17 de setembro de 2013

RESENHA: IACOBUS - Matilde Asensi (Ed. Planeta)

Oi, gente!

Hoje vou falar de IACOBUS, da MATILDE ASENSI, lançado pela editora PLANETA.

IacobusSINOPSE: A ordem dos Templários, o exército do Papa, acaba de ser violentamente extinta dando início uma série de perseguições, assassinatos e intrigas. Corre o ano de 1319 e os planos de Galcerán mudam radicalmente quando é chamado por João XXII para descobrir os caudalosos tesouros que escondem os templários e entregá-los ao Vaticano. Conhecido em outros tempos como excelente investigador, Galcerán iniciará a sua busca ao tesouro ao lado de Jonas, o jovem que procurava e que agora é seu aprendiz, e Sara, uma feiticeira judia que encontram pelo caminho e que perturbara seus pensamentos.


Após ler a sinopse fiquei louca pelo livro. Adoro histórias sobre os Templários, que falam, criticam e cutucam a igreja católica, que nos insere em uma época que não vivemos, mas que é sempre interessante saber o que se passou, enfim, adoro livros que por meio de partes ficcionais, nos revelam a História do mundo.

Justamente por adorar tudo isso, que fiquei doida por IACOBUS. Tinha certeza que esse seria O livro, e que seria um deleite a leitura. Não foi L Não sei explicar o que aconteceu, mas o enredo simplesmente não me ganhou. Parecia que a história nunca se desenvolvia. Passaram-se muitas e muitas páginas focando em Galcerán e no garoto que ele estava atrás, depois na viagem que ele e o garoto fizeram, tiveram algumas passagens de rebeldia do menino, e não sei, não foi pra mim. Esperava mais, muito mais, queria algo completamente diferente.

As palavras de MATILDE são bastante rebuscadas, como se estivéssemos lendo um clássico para a escola. A diferença é que a maioria dos clássicos falam de amor, então esse tipo de linguagem serve como uma luva, em um livro aonde espera-se ação, ficar lendo todo esse “rebuscamento” é simplesmente cansado e tedioso demais, sem contar que não fica parecendo que é uma aventura, como eu disse, a história não se desenvolve, não vai para frente.


Não me conectei com o livro e fiquei bastante triste por isso, pois a sinopse é demais e é o tipo de livro que eu realmente adoro L


FICHA DO LIVRO

IACOBUS
MATILDE ASENSI
               Ano: 2013                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 296
Gênero: Aventura


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas certamente fiquei com vontade de ler!
    Amei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que pena! Tinha me interessado com a sinopse, mas você apontou que também não gosto em um livro. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.