10 de junho de 2014

RESENHA: A ABOMINAÇÃO - Jonathan Holt (Ed. Record)



Boa tarde, pessoal!

Hoje é o segundo dia da semana especial dos livros policiais da editora RECORD, e vou falar sobre A ABOMINAÇÃO do italiano JONATHAN HOLT.

A AbominaçãoA ABOMINÇÃO (vol.1)
JONATHAN HOLT
Série: Trilogia Carnivia
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 378
Gênero: Policial, Thriller

SINOPSE: Quando o corpo de uma mulher vestida em trajes sacerdotais é encontrado em Veneza, a capitã Kat Tapo é designada para o caso. Avançando na investigação, ela esbarra na pesquisa da segunda-tenente Holly Boland, sobre acontecimentos relativos a abusos cometidos na Guerra da Bósnia. Ao mesmo tempo, Daniele Barbo, dono do Carnivia — uma recriação virtual de Veneza —, é condenado por crimes na internet, mas desconfia da motivação da acusação. Os três buscam respostas, porém, ao verem suas suspeitas convergirem para o mesmo ponto, percebem estar envolvidos em algo muito maior.

Desde que vi o lançamento de A ABOMINAÇÃO fiquei interessada pelo livro. Primeiro, porque a capa me atraiu ao extremo, e segundo, porque a sinopse me pareceu magnífica. Esse foi um dos lançamentos da RECORD que mais me interessaram e quando comecei a lê-lo, no domingo à noite, dei uma brochada. L

O fato é que gosto muito de livros policiais que misturam religião, por isso, tive certeza que A ABOMINAÇÃO era a escolha certa e que seria um livro maravilhoso, contudo, até a página 200/250 tive a terrível sensação que HOLT queria abraçar o mundo com as pernas. Isso porque a obra é bastante ambiciosa, o autor não ficou contente em falar apenas da igreja e assassinatos, mas inseriu no meio desse enredo: o exército americano, a Croácia, Bósnia, Sérvia, a Máfia italiana, padres católicos, mulheres que queriam ser ordenadas pela igreja, estupro, sequestro, tráfico de mulheres e um site que criptografa muito bem as mensagens dos usuários e não permite que o governo tenha acesso sobre o que se passa ali. Uffa!

Foram tantos os elementos incluídos nesse primeiro volume que cheguei a ficar perdida. Falava-se da guerra que aconteceu em tal lugar, que era porque queriam obrigar a Otan se envolver, depois era a guerra de não sei mais onde, a máfia que estava por trás de não sei o quê,  aliada com padres, etc. Sabia que em algum momento da narrativa todos esses elementos teriam que se conectar, e foi esse o motivo que me levou a prosseguir a leitura, pois queria ver se o autor iria conseguir realmente fazer essas conexões, que são tão importantes em um livro policial.

Quando já estava prestes a desistir da leitura e decepcionadíssima com essa enorme quantidade de fatos e situações, cheguei nas últimas 100/150 páginas do livro, foi quando fui obrigada a mudar minha visão sobre A ABOMINAÇÃO. Se até então minha nota para o livro seria 2 estrelas, tive que rever todos os meus conceitos após mergulhar no delineamento final que ele passou a receber. E pasmei, pois HOLT conseguiu, de forma fenomenal, unir todos os elementos que propôs em seu livro. O cara foi muito ambicioso, sim, mas conseguiu com maestria mostrar que sabia, desde o início, o que estava fazendo.

Quanto aos personagens, temos alguns que se destacam: Holly, que pertence ao exército americano, seu “padrinho” Gilroy, que é quem instiga a moça a investigar algumas pistas, Kat e Aldo, dupla que pertence aos Carabinieri, um tipo de polícia italiana, e Daniele, o rapaz que criou o site Carnivia, que dá o nome da trilogia.

No começo, o único personagem que me atraiu foi Daniele. Ele passou por momentos terríveis na infância que o marcaram até sua vida adulta, mas é um verdadeiro gênio da matemática e informática. Achei-o um dos personagens mais interessantes. Holly, até o citado final, tinha sido uma personagem que apenas tinha me dado pena, e a dupla Kat e Aldo tinham me irritado ao extremo, pois ambos pareceram demasiado arrogantes e prepotentes. Mas ao final, muita coisa mudou. Holly e Kat cresceram imensamente na trama, fazendo com que eu deixasse de lado os sentimentos negativos que havia sentido e passasse a torcer vertiginosamente por elas e pelo sucesso da missão a qual se propuseram. Elas se mostraram mulheres de garra! Fortes, determinadas, dispostas a levar tudo até as últimas consequências para descobrir essa enorme rede de mentiras com tantas figuras envolvidas.

Um dos pontos que achei fascinante em A ABOMINAÇÃO foi a falta de suspense. Poucas vezes o autor “enrola” para desvendar algo. São tantas as vertentes exploradas que não sobra tempo para fazer joguinhos de esconde-esconde com o leitor e tudo vai sendo explicado assim que descoberto. É revelação atrás de revelação. Contudo, no meio desse mar de informações que surge, um personagem mostra-se brilhante, um joguete criado por HOLT para dar sequência em sua grandiosa trilogia. Ora pensamos que o personagem está do lado dos mocinhos, ora do lado dos bandidos, de repente temos a sensação que ele não está de lado nenhum, e então que ele está do seu próprio lado. E foi muito bacana porque terminou exatamente assim, sem sabermos qual é o real interesse do personagem nesse complexo enredo, o que me faz imaginar que ele será a chave para os próximos volumes. 

Na maioria das vezes, na hora de avaliar um livro, mesmo com um final brilhante, acabo dando uma nota mediana, pois não esqueço que até certo momento o livro não me atraiu e não consigo fingir que isso não aconteceu. Porém, com A ABOMINAÇÃO serei obrigada a agir de forma diferente, pois foi um caso em que o final não apenas compensou pelo marasmo que senti no início, mas fez sentido por todas as vertentes apresentadas. Se antes minha nota não passaria de 2 estrelas, após a conclusão final sou obrigada a dizer que HOLT preparou um desfecho digníssimo e grandioso, levando merecidas 4 estrelas em sua obra. Foi fascinante! <3 



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Fiquei dividida, Mari. A sinopse já me chamava atenção e seus comentários sobre o fim do livro me deixaram mais curiosa. Mas saber que a história demora tanto pra engrenar me desanima, principalmente porque tenho problemas de concentração. Mas vou considerar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. EI Mari

    Este eu fiquei doida querendo quando vi a resenha da Hérida, agora estou com um certo receito de agarrar no início como vc, mas eu quero rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, o início foi meio capenga. Achei que não ia sair do lugar. Mas depois... *___* Foi ótimo! É um policial muito bem estruturado. Acho que você vai curtir bastante.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Mari! Pela sinopse não tinha percebido que o autor abordaria tantos temas assim, e fiquei meio perdida com a quantidade de coisas que ele jogou na história. Mas fiquei curiosa porque você realmente gostou do jeito que ele conduziu as coisas no final. Acho que por agora não leria esse livro, pois iria desanimar bastante com o início e enrolar muito para terminar. Mas, quem sabe um dia, eu pego e leio? Fiquei curiosa para saber como ele conseguiu unir tão bem todas as vertentes.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.