12 de junho de 2014

RESENHA: ROSEANA - Maj Sjöwall & per Wahlöö (Ed. Record)



Boa tarde, gente

Hoje é o 4º dia da semana especial de livros policiais da editora RECORD e vou falar sobre mais um super lançamento: ROSEANNA, escrito pelo casal MAJ SJÖWALL & PER WAHLÖÖ.

RoseannaROSEANNA (vol.1)
MAJ SJÖWALL & PER WAHLÖÖ
Série: Martin Beck
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 256
Gênero: Policial

SINOPSE: O corpo de uma mulher de origem desconhecida é encontrado durante a dragagem de um lago na Suécia. Sem qualquer pista de quem poderia ter cometido o crime, o inspetor Martin Beck mobiliza sua equipe em uma busca internacional por um assassino sem nome e sem rosto. Passados três meses, tudo o que sabe é que a jovem se chama Roseanna e pode ter sido assassinada por uma das 85 pessoas que estavam em um cruzeiro pelo Canal de Göta. Ao longo de meses de investigação, a lista de suspeitos, antes inexistente, ganha alguns nomes, até a polícia se deparar com um assassino cruel, que possui uma noção peculiar e doentia do que é certo e errado.

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que os autores de ROSEANNA são suecos! Então, sou obrigada a cair na mesmice de ontem e dizer que esses autores escandinavos estão fodas e que estou adorando o investimento que as editoras estão fazendo neles. Mas quem pensa que ROSEANNA é um livro policial como tantos outros, está enganado, pois é bastante diferente do que estamos acostumados. Isso acontece porque o livro é de 1965(!) Sim, faz bastante tempo. Exatamente por isso, temos algumas peculiaridades.

A narrativa é o fator que salta aos olhos logo no começo. Ela é mais crua, sem rodeios em relação ao psicológico da vítima e assassino, sem fazer um dissecamento de personagens e suas personalidades, hábitos, vivências, etc... Não que esses fatores não estejam presentes no livro, eles estão, mas se comparados com muitos dos policiais que estamos tendo contato hoje em dia, é em grau bem diminuto. O ponto chave é mesmo a investigação, são muitas páginas contando sobre ela, como se chegou nas pistas, como os depoimentos foram feitos, quais palavras fizeram com que um simples personagem fosse se tornando um suspeito, etc. Por conta disso, e dos excessos de diálogos, a leitura é bastante rápida e vertiginosa.

Apesar de ter gostado bastante de ROSEANNA, mesmo a narrativa sendo um batidão frenético, senti falta de maiores aprofundamentos e de melhores pistas. Senti que os autores não deram muita chance para adivinhações, deixando apenas que o inspetor Martin Beck brilhasse e tivesse a glória, afinal, ele tem a certeza de quem é o culpado logo após um depoimento que, ao meu ver, foi bastante simplório e pouco incriminador, mas senti que essa é o tipo de série que transforma seu protagonista em um ser fodástico. De fato, por tanta perseverança, às vezes vi Martin exatamente assim, pois se passou muito tempo da investigação às cegas até que uma pequena pista surgisse e ele pudesse ir atrás.

   Mais um diferencial na obra da dupla foi o próprio investigador, Martin Beck. Enquanto somos inundados por protagonistas viúvos, divorciados, sofredores e os que amaram uma única vez e não esquecem tais mulheres, Martin se mostrou um personagem bastante diferente desses, pelo menos nesse primeiro volume, pois ele é casado, tem filhos e vive com a esposa. Isso já se torna um diferencial para o personagem, que, infelizmente, creio não durar muito, afinal, ele só pensa em trabalho, aparece pouco em casa, não escuta quando a esposa fala e é grosseiro com ela. Pressinto que um belo pé na bunda vem por aí e que ele se tornará mais um investigar no time dos arrependidos, é esperar para ver.

Um quesito que me chamou muito a atenção foi a data da obra, 1965. Foi muito prazeroso ver uma investigação ser feita nessa época, sem computador, sem internet e sem respostas rápidas. Adorei quando Beck teve de ir a biblioteca procurar um mapa para poder localizar um estado dos Estados Unidos. Adorei ver que fitas, fotos, gravações e informações chegavam via correio, que ligações eram feitas por orelhões. Foi realmente o máximo poder voltar no tempo e ver como os recursos eram precários e mesmo assim as investigações eram feitas com grande afinco. 

O casal escreveu dez livros com Martin como protagonista e como faz muitos e muitos anos que todos esses livros já foram lançados, espero que a RECORD não demore a trazer os próximos volumes. Apesar da forma diferente da narrativa, considerei-a contagiante e não consegui soltar o livro. O final ainda me surpreendeu, não ao anunciar assassino, mas por focar em seus desvios psicológicos, coisa que até então não tinha aparecido. Contudo, até nisso o livro foi diferente, pois não há um especialista fazendo uma análise da personalidade do culpado, é o próprio jeito dele de se comportar enquanto presta o depoimento que deixa claro ao leitor sua psique distorcida. ADOREI! 



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Fiquei interessada principalmente por ser um livro mais antigo. Acho fascinante ver investigações sem o auxílio da tecnologia. Espero poder ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Vi esse livro disponível no Plus esses dias, e fiquei morrendo de vontade de solicitar. Parece realmente bom, e deve ser incrível essa de "voltar no tempo" e ver como as coisas eram feitas antigamente. Fiquei bastante curiosa, principalmente depois de ver que é o primeiro livro da série. E realmente, a maioria dos policiais são divorciados/viúvos e tal, nunca tinha parado para pensar nisso rs. Adorei a resenha.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari

    Eu gosto de policiais que se passam há alguns anos atrás, a investigação sem tantas pistas forense é muito mais voltada para o protagonistas e fica mais intimista, acho muito interessante. Acompanho aquela série Kay Scarpetta da Cia das Letras que é assim e eu adoro.
    Este eu quero. ^^
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feeer, além da Tess, comecei a ler os livros da Cornwell por sua causa também *_*, rs.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.