24 de junho de 2014

RESENHA: SE ALGUMA VEZ... - Meg Rosoff (Ed. Galera Record)



Olá, pessoal!

Nesse segundo dia do especial da GALERA RECORD, vou falar sobre SE ALGUMA VEZ... da MEG ROSOFF.

Se Alguma Vez...SE ALGUMA VEZ...
MEG ROSOFF
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 256
Gênero: Juvenil


SINOPSE: Um encontro com a morte transforma a vida de David Case. Convencido de que o destino não lhe reserva nada de bom, David decide se reinventar e tornar-se, assim, irreconhecível para o destino e salvar-se de seu sofrimento certo. Ele passa a ser Justin Case, com uma aparência totalmente nova e uma paixão crescente pela sedutora Agnes Bee. Com seu galgo cinzento imaginário a reboque, Justin luta para manter sua nova imagem e, acima de tudo, sobreviver em um mundo onde as reviravoltas do destino o aguardam em cada esquina.


Dos livros que solicitei em junho da GALERA, SE ALGUMA VEZ... foi um dos que tinha me deixado mais curiosa. A sinopse apresenta pouca coisa e eu esperava uma narrativa incrivelmente tocante, mas não foi o que aconteceu.

Comecei SE ALGUMA VEZ... com altas expectativas e até fui conquistada no início. Gostei de acompanhar as questões que David começou a fazer sobre a morte e o destino, senti o desespero do personagem ao quase vivenciar a morte, e logo me liguei a ele. Esperava que o menino se tornasse paranoico, afinal, depois que ele começou a temer o destino isso ficou meio evidente, porém foi a melancolia dele que me desanimou na leitura.

Enquanto David se mostrou como um garoto meio amalucado e com medo do destino, a história parecia envolvente e engraçada, apesar de achar que David estava exagerando, mas com o passar das páginas, o personagem começou a ficar extremamente chato! A melancolia dele praticamente me deixou depressiva. Enquanto lia sobre a tristeza de David não conseguia parar de pensar em Louis, do livro Entrevista Com Vampiro. Sei que é uma comparação exagerada, mas quem já leu o livro ou viu o filme, deve lembrar que Louis era infeliz como humano, era infeliz como vampiro, era infeliz se mordia alguém, era infeliz se comia ratos... E David ficou nessa linha. TUDO era infelicidade, dúvidas e tristeza. Fiquei irritada com isso e então passei a só ver defeitos no livro L

Se antes tudo estava indo razoavelmente bem, após David ter me deixado tão infeliz quanto ele, resolvi me tornar cri-cri em relação à leitura e me peguei pensando em algumas incongruências que encontrei, a principal delas: se David quase viveu uma experiência relacionada com a morte, por que temia o destino e não a própria morte?

Outra coisa que começou a me deixar desgostosa com a leitura foi a família do menino. Sei que existem pais relaxados, mas o que ROSOFF apresentou foi meio exagerado. David passa a dormir na casa de um colega, depois dorme na casa de uma menina pela qual era apaixonado, e os pais... Cadê? A depressão do protagonista era muito clara para que fosse ignorada pelos pais. Fico morrendo de raiva desses livros em que os pais são afastados da narrativa para deixar o protagonista aparecer mais. Fico com a sensação que o autor teve preguiça de desenvolver a história de forma convincente para incluí-los e aí resolveu “deixar quieto” a presença de figuras que são tão importantes.


Infelizmente, não apreciei a leitura, mas ressalvo dois aspectos que me agradaram: Agnes Bee, a garota por quem David se apaixona, e que apesar de parecer piradinha foi a personagem mais pé no chão, e o irmãozinho de David, que ainda é um bebê, mas que ganha voz na narrativa, sendo um personagem divertidíssimo e capaz de conquistar o leitor. Mas, tirando esses dois personagens, achei SE ALGUMA VEZ... um livro bem chatinho L


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Esse era um dos livros que tinha me chamado muito a atenção. Eu estava pensando seriamente em lê-lo, mas depois dos seus comentários não sei se seria uma leitura muito agradável para mim. Sou incrivelmente chata com personagens e gosto quando as razões para alguém ser tal como é, sejam bem fundamentadas e me parece que a autora não deu uma explicação muito convincente sobre isso.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, tb tinha muito interesse nesse livro, fiquei triste por ter me decepcionado :/

      Bjs

      Excluir
  2. Tenho visto outras pessoas fazendo as mesmas reclamações, e eu queria ler esse livro. :/ Mas se é assim não quero mais. [rs] Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabis, eu tb quis tanto ler... Fico chateada quando me decepciono :/

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Mari! Esse livro não tinha me chamado a atenção antes, e agora muito menos. Se for pra ficar triste nem é legal, acabo ficando triste também rs. Sem contar que fica chato, né? Odeio quando os autores deixam os pais de lado da história, tem algumas situações que chegam a ser ridículas e os pais nem aí, a história acaba perdendo a credibilidade, sei lá. Mas que pena que você não gostou, é muito ruim ler um livro e não gostar nem um pouco.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.