14 de março de 2013

RESENHA: UM CERTO VERÃO - David Baldacci (Ed. Arqueiro)


Bom dia, pessoal.

Como vocês viram, essa semana foi dedicada às resenhas dos lançamentos de fevereiro da Editora Arqueiro. Hoje encerro o ESPECIAL SEMANA ARQUEIRO falando de um livro que me emocionou ao extremo: UM CERTO VERÃO do DAVID BALDACCI.

Antes de qualquer coisa, preciso dizer para que vocês NÃO LEIAM A CONTRA CAPA, SINOPSE ou ORELHA DO LIVRO, pois elas revelam uma parte muito importante da história. Dito isso, vou apresentar aqui apenas meus sentimentos em relação à leitura. Sobre o enredo, basta vocês saberem que o livro vai falar da recuperação de uma família frente a uma tragédia que os destroça.

Apesar de amar livros policiais, resolvi que conheceria o autor através de um drama, por isso, esse foi meu primeiro contato com BALDACCI. Após ler umas 50 páginas, a primeira coisa que eu pensei foi: “OMG! Esse homem é um novo Sparks!” A emoção das palavras, o sentimento que ele coloca nas personagens, a facilidade com que ele escreve o enredo, tudo isso fez com que fosse impossível não fazer uma comparação com Sparks. A diferença é que enquanto Nicholas opta por uma história que se desenvolve e termina em um final trágico (na maioria das vezes), BALDACCI apresenta a tragédia logo de cara e seu desenvolvimento mostra a superação e crescimento de cada um dos personagens.

Chorei em diversas partes do livro. Nas passagens tristes eu chorei, nas de superação eu chorei, nas conversas familiares eu chorei. Chorar foi o que mais fiz durante a leitura desse maravilho livro. Até em pequenas frases, como um “oi, tudo bem?” me senti emocionada. Durante todo o livro podemos sentir a competência de BALDACCI ao carregar de emoção cada uma de suas frases, por mais singelas e simplistas que elas possam parecer. 

Criei laços e tive carinho pela grande maioria dos personagens. Jack, o personagem principal, é um exemplo, não apenas de superação, mas é um marido apaixonado, pai zeloso e compreensivo, um batalhador. Mas BALDACCI não nos deixa apenas com a visão de personagens perfeitos, pelo contrário, ele também expõe todos eles em suas falhas e erros, o que os humaniza cada vez mais e nos faz sentir uma empatia tremenda por cada um deles e os momentos de dificuldade pelos quais passaram.

Confesso que como conheci o autor por esse drama perfeito e tocante, tenho receio de ler seus livros policiais, mas recomendo UM CERTO VERÃO de olhos fechados!


FICHA DO LIVRO





UM CERTO VERÃO
DAVID BALDACCI
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 288
Gênero: Drama





Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem de nome, mas gostei bastante da sua resenha, me interessei!

    Vou procurar ^^

    Beijoos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    É muito bom quando um livro pode nos tocar dessa forma, que mexe com todos os nossos sentimentos, criando uma conexão inevitável com as personagens, acho isso um dos requisitos para dizer que um autor é realmente bom, porque não tem nenhuma graça ler um livro com o qual não somos tocados, sensibilizados e emocionados, acho isso fundamental. E esse para mim é o "livro bom".
    Abraços
    Melissa
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia, mas me encantei por sua resenha!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.