11 de agosto de 2014

RESENHA: CIDADE DO FOGO CELESTIAL - Cassandra Clare (Ed. Galera Record)



Boa tarde, galera!

A resenha de hoje terá sabor de despedida, mas não com ar triste ou melancólico, pelo contrário, foi com uma empolgação gigantesca que dei adeus a uma de minhas séries preferidas: OS INSTRUMENTOS MORTAIS. Mês passado, a GALERA RECORD lançou CIDADE DO FOGO CELESTIAL, o sexto e último livro dessa série da CASSANDA CLARE que me conquistou desde a primeira lida.

Cidade do Fogo CelestialCIDADE DO FOGO CELESTIAL (vol.6)
CASSANDRA CLARE
Série: Os Instrumentos Mortais
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 532              
Gênero: Sobrenatural


SINOPSE: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.


Muitas vezes sofro de amnésia em relação a uma série, chego ao último volume dela me lembrando bem pouco do que aconteceu nos livros anteriores, mas OS INTRUMENTOS MORTAIS foi tão marcante que me lembro do que senti com a leitura de cada um dos livros: CIDADE DOS OSSOS me fez mergulhar num universo sobrenatural desconhecido. Até então, os livros sobrenaturais que já tinha lido pendiam para algum lado: vampiros, lobisomens (ou ambos), fantasmas, fadas, etc; mas CASSANDRA transformou sua série em algo extremamente grandioso, colocando todos os seres possíveis em sua obra. Bastou a leitura do primeiro livro para que eu me apaixonasse. Com a leitura do segundo e terceiro volume não foi diferente, amei cada capítulo de CIDADE DAS CINZAS e CIDADE DE VIDRO, porém, ao chegar ao final do 3º livro, passei a ter certo receio com a série, pois inicialmente seria uma trilogia. Como a história cresceu para seis livros, achei que o 4º livro seria um pouco fraco, alguma coisa mais parecida com um “encher linguiça”, mas fui completamente surpreendida com CIDADE DOS ANJOS CAÍDOS. Tudo o que aconteceu com Simon me fez amar o personagem ainda mais, e, para mim, esse quarto livro foi o melhor da série. Passei então a aguardar o quinto livro com entusiasmo, afinal, CASSANDRA não me enrolou em momento algum, pelo contrário, continuou apresentando uma história cada vez mais interessante. Contudo, com o 5º volume minha empolgação arrefeceu, isso porque SEMPRE amei Clary incondicionalmente, sempre amei sua força, caráter, mas principalmente, sua praticidade e o fato de ela ser bastante racional, mas em CIDADE DAS ALMAS PERDIDAS achei que ela ficou parecendo uma menininha tola atrás do Jace, e apesar de amar a série e os personagens, acho o Jace um purgante, um chato, um pé no saco! Claro que não deixei de gostar da série, mesmo porque nesse volume Izzy me surpreendeu ao extremo, mas Clary foi uma decepção. Diante disso tudo, esperei, sim, um fechamento maravilhoso, como de fato foi CIDADE DO FOGO CELESTIAL, mas esperei bem menos da Clary, que para mim já tinha se tornando mais uma adolescente mimizenta, comum em 90% dos livros de hoje em dia. Então, bastou começar a leitura para as surpresas virem aparecendo...

Clary, voltou a ser minha Clary divina <3 a garota forte, determinada, com garra e racional que sempre foi. Amei cada passagem que a protagonista apareceu e torci por ela com todas as minhas forças, e pela primeira vez torci por ela e Jace. Não escondo que desde o primeiro livro acho Jace um chato! Nunca quis que Clary ficasse com ele, sempre a considerei boa demais para esse pentelho, mas em CIDADE DO FOGO CELESTIAL, até mesmo ele me agradou, parece que deixou de ser birrento, explosivo e dramático, e consegui levar sua metidez na brincadeira e não na arrogância.

A verdade é que CIDADE DO FOGO CELESTIAL foi o livro dos personagens. A participação de Izzy e Simon foi maravilhosa, e sim, chorei em algumas passagens do casal. Sempre amei Simon, mas foi só aos poucos que consegui gostar de Izzy, e neste encerramento ambos estão impagáveis, sejam juntos ou separados. Alguém aí conseguiu não ficar com o coração apertadinho com o “quase-desfecho” dado para o Simon? Sério, fiquei gelada de medo que fosse acabar daquele jeito. Sou fãnzoca desse garoto <3.

Outro personagem que se destacou muito, mas que sempre se destaca na série, foi Magnus. Fiquei bem surpresa em conhecer seu pai e a maldade do senhor. Aliás, os malvados são os personagens que transformam essa série em algo mais excepcional do que já é! Todo volume tem algum malvadinho que SEMPRE me agrada, mas os grandes vilões são dois: Valentin e Sebastian. Não escondo de ninguém que AMO Valentin. Não que tenha torcido por ele ou coisa do tipo, mas ele tem carisma! Foi um vilão que me conquistou e que achei que abandonou a série muito cedo L Em compensação nos deixou sua cria, que é tão ruim quanto ele, e um pouquinho mais malvado. Adoro Sebastian também e acho que se não fosse por ele, a série não seria tão grandiosa, mas não acho que ele tenha o mesmo carisma do pai, ainda faltou algo para que eu pudesse idolatrá-lo como a Valentin, mas ainda assim reconheço que ele foi um grande personagem durante a série e tornou-se ainda maior em CIDADE DO FOGO CELESTIAL. Sério, senti dó do garoto algumas vezes L Mas em momento algum acreditei que ele fosse capaz de se regenerar e fazer algo de bom.

Mas o personagem que mais saltou aos olhos e que me dilacerou, foi irmão Zacariah. Gente, chorei horrores! Não vou falar nada sobre esse misterioso ser, mas quem leu a trilogia AS PEÇAS INFERNAIS sabe que será impossível ficar indiferente à participação do personagem nesse fim de série. Zacariah me arrancou muitas lágrimas em PRINCESA MECÂNICA e agora quase me drenou, rs. Adorei como CASSANDRA interligou o personagem e as duas séries. Foi divino! <3

Quanto ao enredo, creio ser algo que nem preciso comentar, afinal, quem acompanha a série sabe a grandiosa história que CASSANDRA sempre apresentou e sabe que pode esperar o mesmo desse desfecho. Apesar de ter amado tudo, tive a sensação que CASSANDRINHA exagerou nas mortes. Não tanto em relação às batalhas, pois sabemos que nelas muitas vidas são perdidas, mas alguns personagens-chave, alguns que amava muito, foram eliminados, e fiquei meio em choque, pensando que a autora deve estar lendo muito G.R.R. Martin, rs. Brincadeiras a parte, mesmo essas mortes foram gloriosas, e deram um toque bem especial a esse último volume da série. 

Gostei muito da forma como CIDADE DO FOGO CELESTIAL terminou, apesar de ter sentido que não foi tudo definitivamente finalizado, senti que uma pontinha ficou em aberto caso um dia CASSANDRA queira retomar a história, mas caso seja esse mesmo o fim, foi digníssimo! Amei, amei, amei. Nem preciso falar que essa é uma série que deveria ser leitura obrigatória <3 


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Tenho bastante dúvidas sobre ler essa série, Mari. Ainda preciso considerar mais um pouco. Mas comentários como os seus me fazem pender mais para o sim. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Essa série foi bem marcante, não é? Mas mesmo assim eu não lembrava de tudo direitinho, então resolvi aproveitar que só tinha resenhado o primeiro livro e ler tudo de novo. Também tive esse mesmo receio que você com o quarto livro, só que peguei raiva dele antes de ler e acabei não gostando. Mas agora quando reli percebi o livro incrível que era, e fui com as expectativas enormes para o quinto. Assim como você, me decepcionei bastante. Mas esse último foi lindo, foi um fechamento incrível para a série.
    Zacariah foi incrível mesmo, me emocionei bastante com ele, mas acho que teria gostado mais se eu já tivesse lido As Peças Infernais, acabei pegando bastante spoiler :/ Adorei que nesse livro a autora deu bastante foco aos personagens secundários, fez a história ficar mais linda e incrível ainda. Só tenho que discordar de você em uma coisa: não achei tantas mortes assim, na verdade, foram muitas mortes, mas nenhuma que para mim fosse realmente importante, sabe? Esperava bem mais. Não que eu esteja reclamando rs.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.