15 de setembro de 2014

RESENHA: AMARGA VINGANÇA - Andrea H. Japp (Ed. Vestígio)



Oi, gente!

Vou começar essa semana com a resenha do livro policial mais aguardado por mim nos últimos meses: AMARGA VINGANÇA, da ANDREA H. JAPP, lançado pela editora VESTÍGIO.

Amarga Vingança AMARGA VINGANÇA (Vol. 2)
ANDREA H. JAPP
Série: Diane Silver
Editora: VESTÍGIO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 272
Gênero: Policial

SINOPSE: Não há trégua para Diane Silver… A profiler do FBI Diane Silver continua sua caça aos serial killers. Ela se associou a Rupert Teelaney – também conhecido como Nathan Hunter –, um dos homens mais ricos do planeta, para eliminar esses carrascos, protegendo assim suas futuras vítimas. Mas o que ela deseja, acima de tudo, é encontrar a mulher que conduziu sua filha Leonor, de onze anos, até seu torturador. Diane sabe, no entanto, que, aliando-se a Nathan/Rupert, escolheu o caminho da ilegalidade, da extrema solidão. Enquanto isso, em Paris, Yves Guéguen tenta proteger Sara Heurtel, cuja filha satanista foi assassinada por Nathan nos Estados Unidos. Na zona rural de Boston, uma cena digna dos piores pesadelos é descoberta em uma encantadora casa de campo, cujo porão foi transformado em um calabouço onde jazem três cadáveres. Diane tem agora uma nova presa, um novo predador a caçar.

Que sou fanzoca da editora VESTÍGIO muitos de vocês já sabem, mas talvez poucos saibam que dos 12 livros publicados até agora pela editora, NA MENTE, O VENENO me fez enlouquecer e entrou para minha lista de favoritos. Foi um dos melhores livros policiais que já li e apesar de ter sido o primeiro livro que li da ANDREA H. JAPP, tornei-me fã dela na hora!

Foi com ávido desespero que esperei pela continuação: AMARGA VINGANÇA, e sofri a cada dia que vi o livro aqui na fila e que não podia pegá-lo para ler devido aos atrasos. Semana passada aliviei a dor no coração mergulhando na leitura dessa sequência que, assim como seu antecessor, também ganhou 5 estrelas e entrou para meus favoritos.

A primeira coisa que acho interessante nessa trilogia da JAPP é o fato de ser uma trilogia. Uma trilogia mesmo! Dessas que precisamos ler na ordem e que tem uma continuidade, fato raro dentre os policiais, que na imensa maioria das vezes nos permitem a leitura fora da sequência, permitindo ainda assim uma compreensão total dos fatos. Apesar de gostar muito desse ponto, ele também me faz sofrer, pois isso significa que só vou poder estar em contato com Diane Silver, a protagonista dessa série, por apenas mais um livro L Não sei como vou poder viver sem a língua ferina e o cinismo dessa mulher. Para mim, Silver é, de longe, a melhor protagonista feminina de livros policiais.

Não bastando essa mulher ser a profiler mais foda das fodas, JAPP investe pesado no time feminino e nos brinda com uma médica legista tão inteligente e sagaz quanto Diane, o que traz diálogos grandiosos e incríveis em AMARGA VINGANÇA. Outro personagem incrível é Rupert, que achei que teve uma participação reduzida nesse volume, mas que foi compreensível. Adoro o personagem e as dúvidas que ele suscita em mim durante a leitura. A dupla de investigadores do FBI, Mike e Gary, também não ficam para trás. São personagens excelentes, muito bem trabalhados e que ajudam Diana brilhar ainda mais em suas descobertas.

Os poderosos do FBI são um caso sério e me irritam ao extremo nessa série, ou seja, atingem plenamente o objetivo para o qual foram construídos: irritar o leitor em todas as situações em que aparecem. Esses sujeitos são desprezíveis e querem derrubar Diane a qualquer custo! Simplesmente ADORO essas tramas policiais que envolvem essas rixas entre o alto-escalão e seus brilhantes funcionários.

Um personagem que me chateou foi Yves, o investigador francês treinado por Silver. Achei as passagens dele chatas. Não pela situação, mas pelo personagem mesmo. No primeiro livro ele parecia tão legal, e aqui, não sei explicar, mas desgostei por completo do sujeito. Acho que é porque ele ficava querendo muita satisfação e explicação por parte da Dai (virei íntima J ). Pelo menos ele teve um final satisfatório.

Personagens à parte, o enredo formulado por JAPP para esse segundo volume é um fenômeno: em uma casa meio afastada alguns corpos são encontrados. Silver, com toda sua astúcia, vai caçar esse novo matador até o último minuto, até descobrir tudo a seu respeito e sobre seus métodos.

O que mais me fascina nessa série da JAPP é o aprofundamento psicológico na personalidade dos serial killers. Pela protagonista ser uma profiler, temos mínimos detalhes de como a mente humana desses monstros se comporta, e adoro acompanhar cada detalhezinho que Silver aponta sobre esses matadores. É completamente instigante! Não que toda a perseguição do enredo não o seja, obviamente é, mas o estudo da mente é tão complexo e tão completo, que o enredo passa para um segundo plano e a análise é o que se torna mais interessante.

Infelizmente, AMARGA VINGANÇA já é o segundo livro dessa trilogia e a autora não escreveu mais nada com Silver como protagonista, o que é realmente uma pena, pois essa é uma série policial que gostaria que tivesse uns vinte ou trinta volumes. Aqui temos um caso claro de que o que é bom dura pouco, mas também é o suficiente para ser inesquecível! Tenho certeza de que os fãs de livros policiais que lerem essa trilogia também vão elegê-la como inesquecível, uma das melhores! Se joguem na leitura e se apaixonem por Diane Silver, vocês jamais encontrarão uma protagonista como ela, jamais!




Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Lembro um pouco da resenha do primeiro livro e agora fiquei ainda mais curiosa por essa trilogia. Espero poder conferir. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Adorei a resenha.
    Não tinha prestado atenção nesse livro. Mas é bom saber que existe uma protagonista desse tipo. Me lembrou a série Criminal Minds onde os profilers fazem o perfil dos assassinos, e eu adoro!
    Com certeza vou atrás de Na Mente o Veneno para começar essa série o mais rápido possível.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, nunca assisti Criminal Minds, mas quero muito ver. Sempre fico louca para a série terminar e sair um box lindão com todas as temporadas, rs.

      Pode ler Na Mente, O Veneno sem medo! Depois me conta o que achou. Tenho ctz que vai morrer por causa da Diane.

      Bjs

      Excluir
  3. Mari, você me deixou morrendo de vontade de ler essa série. Acho que não cheguei a ver sua resenha do primeiro livro, ou acabei perdendo ele da minha lista de desejados, não sei, mas agora ele com certeza vai para lá. Que triste que será apenas uma trilogia, estou acostumada com as séries policiais sendo enormes, e não precisar me despedir dos personagens tão cedo. Mas é bom que é mais fácil de reler sempre, né? Espero gostar do livro tanto quanto você gostou.

    Beijos,
    Adri - Stolen Nights

    ResponderExcluir
  4. O grande problema da sinopse, que deve ser a oficial, é que quem está lendo o primeiro volume já descobre as motivações de um dos serial killers. Não que eu não tenha percebido, estou na cena do México e ali já fica evidente o que o faz matar, mas ainda não tinha feito a associação que a sinopse me levou a fazer. A Vertigo deveria ter mais cuidado com a sinopse. Por outro lado o livro tem tantos elementos interessantes que o mistério é apenas mais um atrativo.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu nem li a resenha do primeiro livro mas já me apaixonei pela trilogia, por uma lado pode ser uma pena saber que uma personagem pela qual nos apaixonamos tem seu percurso totalmente definido e que não teremos novas aventuras, por outro me parece que a autora ao determinar isso se esmerou ainda mais na trama que será apresentada.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh eu ainda não li o 1 livrooooooo!!! :(
    Mas essas suas resenhas da trilogia me fascinaram e quero ler estes livros para ontemmmm!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,
    Bem depois de ler suas linhas esses dois livros entraram para os meus desejados, poxa eu preciso ler e conhecer esses personagens, triste quando queremos ler mais livros com o mesmo personagem e a escritora não fez...kkkk....vamos colocar ela pra trabalhar...sahushau...beijos elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho este livro e o que posso te dizer da história é que é eletrizante. Do começo ao fim. A personagem, Diane Silver, cada vez mais me surpreende com sua mente brilhante. Forte e decidida.É o que mais curto nas personagens femininas.Nada daqueles mimimi, chatos e sem graça de mocinhas bobas. Essa é das minhas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que vemos, a Japp não é "autora de um livro só", tanto é que continuou mandando super bem nesse segundo volume. Uma pena que, até agora, só rolou essa trilogia com a Diana, mas vamos torcer para que ela escreva mais volumes com essa profile do FBI, ou então crie outras personagens tão boas quanto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Do jeito que você fala da Diane, já estou apaixonada por ela kkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu nunca fui muito chegada a séries, mas agora até que estou dando uma chance, sabe? E essa trilogia parece incrível! Mas também, só começo a ler com os três livros em mãos (pra não morrer de ansiedade esperando pela continuação)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Mari do jeito que voce escreve sobre essa trilogia policial vou tentar comprar pelo menos o primeiro volume na minha proxima compra. Infelizmente é assim, a gente ve tanta coisa maravilhosa durando pouco enquanto as mais ou menos dura quase uma vida.
    Gostei da autora trabalhar bem o perfil psicologico dos criminosos, nem sempre é assim. E tambem as personagens femininas nao é sempre que gosto, elas parecem uma caricatura do que acham que é uma mulher forte e dedicada a carreira, sempre meio masculina, grossa e amarga, espero que nesses livros seja diferente mesmo.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.