19 de junho de 2014

RESENHA: SUSPEITOS - Robert Crais (Ed. Nacional)



Oi, gentes!

Nesse feriado trago mais uma resenha policial. Dessa vez de um lançamento da editora NACIONAL: SUSPEITOS do ROBERT CRAIS.

SuspeitosSUSPEITOS
ROBERT CRAIS
Editora: NACIONAL              
Ano: 2014                  
Nº págs: 280 
Gênero: Policial

SINOPSE: Scott não está bem desde a aterrorizante noite em que homens não identificados assassinaram sua parceira Stephanie e quase o mataram também, deixando-o cheio de ódio, humilhado e sempre à beira de um ataque de nervos. Maggie também não está bem. A pastora-alemã sobreviveu a três temporadas no Iraque e Afeganistão farejando explosivos até perder seu tratador no ataque de um homem-bomba. Seu estresse pós-traumático é tão grave quanto o de Scott.
Eles são a última chance um do outro. Ele era um jovem policial em ascensão, ela foi criada para cuidar e proteger. Juntos, vão começar a investigar o caso que ninguém quer que investiguem: a identidade dos homens que assassinaram Stephanie. O que os dois descobrem é que nada é o que parece ser. Eles seguirão por um caminho que os levará através das obscuras lembranças de seus infernos pessoais. Será que conseguirão sair dessa e encontrar os culpados? Ninguém pode prever.


Como muitos de vocês sabem, a editora NACIONAL é responsável pela minha série policial favorita: OS ARQUIVOS DE BOWERS, do STEVEN JAMES. Por causa disso, e por saber que CRAIS é um grande autor do gênero policial, fui bastante curiosa ler SUSPEITOS, que apesar de ter gostado bastante, não senti que foi maravilhoso em relação à veia investigativa.

SUSPEITOS vai falar da relação de Maggie, uma cadela da raça pastor-alemão, e Scott, um policial que passou por uma noite difícil, levou tiros tentando proteger a ex-companheira e ficou com sequelas. Por ter ficado um pouco manco, Scott sai da polícia e vai servir ao K-9, uma unidade que adestra cães. É nessa unidade que conhece Maggie, a cachorra que estava em combate no Iraque e Afeganistão, e que também carrega sequelas na perna por causa do tiro que levou. Juntos, Meggie e Scott, vão descobrir o que aconteceu na noite em que Scott recebeu os tiros e sua ex-parceira foi morta.

A premissa do livro é ótima, o mote investigativo é fantástico, os personagens e prováveis suspeitos envolvidos são fabulosos, mas Maggie rouba a cena! É formidável acompanhar como a relação da cachorra com Scott vai se desenvolvendo e como ambos vão se entregando de forma gradativa a companhia um do outro. Eles são desconfiados, demoram a compreender as circunstâncias e pouco a pouco vão dando a chance para o relacionamento crescer, e quando ele finalmente se firma, vemos em ação dois companheiros dispostos a tudo um pelo outro, o que torna SUSPEITOS uma leitura bastante singular. 

Gostei MUITO do livro e sei que algumas pessoas devem estar perdidas quanto a nota que dei se falei tão bem e já que gostei tanto. O problema é que ROBERT CRAIS é um autor de livros policiais, e sei que o cara é ótimo no que faz, SUSPEITOS é um livro maravilhoso, mas, como disse ali em cima, Maggie roubou a cena, e não senti a investigação como algo realmente importante, pelo contrário, muitas vezes senti que ela ficou em segundo plano, que o foco da obra era o entrelaçamento de Scott e Maggie, foi por isso, por não ter encontrado uma super investigação em voga, que dei apenas 3 estrelas. Mas isso não diminui o fato de o livro ser fantástico! Claro que recomendo ;)


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi! Eu gosto bastante de livros policiais também.
    Pelo o que vc disse na resenha, fica claro mesmo que a cachorrinha rouba a cena. Acho que é comum em histórias assim o autor dar bastante importância para os animais, acho que isso cativa bastante os leitores.
    Fiquei curiosa também pra ler sua série favorita, Os arquivos de Bowers. Eu não conhecia.
    Beijos! :)

    http://entrelinhasdasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ka, realmente, o autor me cativou bastante por causa da cachorra, foi lindo!

      LEIA rápido OS ARQUIVOS DE BOWERS. Melhor série policial de todos os tempos! <3

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e não me importa a nota que você deu, Mari. Se a cachorra rouba a cena já é o suficiente pra eu querer ler. [rs] Também gostei da proposta. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Deve ser linda ver a relação entre o Scott e a Maggie ir crescendo, sinto que eu iria chorar muito lendo esse livro rs. Mas fiquei triste por a investigação não ter chamado tanto a atenção, fico frustrada quando isso acontece. Então, apesar da história entre o Scott e a Maggie parecer muito linda e emocionante, acho que não vou ler esse tão cedo
    Sobre a série do Steven James, morro de vontade de ler desde que li uma resenha sua de algum dos livros, e cada vez que vejo você falando dela a vontade aumenta. Estou a procura do primeiro livro da série, mas ainda não consegui.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.