainha, e alguém diz que a loira é sinistra. Detalhe: nenhuma das crianças era loira. Soma-se a esse momento os sonhos de Poppy e a história que ela conta sobre a boneca... O medo foi inevitável!

Aliás, a história da boneca... Como se já não bastasse o que Poppy havia contado, com o desdobrar da aventura e os novos descobrimentos, mais informações foram surgindo, e quando todas elas se conectaram aos sonhos das crianças... Oh, my... Foi de arrepiar de tão emocionante que ficou *_*

Das três crianças, a que mais gostei foi Zach, o único menino da turma. Isso porque Zach passou por uma situação bastante triste com seu pai logo no começo do livro, e percebemos que isso acabou por definir e moldar boa parte das atitudes do personagem. Achei bastante simples e ao mesmo tempo bastante intensa a forma com que BLACK retratou essa passagem de Zach. Foi importante acompanhá-lo na aventura depois do ocorrido. Percebemos que o menino ora se forçava para crescer e amadurecer, e ora ainda queria continuar a ser criança, o que me deixou bastante envolvida na hora de acompanhar as dúvidas e incertezas que inundaram o personagem.

Alice e Poppy são duas gracinhas também, mas confesso ter adorado as partes em que elas começam a se desentender. Acredito que todo bom amigo se desentenda em algum momento, e superar as diferenças e saber perdoar é o que define se a amizade irá ser eterna, e foi muito gostoso acompanhar o que Alice achava estar errado em Poppy e o que Poppy achava estar errado em Alice. Apesar de em algumas partes ter achado Poppy meio chatinha, ao final foi ela quem mais me pareceu coerente com sua idade e sentimentos.

BONECA DE OSSOS é um livro excelente e recomendo MUITO! Mas atenção: os assustados com o BRINQUEDO ASSASSINO devem ler durante o dia, só para garantir ;)


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oie!
    Eu li esse livro a pouco tempo e gostei demais da leitura.
    Li numa tarde só, e foi super divertida. Essa atmosfera meio mágica proposta pela autora, ao mesmo tempo em que não sabemos o que é ou não verdade. Sensacional!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    trocandoconceitos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já queria muito ler esse livro, e agora que sei melhor sobre o que se trata quero pra agora. É bem o tipo de livro que gosto, Mari. Preciso ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi várias pessoas falando sobre este livro, mas não li ainda.
    Já está na minha lista :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.